02/02/2024

Começam os CommTalkS

No dia 31 de janeiro de 2024, na solenidade de São João Bosco, a Madre Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Chiara Cazzuola, inaugura as vídeo-publicações realizadas pelo Âmbito da Comunicação do Instituto.

Que ocasião melhor do que a solenidade de São João Bosco para lançar a iniciativa CommTalkS, com as vídeo-publicações produzidas pelo Âmbito da Comunicação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora?

Com a palavra da Superiora Geral, Madre Chiara Cazzuola, iniciou-se uma série de publicações, pequenos vídeos ou webinars, sobre diversos temas da atualidade. Dando início ao primeiro webinar, Irmã Maria Ausilia De Siena, Conselheira Geral para a Comunicação Social, apresenta o seu significado e a sua finalidade: “São pequenos inputs formativos, que também podem ser utilizados para a animação nas comunidades, que, como previsto no programa do sexênio, poderiam ser úteis na criação de uma visão compartilhada da cultura da comunicação, apesar da diversidade de expressão”.

Essas publicações são unificadas pelo logotipo CommTalkS:

“Comm” lembra os termos ingleses Communication e Community para sublinhar a transversalidade da comunicação que permite ler juntos, com sentido crítico, os diferentes aspectos da realidade.

Talk” indica a vontade de promover a reflexão e a discussão em um debate que envolva e seja acessível ao maior número de pessoas, comunidades educativas e jovens.

O “S” recorda a Salesianidade como um estilo de vida que se quer aprofundar e atualizar para redescobrir cada vez mais o Sistema Preventivo como método educativo válido, numa sociedade complexa e desorientada como a atual.

Comunicar é vida” é o tema abordado pela Madre no primeiro vídeo, no qual ela afirma: “Comunicar é adentrar no mistério de Deus, do outro, do mundo. É a capacidade de se colocar em relação com os outros, é uma habilidade que cada um de nós adquire no caminho da própria existência e matura através de numerosos encontros desde o âmbito familiar ao da sociedade em todas as suas expressões. Na verdade, conseguimos compreender quem somos e quanto valemos somente através de um confronto com os outros”.

E assim especifica a importância carismática da comunicação: “Para nós, Filhas de Maria Auxiliadora, a comunicação é uma dimensão da espiritualidade que é fundada na relação comunicativa, uma relação que atinge a todos e procura não esquecer ninguém”.

Os vídeos e os webinars estarão em sinergia com o site do Instituto e a revista DMA que tratará amplamente, neste ano, o tema da paz. Os vídeos têm subtítulos em cinco línguas.

Ao primeiro vídeo seguirá um webinar confiado à Madre Yvonne Reungoat, a qual trará um pouco da sua experiência no recente Sínodo dos Bispos, onde respondeu às perguntas dos jovens de todo o mundo.

Fonte: Instituto Figlie di Maria Ausiliatrice (FMA)

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber