21/11/2023

Construir uma Rede Internacional de Comunicação Salesiana

Na última sexta-feira (17), aconteceu, em formato totalmente on-line, o tradicional Encontro dos Coordenadores Regionais de Comunicação Social. O evento é fixo na programação anual do Setor de Comunicação, que ocorre duas ou três vezes por ano e visa partilhar objetivos e perspectivas sobre os principais projetos do Setor e os desafios mais significativos em nível regional e mundial.

O encontro, que nesta edição teve como objetivo construir a rede de comunicação salesiana e avaliar os programas desenvolvidos durante o ano, contou com a participação do Conselheiro Geral para a Comunicação Social (CS), Pe. Gildasio Mendes dos Santos, dos membros da sua Equipe e dos diversos Coordenadores de cada Região Salesiana, sob a orientação operacional do Pe. Ernest Rosario.

Na abertura dos trabalhos, o Pe. Gildasio agradeceu pelo trabalho feito pelos Coordenadores na própria Região e por toda a Congregação. Em seguida, traçou os objetivos e lembrou aos membros alguns pontos fundamentais da atual Comunicação Salesiana:

 

– Saber construir relacionamentos;

– Tomar iniciativas nas diversas atividades;

– Colaborar com terceiros para alargar a missão;

– Networking, uma vez que o trabalho em rede é fundamental.

 

“O acompanhamento, a formação e a presença são essenciais para avançarmos juntos”, acrescentou, ao convidar todos os membros a promover e divulgar a “Carta de Comunicação” e manifestando alegria pelo lançamento do seu recente livro “Dom Bosco e a Realidade Digital”.

Cada um dos Coordenadores Regionais partilhou, então, sucessos e desafios da Região Salesiana. O Pe. Rigobert Fumtchum (África-Madagascar) falou de uma equipe estável, da formação de jovens e da nova iniciativa de jornalismo móvel prestes a ser lançada.

Zaida Navarrete (Interamérica) apresentou os diversos programas do ano: o encontro da Equipe de Comunicação Social das Américas, o Projeto Voices e o diálogo com 98 participantes sobre o Sonho dos Nove Anos. Além disso, comentou o primeiro encontro de músicos salesianos, bem como os programas e planos para 2024.

O Pe. João Carlos Ribeiro (América Cone Sul) apresentou as atividades para o Bicentenário do Sonho dos Nove Anos, a Visita do Reitor-Mor e a ‘Campanha da Fraternidade’ dos Bispos do Brasil. Também aludiu aos preparativos, em sua região, em vista dos próximos eventos de comunicação internacional, programados para 2024, em Roma.

O Pe. Ambrose Pereira (Ásia Leste-Oceânia) destacou o compromisso da região no caminho com os jovens por meio do Projeto Voices e do Don Bosco Global Youth Film Festival. Os jovens abordaram a dependência digital e de substâncias, o meio ambiente e a violência. O Camboja está buscando dar voz aos povos indígenas; além disso, estão sendo realizados trabalhos de divulgação do Boletim Salesiano e realizados seminários sobre Inteligência Artificial para outros formadores salesianos. Os planos para 2024 incluem compromissos de treinamento adicionais.

O Pe. Marcin Wosiek (Europa Centro e Norte) afirmou que as diferentes línguas da região dificultam um pouco a existência de programas comuns, mas que estão sendo preparados projetos capazes de envolver a todos.

O Pe. Ernest Rosario (Ásia Sul) falou sobre o Projeto Voices, que colocou em evidência os migrantes, o desemprego e o problema dos vícios. Ele também ilustrou as realidades da BOSCOM – rede regional de Comunicação Social, que atua há 27 anos – do festival de cinema de Chennai, do Fórum Digital Dom Bosco, do encontro de músicos salesianos e da Assembleia Geral de BOSCOM. Além disso, será criada uma Secretaria Central em Mumbai. Os planos futuros incluem a coordenação de uma formação de três dias por ocasião do Dia Mundial das Comunicações Sociais.

O Pe. Harris Pakkam, Referente para a Ásia e a Oceânia na equipe do Setor, disse que o Projeto Voices foi bem recebido, assim como o projeto DBGYFF, ainda em andamento.

O Pe. Ricardo Campoli, Referente da Equipe do Setor para a América, interagiu com vários Delegados durante sua visita à Região. Ele falou sobre a Escola de Comunicação Plus, estabelecida na Inspetoria das Antilhas, que já conta com 140 participantes, e realizou um encontro de partilha sobre os aspectos centrais do Boletim Salesiano.

O Pe. Maciej Makula, Referente para África e Europa, disse que a comunicação na Europa aborda, sobretudo, as guerras na Ucrânia e no Oriente Médio, e informou que na África, está prevista a abertura de uma Secretaria Regional, em Nairóbi. Falou do lançamento do curso de jornalismo móvel na Gâmbia, as estratégias de comunicação social e o website regional em desenvolvimento. Em relação aos eventos no setor da comunicação para 2024, ele pediu aos responsáveis que indiquem Palestrantes de diferentes Regiões para a Conferência e que se discutam as questões-chave que foram distribuídas.

Na conclusão, o Pe. Gildásio Mendes manifestou satisfação pela participação ativa de todos e divulgou alguns dos próximos compromissos comuns.

Fonte: Agenzia Info Salesiana (ANS) / Texto: Pe. Ambrósio Pereira SDB

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber