27/09/2022

Contribuição das Filhas de Maria Auxiliadora para a educação

De 25 a 30 de setembro, no Instituto Internacional de Maria Auxiliadora, em Roma, acontece o Congresso Internacional das Salesianas Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) com o tema “A contribuição das Filhas de Maria Auxiliadora para a educação (1872-2022): Caminhos, desafios e perspectivas”. O Congresso celebra os 150 anos de fundação do Instituto das FMA e as propostas de reflexão partem de dados históricos, buscando fazer o balanço de alguns aspectos da contribuição das FMA para a educação, identificando caminhos diacrônicos e sincrônicos, e estimulando o diálogo com os desafios atuais para relançar a missão educativa no presente e no futuro. A reflexão faz parte do processo promovido pelo Papa Francisco para “construir” um Pacto educacional global e cooperar em um novo modelo de desenvolvimento.

Todo o Congresso tem como objetivos:

  • Aprofundar o conhecimento do Instituto em seu desenvolvimento e relançar a missão das FMA, buscando uma reinterpretação da educação preventiva hoje, inédita, com atenção específica aos jovens em diferentes contextos.
  • Conscientizar sobre as potencialidades e os desafios de uma cultura e prática educativa salesiana chamada a inserir-se e renovar a educação nos diversos contextos, sem se conformar com os costumes menos respeitosos da pessoa na sua integralidade.
  • Realizar um diálogo de estudo visando colocar-se no pluralismo de forma mais consciente e repropor os eixos principais da proposta antropológica e, consequentemente, pedagógica e salesiana de forma estimulante e inovadora.
  • Oferecer elementos de reflexão e método para influenciar as políticas educacionais e de formação do Instituto e ajudar a forjar um pacto educacional global por uma sociedade mais humana e humanizadora.
  • Fortalecer a rede com outras instituições educativas em nível internacional, destacando o patrimônio educativo do Instituto, o bem comum da sociedade e da Igreja.

O Congresso se desenvolve com interpretações multidisciplinares e multiculturais, em três sessões:

  • I Sessão: Caminho histórico entre dados e vidas;
  • II Sessão: Comparado com os desafios da educação hoje;
  • III Sessão: Caminhos e perspectivas para o futuro da educação à luz do Sistema preventivo.

O Congresso trará inúmeras contribuições das equipes salesianas de todo o mundo, entre elas, destacam-se as seguintes contribuições do Brasil:

Na quarta-feira (28), durante a “III Sessão: Caminhos e perspectivas para o futuro da educação à luz do Sistema Preventivo”, a atual Gerente Executiva da Editora Edebê Brasil, Ir. Adair Aparecida Sberga (FMA), representando a Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas), participará do momento “Percepção e experiência do Sistema Preventivo hoje no Instituto Internacional das FMA” com a apresentação de uma pesquisa exploratória.

No mesmo dia, Ir. Adair também participa do momento “Desafios e recursos para refundar a ‘presença’ educativa salesiana hoje”, na Mesa Redonda sobre “Da ‘presença’ às ‘presenças’: os recursos educativos da comunidade”. 

A RSB também contribuiu para o Congresso através do vídeo de apresentação sobre o projeto Educomunicação em Ação Social, coordenado pela Diretora Executiva da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva. O projeto visa evidenciar a identidade carismática salesiana na RSB, especialmente no que se refere à ação social.

O Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora, de Lins (SP), também tem sua contribuição registrada através do Projeto Green Bess Brasil em ação: semeadores do futuro. Com a coordenação de Ir. Ivone Yared, o projecto iniciou em fevereiro de 2019 e faz parte dos Projetos Interdisciplinares, que acontecem desde 1989 na Feira Interdisciplinar (FEINTER) do Centro Educacional. O objetivo central é sempre atender às necessidades locais, garantindo assim, a promoção, a proteção e o respeito aos Direitos Humanos e do Meio Ambiente.

A obra social Recanto da Cruz Grande, de Itapevi (SP), sobre coordenação da Ir. Celene Couto, trouxe o projeto “Guardiões da Criação”. A obra atua em três frentes de missão: Escola Irmã Jécia Pinheiro (Educação Formal) - do 1º ao 5º ano, total de 280 alunos de 6 a 10 anos; Projeto Social Crescendo em Cidadania (Serviço de Fortalecimento de Vínculos) 160 educandos de 8 à 17 anos; e Casa Lar Madre Mazzarello (Serviço de alta complexidade), nos abrigos da cidade num total de 50 internos de zero à 17 anos. Todos os projetos e ações desenvolvidos refletem a opção fundamental do Sistema Preventivo, que é a predileção pelos jovens mais pobres e vulneráveis.

Pela Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP) de São Paulo, no momento MONDOVISON, irá participar a banda do Instituto São José, de São José dos Campos (SP) com a canção “Santidade e Alegria”. O tema que conduz MONDOVISION é Casa dos Jovens, Casa para os Jovens, Casa Grande como o Mundo.

Todos os vídeos serão publicados na íntegra no site do Congresso Internacional e, na noite de 28 de setembro, serão apresentadas montagens de todo o material enviado, a partir dos clipes originais.

 

Fonte: Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações de convegnofma150.org/ptsalesianas.org.br

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber