12/12/2023

Dia Mundial da Saúde Universal

Celebrado nesta terça-feira (12), o Dia Mundial da Saúde Universal, também conhecido como Dia Internacional da Cobertura Universal de Saúde, foi estabelecida por meio da Resolução 72/138 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas em 2017. A cobertura universal de saúde é fundamentada no princípio de que todos, em todos os lugares, devem ter acesso a serviços essenciais de saúde de qualidade, sem enfrentar dificuldades financeiras. Foi com esse propósito que surgiu o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA), localizado na região de Três Lagoas (MS), coordenado pelas Irmãs Salesianas, que desenvolvem um trabalho social junto à população local em situação de vulnerabilidade, oferecendo assim esperança para um mundo mais saudável e igualitário para todos, sem distinção.

O Hospital Auxiliadora é uma referência em saúde para a região Costa Leste do Estado de Mato Grosso do Sul, contando com 104 anos de existência e o selo da Organização Nacional de Acreditação (ONA) Nível 2, sendo o único Hospital Filantrópico do estado a alcançar esse nível de acreditação. Atualmente, conta com cerca de 900 colaboradores e 200 médicos capacitados, que desempenham suas funções elevando o padrão de qualidade e excelência nos atendimentos prestados aos pacientes.

 

COSTELADA BENEFICENTE

Ao assumir o papel de Referência para os Atendimentos Hospitalares em uma das 04 macrorregiões de saúde do Estado de Mato Grosso do Sul, o Hospital Auxiliadora se integra aos princípios organizativos do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo aos usuários serviços que demandam maior aporte tecnológico, dentro de uma rede regional hierarquizada e regionalizada. Para manter esse serviço de forma contínua, o HNSA realiza eventos nos quais, com a colaboração da comunidade e de benfeitores, seja possível adquirir novos equipamentos para o Hospital. Um grande exemplo é a famosa Costelada Beneficente do Hospital Auxiliadora que, em sua 5ª edição, ocorrida no dia 03 de dezembro deste ano, reuniu mais de 1.200 pessoas em um dia de muita alegria, música, lazer e filantropia.

A costela de chão foi preparada pela equipe do Lions de Junqueirópolis (SP) e Mirandópolis (SP) que, como voluntariados, participam todos os anos. Além disso, o evento contou com brinquedos para as crianças e sorteio de prêmios. De acordo com o diretor executivo do HNSA, Marco Calderon, a possibilidade do evento é sempre buscar angariar recursos para a melhoria do Hospital e também aproximar a instituição da sociedade. “É uma alegria enorme realizar esse evento, reunimos os colaboradores e parceiros, tudo com muito carinho para oferecer a melhor experiência”, disse.

Para este ano, o lucro do evento será destinado à compra de novas camas hospitalares. Cada cama hospitalar elétrica para os pacientes custa em torno de R$ 11.500. Entre suas características, a cama concede controle e autonomia ao paciente, permitindo que ele mesmo acesse suas diversas funções, proporcionando autonomia, conforto e segurança. Além disso, beneficia a circulação, alivia dores na coluna, previne o refluxo digestivo e também previne úlceras de pressão.

    

AÇÕES DOS ANOS ANTERIORES

Desde a primeira edição em 2016, a sociedade sempre contribuiu com a causa e foi possível grandes feitos como: a reforma da unidade de internação SUS, trazendo mais conforto e qualidade para os pacientes; a segunda edição, no ano de 2017, possibilitou a compra de ar condicionado para as unidades de internação SUS; na terceira edição, isso em 2018, ocorreu a compra de camas hospitalares e, em 2022, no pós-pandemia, o evento retornou e foi possível realizar a compra de 2 osmoses reversas portáteis para a UTI.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB), com informações do hospitalauxiliadora.com.br

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber