27/02/2024

Dia Nacional do Livro Didático 2024

O Dia Nacional do Livro Didático é comemorado anualmente em 27 de fevereiro, uma data que homenageia esta ferramenta potencializadora da formação de crianças adolescentes e jovens, reunindo informações que apoiam o desenvolvimento do conhecimento e da percepção de mundo nas etapas da educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental - Anos Iniciais e Anos Finais - e Ensino Médio) e ensino superior, além de apoiar os professores no processo contínuo de ensino-aprendizagem. A trajetória do livro didático no Brasil começou em 1929, com a criação do Instituto Nacional do Livro (INL), órgão com a função específica de legislar esta área no país.

Comprometida com a formação integral das juventudes por meio de uma educação de qualidade, a Rede Salesiana Brasil, apoiada pela sua Editora Edebê e alinhada com as propostas mais atuais para a educação das crianças, adolescentes e jovens, disponibiliza matérias didáticos de ponta às suas 100 escolas. Conheça um pouco das Coleções:

 

COLEÇÃO GIROLHAR - EDUCAÇÃO INFANTIL  

O principal diferencial da Coleção Girolhar é o respeito à infância. Com essa coleção, as crianças da Educação Infantil são convidadas a GIRAR o OLHAR e a aprender por meio de brinquedos e brincadeiras infantis, e o educador é convidado a dar visibilidade às infâncias. O kit da criança traz o material do estudante, material de apoio, livros de Literatura, fichas para a família e o kit de espiar. Já a escola, recebe o Cubetto, robô que auxiliará as crianças a compreender, desde cedo, a lógica de programação.

  

COLEÇÃO NAUTAS - ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) 

A coleção Nautas busca instigar os estudantes a pesquisar, investigar, analisar, explorar e experimentar, de forma interativa e contextualizada. Essa coleção apresenta livro didático impresso para todos os componentes curriculares, com atividades interativas na plataforma Edebé On, livro de projetos ‘Ampliando Rotas’ e o livro de Robótica para o qual as escolas recebem também os Cubelets, kit de Robótica que visam promover o aprendizado por meio de atividades colaborativas.

  

  

COLEÇÃO ROTAS -  ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS FINAIS)  

Assim como a Coleção Nautas, a Coleção Rotas traz como principais pilares a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Sustentabilidade, a cultura Maker e a abordagem STEAM.  Além do livro impresso do estudante, essa coleção apresenta um caderno complementar com atividades que visam sistematizar os objetos de conhecimento de cada capítulo. No material de Língua Portuguesa, há também folha de produção textual. Já na versão digital, disponível na plataforma Edebé On Plus, os estudantes encontram ampliações por meio de recursos e atividades interativas.

 

COLEÇÃO PASSAPORTE - ENSINO MÉDIO 

Com a Coleção Passaporte, o estudante adquire os vistos que o conduzirão para o Ensino Superior, considerando o seu Projeto de Vida. Essa coleção apresenta produtos para a parte obrigatória do currículo do Novo Ensino Médio, ou seja, para a Formação Geral Básica, organizados por áreas de conhecimento, além de produtos para os Itinerários Formativos, parte flexível do currículo, considerando as habilidades e os interesses de cada estudante. Assim como a Coleção Rotas, a Coleção Passaporte também apresenta trilhas de aprendizagem e recursos digitais complementares na plataforma Edebé On Plus.

 

Você pode conhecer todos os materiais didáticos publicados pela Editora Edebê clicando aqui.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber