11/04/2024

Dia da Escola de Samba e o resgate das juventudes

Nascida do sonho do seu idealizador, o salesiano Padre Rosalvino Morán Viñayo, o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Dom Bosco surgiu no ano 2000, a partir da Obra Social Dom Bosco, com a intenção de resgatar a juventude de Itaquera e região. Hoje, a Dom Bosco está no Grupo de Acesso 1 da LIGA-SP em São Paulo e, embora ainda não tenha atingido o grupo especial, é a escola de samba mais competitiva dos últimos anos em seu grupo. Em 2022, ficou em 6º lugar na classificação geral em um grupo de 12 escolas de samba; em 2023, foi vice-campeã do grupo de Acesso 2, o que lhe garantiu uma vaga no Grupo de Acesso 1 para 2024. Este ano, a Escola de Samba Dom Bosco conquistou o 3º lugar do Grupo de Acesso 1.

Os ensaios e eventos da Dom Bosco reúnem pessoas das mais diversas classes sociais e são reconhecidos pela organização e respeito, recebendo visitantes de todas as regiões da grande São Paulo. O presidente da Escola é o seu próprio idealizador, Pe. Rosalvino, que conta com uma comissão de carnaval formada por membros que estão na escola desde a fundação, levando as cores oficias azul, amarelo e branco para a avenida todos os anos.

Em 2024, a Escola de Samba de Itaquera trouxe o enredo “Um causo arretado de um povo pra lá de valente…O cordel de um nordeste independente”. A proposta, foi criar um grande manifesto de exaltação ao povo Nordestino, mostrando sua potência artística, religiosa, econômica e cultural. “Inspirado na música ‘Nordeste Independente’, de Ivanildo Villa Nova e Braulio Tavares, e que posteriormente foi eternizada na voz de Elba Ramalho, nosso enredo trará para a avenida um conto imaginário e utópico de como o Nordeste seria se fosse um país, sendo uma ode em defesa do orgulho nordestino, fazendo uma reflexão do quanto o Brasil precisa da região do Nordeste, e o quanto o Nordeste precisa do Brasil. Ambos só são o que são pela existência dos dois" - relata o carnavalesco Danilo Dantas, que assina seu quinto carnaval na escola. Confira a letra do samba-enredo na íntegra clicando aqui.

      

O trabalho da Escola de Samba Dom Bosco, como parte da Obra Social Dom Bosco de Itaquera, em prol da juventude em situação de vulnerabilidade representa o respeito às relações humanitárias, acreditando na promoção da criança, do adolescente, do jovem, do adulto, do idoso e da família como um todo. Visa a formação social e o desenvolvimento das aptidões culturais, profissionais, artísticas e esportivas, além de estar em plena sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A influência da Obra Social Dom Bosco é notória, desde as pequenas ações como festas e movimentos de férias, até grandes ações como a sua participação na construção de políticas públicas, colaboração na elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente, articulação para melhoria do desenvolvimento da região (construção de um hospital, posto de saúde, asfaltamento no bairro, extensão de vias públicas), parcerias com escolas públicas e universidades, entre outras.

Ao ensinar os jovens de Itaquera a tocar instrumentos, criar fantasias carnavalescas, compor, cantar, participar dos desfiles e promover uma educação cultural, a Escola de Samba Dom Bosco abre novas possibilidades de futuro para seus atendidos e atendidas, permitindo o protagonismo juvenil, a garantia de direitos e a formação de “bons cristãos e honestos cidadãos”.

   

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações da Obra Social Dom Bosco

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber