17/11/2023

Dia de Doar no INSG Castelo

Todo mundo tem aquela peça de roupa que não serve mais, certo? E foi pensando nisso que as turmas do 4º ano do Ensino Fundamental do Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG Castelo), em Macaé (RJ), realizaram o Brechó Sustentável, com o intuito de realizar a troca de roupas, acessórios e brinquedos entre os estudantes. A proposta está alinhada ao material didático da Coleção Nautas, da Editora Edebê, com a supervisão das professoras Sara Rocha e Rejany Andrade. “A ideia dessa atividade é fazer com que os alunos reflitam melhor sobre o consumismo, entendendo a relação entre a cultura vivida e os recursos sociais, sobretudo dos modos de vida de cada ser humano”, conta Rejany.

A atividade interdisciplinar ainda atuou no campo da solidariedade, em que muitos itens não trocados serão encaminhados à doação. “Além das reflexões que envolvem o social, os estudantes tiveram contato com conceitos matemáticos como: unidades de medidas, comprimento, massa, e capacidade, e ainda valores pessoais, respeitando a cultura local e o patrimônio cultural”, complementa a professora Sara Rocha.

  

 

CONSONÂNCIA COM O DIA DE DOAR UPV

Este ano, a proposta da Rede Salesiana Brasil, por meio da União pela Vida (UPV), vai além das doações tradicionais, convocando cada membro da Família Salesiana a compartilhar dos ideais de Dom Bosco e Madre Mazzarello, unindo nesta causa a generosidade e o cuidado socioambiental. No dia 28 de novembro, o Dia de Doar UPV vai ressaltar a importância da responsabilidade com o meio ambiente nas ações cotidianas. O Brasil, juntamente com os mais de 75 países que também promovem o Dia de Doar, se unirá mais uma vez a esse movimento. Inúmeras organizações estarão prontas para receber doações, e milhões de corações brasileiros mostrarão seu apoio. Acesse upv.org.br e saiba mais sobre a causa que atende as obras sociais dos Salesianos e Salesianas de todo o mundo. 

Fonte: Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG Castelo) / Texto: Alysson Nogueira

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber