22/08/2023

Dia do(a) Coordenador(a) Pedagógico(a) na RSB

O Dia do(a) Coordenador(a) Pedagógico(a), celebrado hoje, terça-feira (22), homenageia essa profissão que tem como responsabilidade estabelecer parcerias essenciais com os educadores, trazendo novas metodologias e práticas às instituições de ensino. Esses profissionais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento educacional do país e, diante desta ocasião especial, a Rede Salesiana Brasil (RSB) destaca histórias inspiradoras de seus Coordenadores(as) Pedagógicos(as), cuja dedicação está contribuindo de forma positiva e eficaz para a formação integral de inúmeras crianças, adolescentes e jovens pelo país. Confira:

 

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO, RIO DO SUL (SC)

“Ser coordenadora pedagógica nesta instituição me encanta, pois acredito que a educação é a chave para transformar vidas e construir um futuro melhor para todos”

Regiane Cristina Momm, que está no cargo de Coordenadora Pedagógica do Colégio Salesiano Dom Bosco, de Rio do Sul (SC), desde janeiro de 2020, compartilha um pouco da sua paixão pela profissão: “Meu objetivo como Coordenadora Pedagógica é contribuir para o crescimento e sucesso da instituição, promovendo uma educação de qualidade, inspirando e capacitando alunos e professores para alcançarem seu pleno potencial. Ao estudar a filosofia de Dom Bosco, encontrei uma abordagem única, baseada no Sistema Preventivo: razão, religião e amor”, diz.

Questionada sobre os desafios que professores e alunos passaram no período pós-pandêmico, a professora comenta que toda as escolas estão passando por momentos significativos, porque “a pandemia da COVID-19 trouxe mudanças abruptas nas escolas, acentuando as desigualdades educacionais existentes no país. Além disso, as dificuldades de aprendizagem e o aumento do nível de estresse e ansiedade afetam tanto os alunos quanto os professores. Diante desses desafios, é fundamental criar estratégias eficazes de formação de professores e coordenar esforços para promover a inclusão de todos os estudantes. É preciso garantir que as políticas educacionais considerem as necessidades individuais dos alunos e valorizem a formação integral”, comenta a Regiane.

Com um trabalho multifacetado e que exige uma boa gestão do tempo, a Coordenadora Pedagógica lembra que é importante estabelecer prioridades, planejar atividades com antecedência e delegar tarefas quando possível são estratégias eficazes para lidar com essa questão. “Implementar mudanças no ambiente escolar geralmente acarreta resistência por parte da equipe docente. Promovo ações de sensibilização, diálogo e envolvimento dos professores no processo de planejamento e tomada de decisões, visando uma maior aceitação e engajamento”, conclui a Coordenadora Pedagógica. 

 

 

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO, CAMPO GRANDE (MS)

“O coordenador pedagógico é um animador de toda a comunidade educativa, contribuindo com a gestão da escola”

Para Lúdio da Silva, que é coordenador pedagógico desde 1991, no Colégio Salesiano Dom Bosco, em Campo Grande (MS), seu cargo garante na prática a continuação da missão de Dom Bosco. Para ele, o Coordenador Pedagógico tem o objetivo de auxiliar os salesianos na implantação de um sistema pedagógico e administrativo mais sustentável economicamente e que consiga atrair bons profissionais com salários melhores. “Os principais desafios são manter a espiritualidade salesiana e aplicar o Sistema Preventivo de Dom Bosco entre toda a comunidade educativa, entre pais, alunos, professores e colaboradores, mesmo em tempos difíceis, caracterizados por valores efêmeros, consumismo exacerbado, valores familiares dilacerados pelos meios de comunicação e pelas redes sociais”, comenta o Coordenador Pedagógico.  

Lúdio acredita que em uma escola salesiana, a exemplo de Dom Bosco, o coordenador precisa estar entre os jovens e adolescentes, fazer também o que eles gostam e não somente ficar no escritório aplicando as penas previstas no Regimento Escolar. “Aqui no Dom Bosco, além das atividades específicas da Coordenação Pedagógica, desenvolvo outras funções na área de comunicação e marketing, organizador e apresentador das cerimônias e eventos da escola. Seguindo o espírito de Dom Bosco, participo de animadas ‘peladas’ de futebol com os alunos, mesmo já entrando na fase dos 60 anos. Nos eventos culturais, fazemos apresentações musicais juntamente com os professores”, ressalta Lúdio.

 

 

COLÉGIO SALESIANO JARDIM CAMBURI, VITÓRIA (ES)

“É importante manter a esperança e trabalhar coletivamente para construir uma educação melhor para as gerações presentes e futuras”

Fabíola de Almeida, do Colégio Salesiano Jardim Camburi, em Vitória (ES), é Supervisora Pedagógica há 20 anos, sendo que 10 deles estão sendo no Colégio Salesiano. Para Fabíola, o compromisso contínuo com a inovação, a colaboração e a busca constante por soluções pode contribuir para uma educação mais relevante, inclusiva e eficaz. “Busco constantemente aprimorar as habilidades de liderança, comunicação e tomada de decisão, além de me manter atualizada sobre as melhores práticas pedagógicas e as tendências educacionais. A flexibilidade, adaptabilidade e a busca por soluções inovadoras também são qualidades importantes para enfrentar os desafios”, recorda Fabíola.

No Colégio Salesiano, Fabíola diz que tem como fonte de metas e objetivos o desenvolvimento de estratégias para elevar o desempenho dos(as) estudantes. Além de criar um ambiente inclusivo onde todos(as), independentemente de suas necessidades, possam se desenvolver, proporcionando também uma formação contínua aos professores por meio de treinamentos, workshops e orientações individuais, com foco no aprimoramento de suas habilidades pedagógicas. “O compromisso contínuo com a inovação, a colaboração e a busca constante por soluções pode contribuir para uma educação mais relevante, inclusiva e eficaz. Embora haja desafios significativos na área educacional, há também razões para sermos otimistas em relação ao futuro da educação”, comenta a Supervisora Pedagógica.

 

 

INSTITUTO LAURA VICUÑA, URUGUAIANA (RS)

“Acredito que para acompanhar o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças e dos jovens, precisamos ter coragem para superar os desafios, acreditando nas potencialidades de cada sujeito. Isso é, sem dúvida, um ato de amor!”

Karla Pereira Rutz é Coordenadora Pedagógica desde 2019 no Instituto Laura Vicuña. Para ela, coordenar é um grande desafio diário de acompanhamento dos professores na busca por metodologias e estratégias para encontrar, como dizia Dom Bosco, a corda que vibra em cada estudante, para que se sintam acolhidos e amados. “Tenho como meta estar em constante busca de atualização, pois reconheço que o cenário social de mudanças nos exige essa postura. Também tenho o objetivo de continuar sendo uma educadora que se coloque no caminho como ser humano”, comenta Karla.

Enfrentar inúmeros desafios faz parte da rotina do(a) Coordenador(a) Pedagógico(a) nas escolas. “Penso que estamos enfrentando desafios voltados às questões socioemocionais, tecnológicas, formação de professores, o Novo Ensino Médio, mas acredito fortemente na potência da aprendizagem e nas mudanças que ela pode promover”, diz a Coordenadora Pedagógica.

 

 

SALESIANO SAGRADO CORAÇÃO, RECIFE (PE)

“Educar para a vida, educar para a liberdade, para que com as ferramentas do saber possamos contribuir para um mundo mais justo, solidário e feliz.”

Sendo Coordenador Pedagógico há 20 anos, e desses, 10 anos no Salesiano Sagrado Coração, em Recife (PE), Luiz Carlos de Almeida lembra que o Coordenador Pedagógico exerce um papel crucial em uma instituição educacional, porque esse profissional lida com diversos desafios que passam pelo desenvolvimento e pela melhoria do processo de ensino e aprendizagem até a satisfação de estudantes e pais. “A principal meta é a excelência acadêmica, buscando concretizar projetos pertinentes ao crescimento dos alunos de maneira integral. Depois, ajudar na realização pessoal dos alunos. Fazê-los felizes. A escola é um ambiente de felicidade, do encontro saudável entre os pares, lugar de realização. Portanto gerir processos para que sejam bons cristãos e honestos cidadãos”, comenta o Coordenador Pedagógico.

Luiz é uma pessoa feliz em sua profissão, está realizado em poder viver tanto tempo em uma escola onde, constantemente, passeiam pelos corredores várias crianças, jovens e adultos. “Procuro ser próximo, escutar as demandas, buscar ajudar nas realidades pertinentes ao trabalho pedagógico, mas também me interessar pelas dificuldades que enfrentam, buscando soluções. Saber escutar a todos para depois tomar as decisões necessárias. Uma realidade que, pelo menos para mim, torna-se imprescindível é a oração, pois sempre busco pedir a Deus que ilumine as minhas decisões”, conclui.

 

 

INSTITUTO NOSSA SENHORA DA GLÓRIA - COLÉGIO CASTELO, RIO DAS OSTRAS (RJ)

“As metas e objetivos de uma Coordenadora Pedagógica é ser uma referência de educadora salesiana”

Trabalhando no Instituto Nossa Senhora Da Glória desde 2014, Lubia Pereira Cavalcanti é Coordenadora Pedagógica desde o ano 2000. Na sua visão, o(a) Coordenador(a) Pedagógico(a) dever ser uma referência enquanto liderança da equipe de professores. Deve sempre atender às necessidades e expectativas pedagógicas dos(as) estudantes e suas famílias.

A Coordenadora Pedagógica, seguindo os caminhos e exemplos de Dom Bosco, recorda de um momento muito especial que acontece, e aconteceu constantemente, em seu ambiente de trabalho. “Tenho na minha sala um quadro com a imagem de Dom Bosco. Todos os dias olho para ele e me emociono quando lembro de sua frase que toca o fundo do meu coração. É como seu eu estivesse falando para os meus meninos: ‘Meus caros jovens, eu vos amo de todo coração, basta-me saber que sois jovens para que vos ame profundamente’”, diz Lubia.

 

 

COLÉGIO NOSSA SENHORA AUXILIADORA, PETROLINA (PE) 

“O momento é sobre criar memórias afetivas, amor à natureza e respeito às infâncias”

A Coordenadora Pedagógica Maria da Conceição Souza, do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Petrolina (PE), atua nesse cargo desde 2017. Com uma excelente experiência na sua área de formação, Maria tem como metas e objetivos o aprimoramento contínuo da qualidade educacional, o desenvolvimento de estratégias de ensino inovadoras, a criação de um ambiente acolhedor para os estudantes e a colaboração com a comunidade educativa para fortalecer a parceria entre a Instituição e as famílias. “Os principais desafios da Coordenação Pedagógica são a implementação de novas metodologias, a comunicação eficaz com professores e famílias e a adaptação às mudanças educacionais. Para superá-las, é importante investir em formação contínua, incentivar a colaboração entres professores, envolver os pais na educação e estar aberta aos feedbacks para ajustar as estratégias conforme necessário”, relata Maria.

Em sua visão, a Coordenadora Pedagógica conta: “Oportunizamos aos nossos alunos uma verdadeira imersão no habitat natural da ararinha azul, onde exploraram a biodiversidade, compartilharam saberes e trocaram experiências com as crianças de uma escola pública em uma comunidade quilombola. Um verdadeiro convite para todos nós deixarmos fluir a criança interior, sentindo o vento no rosto, correndo, empinando pipa, chamando a atenção para a proteção das Ararinhas”, conclui a Coordenadora Pedagógica.

  

A Rede Salesiana Brasil agradece a cada Coordenador Pedagógico e cada Coordenadora Pedagógica das suas Instituições de Ensino por toda dedicação diária à formação integral de “bons cristãos e honestos cidadãos”.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil / Fotos: Arquivos pessoais dos entrevistados(as)

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber