10/04/2023

Educomunicação e Letramento nas Obras Sociais Salesianas

Em Pernambuco, mais especificamente ao município de Petrolina, o Centro Maria Auxiliadora Pró Menor Carente (CEMAM) transforma a doação de seus Benfeitores e Benfeitoras em letramento a partir do Projeto Educomunicação em Ação Social.

A Coordenadora do CEMAM e também Especialista em Políticas Públicas e Direitos Sociais, Doralice Gomes de Siqueira, comenta que “a implantação das atividades na Obra Social Salesiana CEMAM, foi fantástica! A Educomunicação e o Letramento têm alcançado resultados importantes no processo de aprendizagem dos atendidos, além de ser fundamental para a formação integral, favorecendo, de forma significativa, o desenvolvimento da oralidade, da leitura e da escrita”.

No CEMAM, é promovida a mobilização de diferentes letramentos:
Linguístico: envolvendo atividades de leitura, produção textual e análise linguística;
Tecnológico: incluindo a exploração de tecnologias de áudio e vídeo na produção de documentários;
Científico: possibilitando a construção de conhecimentos de mundo no desenvolvimento de pesquisas com temáticas de interesse dos estudantes.

“O Nosso coração pulsa de alegria e gratidão por você benfeitor(a), que tem compromisso com a vida e com a educação das novas gerações, proporcionando um projeto de tamanha grandeza como este e acreditando no potencial transformador da educação”, comenta Doralice.

Confira o que alguns atendidos e atendidas do CEMAM têm a dizer sobre o Projeto

“Foi como sair de uma casca e ter uma visão muito diferente do mundo, de como as coisas realmente acontecem, o meu papel como cidadão, o meu papel como pessoa mesmo [...], descobri que eu tenho força, que sou criativa, que tenho voz”, diz Ana M.S.

“Participar do projeto está sendo um sonho! Me sinto pertencente a este espaço, tenho liberdade de expressão e aprendi muito, melhorei o meu jeito de ser, aprimorei meu modo de falar, o modo como interajo com as pessoas, o jeito que eu falo com elas, eu respeito a todos, melhorei minha autoestima, sou mais feliz, aprendo com muito mais prazer”, comenta Bruno S. S
“É difícil de descrever a postura que eu tenho nos espaços, as escolhas que eu faço, enfim desde dentro de casa até as escolhas na escola, fora da escola, acho que influencia muito e é uma formação para você se fortalecer como pessoa, e isso reflete em todas as esferas da vida”, afirma Carlinhos B. M.

Sabia que você também pode contribuir com as ações da obra social salesiana Centro Maria Auxiliadora Pró Menor Carente (CEMAM), em Petrolina (PE), ou com as demais obras sociais salesianas pelo Brasil sem sair de casa? Acesse o Site da União Pela Vida (UPV) e doe.

  

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil e União pela Vida (UPV)

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber