09/02/2024

Escola de Samba Dom Bosco de Itaquera no Carnaval 2024

No ano 2000, a partir da Obra Social Dom Bosco, nasceu o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Dom Bosco, uma iniciativa que surgiu para resgatar a juventude de Itaquera, bairro da Zona Leste de São Paulo, e região, promovendo a alegria salesiana e a diversão saudável no carnaval.

Padre Rosalvino Morán Viñayo, Fundador da Obra Social Dom Bosco, é também o Presidente da Escola de Samba salesiana que é formada por uma comissão com membros que estão na escola desde a fundação:

 

Carnavalesco: Danilo Dantas
Mestre de Bateria: Mestre Bola
Casal de mestre-sala e porta-bandeira: Leonardo Henrique e Mariana Vieira
Direção de Carnaval:  Carlos Shakila
Direção de Harmonia: Ricardo Fervorini
Rainha de bateria: Mayra Barbosa
Intérprete: Rodrigo Xará
Coreógrafa da Comissão de Frente: Luana Poletti

 

Em 2023, a Dom Bosco de Itaquera foi vice-campeã do grupo de Acesso 2, o que lhe garantiu uma vaga no Grupo de Acesso 1 para 2024.

 

CARNAVAL 2024

Com as cores oficiais azul, amarelo e branco, este ano, a Escola de Samba de Itaquera, traz o enredo “Um causo arretado de um povo pra lá de valente…O cordel de um nordeste independente”. A proposta, é criar um grande manifesto de exaltação ao povo Nordestino, mostrando sua potência artística, religiosa, econômica e cultural. “Inspirado na música ‘Nordeste Independente’, de Ivanildo Villa Nova e Braulio Tavares, e que posteriormente foi eternizada na voz de Elba Ramalho, nosso enredo trará para a avenida um conto imaginário e utópico de como o Nordeste seria se fosse um país, sendo uma ode em defesa do orgulho nordestino, fazendo uma reflexão de quanto o Brasil precisa da região do Nordeste, e o quanto o Nordeste precisa do Brasil. Ambos só são o que são pela existência dos dois" - relata o carnavalesco Danilo Dantas, que assina seu quinto carnaval na escola.

Confira a letra do Samba-enredo na íntegra clicando aqui.

Este ano, o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Dom Bosco de Itaquera será a primeira escola do Grupo de Acesso 1 a desfilar no próximo domingo, 11 de fevereiro, às 21h.

Você pode acompanhar o desfile pelos canais de TV aberta ou pelo canal oficial da Liga de São Paulo no YouTube.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações da Liga de São Paulo

 

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber