17/11/2023

Estudantes Salesianos medalhistas das Olimpíadas de Astronomia e Ciências

Sete estudantes do Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG Castelo), de Macaé (RJ), receberam as medalhas de participação na 26ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). As provas aconteceram em maio deste ano, de forma presencial, reunindo diversas instituições públicas e privadas de ensino no país.

No total, 144 estudantes, do 2º ano do Ensino Fundamental I até a 3ª série do Ensino Médio marcaram presença na competição, que avaliou os participantes com perguntas sobre astronomia e astronáutica, sendo a maior parte delas com base em raciocínio lógico. Todos os estudantes receberam certificados de participação das mãos da equipe pedagógica do Colégio Castelo, juntamente com os educadores e a equipe diretiva da escola.

De acordo com a professora representante da OBA, Domenica Meireles, este ano houve um aumento da nota de corte em relação à edição anterior. “Isso representa o grande potencial e o bom desempenho dos nossos alunos na prova, colocando-os próximos de outros estudantes que também foram medalhistas. É importante salientar também que a prova da OBA não avalia apenas o desempenho e nem é apenas uma competição, mas, sim, um método de aprendizado enriquecedor”, explica.

 

OLIMPÍADA NACIONAL DE CIÊNCIAS (ONC)

Cerca de seis estudantes do Ensino Fundamental II e Médio receberam medalhas de prata e bronze, além de menções honrosas nas últimas semanas. A premiação da ONC é referente a competição ocorrida em 2022, sendo considerada uma olimpíada interdisciplinar, integrando diversas áreas do conhecimento. Nela, os estudantes devem aplicar conhecimentos de Biologia, Química, Física, Astronomia e História.

Confira a relação completa dos estudantes medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)

 

OURO
Marília Gama Costa – 9º ano EFII
Davi Xavier Lessa Pimentel – 4º ano EFI
Rafael Melo do Nascimento Souza – 9º ano EFII

 

PRATA
Ana Carla de Azeredo Emerik – 7º ano EFII
Isabela Marchiori Sodré – 1ª série EM

 

BRONZE
Rafael Rio Espírito Santo – 5º ano EFI
Davi Siqueira Passos – 1ª série EM

 

Confira a relação completa dos estudantes premiados na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC)

 

PRATA
Bernardo José Leite Costa – 1ª série EM
Letícia Nunes Rocha – 7º ano EFII

BRONZE
Katarina Alencar Cavalcanti – 8º ano EFII

 

MENÇÃO HONROSA
Luiza de Oliveira Soares – 1ª série EM
Ana Alice de Brito Mainieri Vieira – 2ª série EM

Fonte: Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG Castelo) / Texto: Alysson Nogueira

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber