25/05/2023

Fortalecendo a proteção e o cuidado com a juventude

De 15 a 19 de maio, na cidade de Corumbá (MS), a Casa de Recuperação Infantil Padre Antônio Muller (CRIPAM) recebeu o formador da Rede Salesiana Brasil (RSB), Guilherme Cechelero, que cumpriu uma agenda com inúmeras intervenções no campo da proteção e do cuidado com as crianças e adolescentes.

No dia 15, iniciou uma conversa com os adolescentes sobre a importância de serem agentes transformadores no mundo como protagonistas de suas próprias histórias. Assumir o leme de suas existências é uma urgência neste contexto social.

No dia 16 foi a vez de conversar com os profissionais das Redes de Ensino de Corumbá e Ladário, tanto municipal como estadual. O momento contou com a presença de gestores, professores e técnicos das secretarias para trabalhar a temática “A Escola que Previne!”.

Já no dia 17 foi realizado o “II Colóquio: Quebre o Silencio!”, em que o assessor Guilherme tratou a temática “A diferença entre escuta especializada e depoimento especial – Lei nº 13.431/2017” que contou com a presença e participação de membros de instituições públicas e privadas que constituem a rede de proteção da Criança e do Adolescente de Corumbá. Na noite do encontro, Guilherme conversou com os pais e responsáveis dos protegidos da Obra Social Salesiana sobre a temática “Dicas de como melhor orientar os filhos para serem mais felizes”.

No dia 18, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, as ações iniciaram com uma caminhada pelas ruas do Bairro onde a Obra está inserida. Logo após, o Formador fez um trabalho com os educadores que atuam em obras sociais e ONGs com a temática “A Revitimização, não” trazendo elementos do perfil e das exigências de ser educador social hoje.

“Fomos agraciados pela Rede Salesiana Brasil, através do Guilherme Cechelero, com momentos preciosos de mergulho na importância do fortalecimento da rede de proteção à criança e ao adolescente. Aprendemos o quanto a responsabilização social de todos com o compromisso de zelar, promover, cuidar e proteger é essencial e ainda, recordando Dom Bosco, educador nato por excelência, sobre ser sensível e acessível ao escutar a realidade juvenil do seu tempo e nos ensinar hoje a ressignificar os sentidos no ato de educar e contribuir para a transformação de crianças/adolescentes com dignidade no exercício da cidadania”, diz a Diretora de Projetos da CRIPAM, Luciene da Costa Cunha.

Foram dias em que os adolescentes, pais, mães, educadores, professores e rede de proteção puderam acessar conhecimentos e experiências fundamentais, solidificando a formação e auxiliando na tomada de novas posturas e atitudes.

    

Por Assessoria de Comunicação da Casa de Recuperação Infantil Padre Antônio Muller (CRIPAM)

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber