28/11/2023

I Seminário de Socialização de Boas Práticas com a Coleção PASSAPORTE

Nos dias 22 e 23 de novembro, em formato totalmente on-line pela plataforma Zoom, aconteceu o I Seminário de Socialização de Boas Práticas com a Coleção PASSAPORTE, promovido pela Rede Salesiana Brasil (RSB), através do Centro Salesiano de Formação (CSF), em parceria com a sua Editora, a Edebê Brasil.

O evento buscou promover a disseminação dos conhecimentos e de práticas criativas e inovadoras que vêm sendo desenvolvidas com a Coleção PASSAPORTE pelas(os) educadoras(es) de todo o Brasil e teve como público principal as(os) professoras(es) do Ensino Médio e as equipes gestoras, pedagógicas, pastorais e de comunicação das Escolas da RSB.

Para este evento, foram recebidos 18 registros de boas práticas com a Coleção PASSAPORTE desenvolvidas no Ensino Médios das Escolas Salesianas. Cada boa prática foi analisada por um comitê composto pela Coordenação Nacional das Escolas da RSB, as Gestoras Pedagógicas das Inspetorias São Pio X e Nossa Senhora Auxiliadora e a Gestora de Projetos de Formação da RSB.

Como critério de avaliação e seleção, foi levado em consideração a coerência com o Currículo da Rede Salesiana Brasil, a conexão com a Coleção Passaporte, a criatividade no desenvolvimento da proposta e o protagonismo dos estudantes. Ao final, foram escolhidas 08 boas práticas a serem apresentadas no Seminário.

O primeiro dia do evento contou com uma Acolhida comandada pela Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, Ir. Lucia Jacinta Finassi. O dia também contou com a participação da Gestora Pedagógica das Escolas da Inspetoria São Pio X, Ana Cristina Sofiati, responsável pela moderação das primeiras apresentações.

As Boas Práticas apresentadas no primeiro dia foram:

 

DA ARGUMENTAÇÃO AO VEREDITO: O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES ARGUMENTATIVAS, DOS VALORES ÉTICOS E DAS COMPETÊNCIAS LINGUÍSTICAS (1ª série)

Instituto Madre Mazzarello, São Paulo/SP

Profª Claudia Gummersbach e Profª Rosimeire de Paiva Gibbini
 
LICEU DE OLHO NO FUTURO - BATE-PAPO DE PROFISSÕES (1ª a 3ª séries)

Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, Campinas/SP

Profª Juliana Carvalho Segato Marincolo e Coord. Bruno Rafael Ferreira Santana
 
ECO BUBBLE, EMPREENDEDORISMO E SUSTENTABILIDADE (2ª série)

Escola Nossa Senhora Auxiliadora, Ponte Nova/MG

Profª Patrícia Veiga Lanna e Profª Marina Alves Costa Ferreira
 
PROJETO DESTAMPAR: PEQUENAS ATITUDES GERAM GRANDES MUDANÇAS EM PROL DA CASA COMUM (2ª série)

Colégio de Santa Inês, São Paulo/SP

Profª Luciana Gomes Roa Chung e Profª Milena Marina López de Oliveira

 

O segundo dia do evento também teve a acolhida conduzida pela Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, Ir. Lucia Jacinta Finassi. Já a moderação das apresentações do dia foi comandada pela Assessoria Pedagógica da RSB, Leoneide Rodrigues.

As Boas Práticas apresentadas no segundo dia foram:

 

DESAFIOS-INFÂNCIA, JUVENTUDE E ADOLESCÊNCIA (1ª série)

Escola Salesiana São José, Campinas/SP

Prof. Marcos Rogerio Soares
 
SOB O PESO DOS TRIÂNGULOS: ESTUDO DE RESISTÊNCIA EM TRELIÇAS DE PONTES (2ª série)

Instituto Nossa Senhora do Carmo, Guaratinguetá/SP

Prof. Douglas Valandro
 
CONSTRUINDO A PARTICIPAÇÃO CIDADÃ: ELABORAÇÃO DE PROJETO DE LEI COM BASE NO ARTIGO 5º DA CF 1988 (2ª série)

Colégio Dom Bosco, Porto Alegre/RS

Prof. Wagner Padilha Flores e Prof. Rafael Oliveira Almeida
 
PERMACULTURA NA ESCOLA: UM DIÁLOGO COM O ODS 2 DA ONU (2ª série)

Mazzarello Recife/PE

Profª Climéria Beserra Ramalho e Coordenadora Tana Luiz Maria

 

Ao todo, nos dois dias do evento, foram registrados 102 pontos de conexão on-line acompanhando o Seminário, contando com um índice de inspiração de 91,38% e de inovação em 93,10% de acordo com o feedback registrado pelos participantes.

 

SOBRE A COLEÇÃO PASSAPORTE

A Coleção Passaporte foi desenvolvida com o objetivo de promover o protagonismo juvenil e a formação integral dos jovens do Ensino Médio, auxiliando os estudantes na construção de seu Projeto de Vida. A coleção oferece soluções didáticas para a Formação Geral Básica e Itinerários Formativos. Além do material impresso, a Coleção Passaporte apresenta material digital com questões inéditas do Enem, e dos principais vestibulares do país, além diversos outros recursos educacionais.

Conheça os detalhes desta Coleção clicando aqui. 

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações da Editora Edebê

 

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber