06/10/2023

IV Seminário Virtual para Socialização de Boas Práticas com a Coleção GIROLHAR

Nos dias 04 e 05 de outubro, em formato totalmente on-line pela plataforma Zoom, aconteceu o IV Seminário Virtual para Socialização de Boas Práticas com a Coleção GIROLHAR, promovido pela Rede Salesiana Brasil (RSB), através do Centro Salesiano de Formação (CSF), em parceria com a sua Editora, a Edebê Brasil.

O evento buscou promover a disseminação dos conhecimentos e de práticas criativas e inovadoras que vêm sendo desenvolvidas com a Coleção GIROLHAR pelas(os) educadoras(es) de todo o Brasil e teve como público principal as(os)professoras(es) da Educação Infantil e as equipes gestoras, pedagógicas, pastorais e de comunicação das escolas salesianas.

Para este evento, foram recebidos 57 registros de boas práticas com a Coleção Girolhar praticadas nas Educação Infantil das Escolas Salesianas. Cada boa prática foi analisada por um comitê composto pela Coordenação Nacional das Escolas da RSB, Coordenadores Inspetoriais das Escolas da Inspetoria São João Bosco (ISJB) e Inspetoria Salesian São Pio X, pela Gestora de Projetos de Formação da RSB e a Coordenação Editorial da Edebê.

Como critério de avaliação e seleção das boas práticas, foi levado em consideração a fundamentação das práticas nos referenciais institucionais (Currículo e Diretrizes da Educação Infantil das Escolas da RSB) e nas orientações do Menu Lúdico; o trabalho com a Coleção GIROLHAR; a clareza quanto à finalidade do processo de documentação pedagógica; a ênfase na visibilidade das experiências de aprendizagem das crianças e a pertinência das estratégias e dos instrumentos/ferramentas utilizados. Ao final, foram escolhidas 10 boas práticas a serem apresentadas no Seminário.

O primeiro dia do evento contou com a condução do Diretor Executivo da RSB, Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti, e da Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, Ir. Lucia Jacinta Finassi, os quais agradeceram e parabenizaram as educadoras pelas práticas tão bem desenvolvidas, centradas no processo educativo das crianças. O dia também contou com a participação da Coordenadora das Escolas da Inspetoria Maria Auxiliadora, Valéria Rodrigues, e da Coordenadora editorial da Edebê Brasil, Giovanna Farago, responsáveis pela moderação das primeiras apresentações.

As Boas Práticas apresentadas no primeiro dia foram:

 

Cartografias em ação: fontes históricas dos esconderijos dos gigantes (Etapa 2)

Instituto Santa Maria Mazzarello (Recife/PE)

Coord. Carla Vaz M. Calazans

Profª Jackeline Paula dos Santos

 

Como o Girolhar ganha vida no Ateliê (Etapas 3 e 5)

Instituto Laura Vicuña (Uruguaiana/RS)

Coord. Caroline Cardoso Bicca

Profª Julia Greco de Tolla

 

Ó abre alas, que eu quero brincar, pois sou protagonista e tudo posso criar! (Etapa 4)

Colégio Salesiano Dom Bosco (Porto Alegre/RS)

Profª Camila Castro
Profª Claudia Osório de Campos

 

Tempo de observar as andanças das crianças (Etapa 4)

Colégio Salesiano Dom Bosco (Americana/SP)

Profª Caroline de S. Lima Ferreira

Profª Luane Costa Betti

 

O Carro Pintor e o Cubetto viajante! (Etapa 5)

Colégio Salesiano Leão XIII (Rio Grande/RS)

Coord. Eduarda de Mello Porciuncula
Profª Thayani Rocha Alves

 

O segundo dia do evento teve a acolhida conduzida pela Diretora Executiva da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva, juntamente com a Coordenadora Nacional das Escolas, Ir. Lucia Jacinta Finassi. Já a moderação das apresentações do dia foi comandada pelo Coordenador das Escolas da Inspetoria São João Bosco (ISJB), Paulo Rogedo, e pela Gestora Pedagógica da Associação Irmãs Salesianas de São Paulo, Meily Cassemiro.

As Boas Práticas apresentadas no segundo dia foram:

 

A macaxeira gigante e as investigações (Etapa 2)

Instituto Teresa Valsé (Uberlândia/MG)

Coord. Rose Rodrigues

Profª Jéssica Souza Faria Moreira
Profª Lígia Paula Silva

 

Olhares das Infâncias – Nossa Revista Digital (Etapa 4)

Instituto Santa Maria Mazzarello (Recife/PE)

Coord. Carla Vaz M. Calazans

Profª Jeane Maria do Prado Silva

 

Mini-histórias: os cinco sentidos! (Etapa 4)

Colégio Salesiano Dom Bosco (Santa Rosa/RS)

Coord. Aline Fernanda Brincker
Profª Gabrieli Lunardi Heck

 

Contextos Brincantes Circulantes (Etapa 5)

Instituto Madre Mazzarello (São Paulo/SP)

Profª Gisele Artilha Sventkauskas

Profª Cristiane Jorge A. de Siqueira

 

O portfólio individual da criança (Etapa 5)

Instituto Laura Vicuña (Uruguaiana/RS)

Coord. Caroline Cardoso Bicca

Profª Juliana Mohamad Delgado

 

Ao todo, nos dois dias do evento, foram registrados 496 pontos de conexão on-line acompanhando o Seminário.

Para além dos dois dias de evento, a Rede Salesiana Brasil, juntamente com a Editora Edebê, promoverão um momento de escuta das(os) Professoras(es) e Coordenadoras(es) sobre a Coleção GIROLHAR, com formulário e orientações a serem enviadas na segunda-feira (09). A ideia é que as equipes possam registrar suas percepções e sugestões em relação aos materiais das Etapas 2, 3, 4 e 5.

 

SOBRE A COLEÇÃO GIROLHAR

A Coleção Girolhar conta com conteúdos e recursos adicionais que farão da experiência de aprendizagem um momento envolvente, inclusive para a família. É um material didático que possibilita aos educadores e às crianças serem protagonistas nas decisões para conduzir o processo de aprendizagem. A Etapa 2 Anos é feita para quem ainda é bem pequeno! Para esta Etapa, a Coleção Girolhar conta materiais e recursos adaptados ao momento do desenvolvimento da criança, como lâminas para atividades, no lugar de livros encadernados.

Uma das características mais importantes da Coleção Girolhar é o trabalho com a valorização das marcas e da cultura da infância, lembrando que as crianças são produtoras de cultura e não apenas consumidoras ou receptoras passivas. Quando acreditamos no protagonismo da criança, na sua potência e capacidade, sabemos também da importância de ampliarmos as suas experiências de exploração e descoberta. ​O nome Girolhar tem origem lúdica, aglutinação das palavras giro e olhar, uma brincadeira com conceitos, linguagem e cultura da infância.

Conheça os detalhes desta Coleção clicando aqui.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações da Editora Edebê

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber