06/02/2024

Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto é dedicada

Procedeu-se, neste sábado (03), em Juazeiro do Norte (CE), a Dedicação da Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto, que faz parte da Obra Salesiana da cidade. Realizou-se assim, após mais de duas décadas, o sonho do Servo de Deus (SdeD), Padre Cícero Romão Batista. O evento contou com a presença do Cardeal Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco; do Bispo Diocesano de Crato, Dom Magnus Henrique Lopes; do Inspetor Salesiano do Nordeste, Padre Francisco Inácio Vieira Júnior; bem como de Sacerdotes, Seminaristas, Religiosos, Religiosas e o Povo de Deus.

Pelas 18 horas, em Procissão de Entrada, o Clero subiu ao Presbitério. Presidiu a Concelebração o Senhor Bispo Diocesano de Crato, Dom Magnus Henrique. O Sacro Rito da Dedicação iniciou com a Bênção da água e sua aspersão. Após a Liturgia da Palavra, ecoaram as Ladainhas, depuseram-se as SS. Relíquias (de São João Bosco, de São Domingos Sávio e da Beata Benigna Cardoso). Seguiu-se a solene Unção do Altar e das Paredes da igreja, bem como a Incensação. De forma significativa, foram acesos os candeeiros em torno do Templo.

Após a distribuição da Sagrada Eucaristia ou Comunhão, procedeu-se à inauguração da Capela do SS. Sacramento. O Cardeal Fernández Artime tomou a palavra, leu e proclamou o SdeD Padre Cícero Romão, como Salesiano Cooperador Póstumo: « Eu, Reitor-Mor da Congregação Salesiana, Cardeal Fernández Artime, em meu serviço, em nome de Dom Bosco, Pai da Família Salesiana, declaro entre os Salesianos Cooperadores, a título de Cooperador Póstumo, o Padre Cícero Romão Batista, ‘Padim Ciço’ », declaração essa do Cardeal que levou a todos os Fiéis a aplaudirem de pé! 

O Padre Inácio Vieira, Inspetor Salesiano do Nordeste, agradeceu ao Bispo da Diocese de Crato; ao Reitor-Mor Cardeal Fernández; e aos Familiares dos primeiros Arquitetos do Templo - Sonho do Padre Cícero. “O passo de hoje é importante, mas a nossa missão ainda não terminou. Sim, meu Padrinho, terminaremos tudo: as portas, os espaços simbólicos do mesmo Templo, a Capela do SS. Sacramento. Enquanto isso, meu Padrinho – prosseguiu o Inspetor Padre Vieira – , junto com a Igreja Local, irmanados pelo mesmo espírito, continuaremos a oferecer ao povo romeiro, o serviço sacramental, o conforto das confissões; cuidaremos do espaço verde de preservação e favoreceremos encontros de comunhão e santidade”.

O dia se finalizou com o descerramento da Placa, a queima de fogos e a exibição da Filarmônica Bom Jesus, de Matriz de Camaragibe (AL).

Confira a programação completa da visita do Reitor-Mor à Inspetoria do Nordeste clicando aqui.

   

 

Fonte: Agenzia Info Salesiana (ANS)

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber