17/04/2024

Ordenação Episcopal do Cardeal Artime e P. Giordano Piccinotti

É grande a expectativa em todo o Mundo Salesiano pela Concelebração da Missa de Ordenação Episcopal do Cardeal Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco, Arcebispo Titular Eleito de Ursona, e do Padre Giordano Piccinotti, Arcebispo Titular eleito de Gradisca, Presidente da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica (APSA).

A Santa Missa ocorrerá no próximo sábado (20), na Basílica Papal de Santa Maria Maior, a partir das 15h30 (UTC+2). Ambos os Prelados concelebrarão sua Primeira Missa como Epíscopos no dia seguinte, domingo (21), na Basílica Salesiana do Sagrado Coração de Jesus, em Roma, a partir das 11h30.

 

PRESENÇAS ILUSTRES

A Liturgia de Ordenação Episcopal do Reitor-Mor e do Presidente da APSA atrai inevitavelmente grande atenção e também desperta em muitas pessoas de todo o mundo o desejo de estar presente. Numerosas são as personalidades eclesiásticas de autoridade que participarão da Sacra Liturgia, a começar pelo Consagrante presidente, o Cardeal Emil Paul Tscherrig, Núncio Apostólico Emérito na Itália e na República de San Marino, e os dois Coordinantes: Cardeal Cristóbal López Romero SDB, Arcebispo de Rabat, Marrocos; e Dom Lucas Van Looy SDB, Bispo Emérito de Gante, Bélgica.

Além disso, também confirmaram sua participação os Cardeais salesianos Daniel Fernando Sturla Berhouet, Arcebispo de Montevidéu, Uruguai; Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga, Arcebispo Emérito de Tegucigalpa, e Riccardo Ezzati Andrello, Arcebispo Emérito de Santiago do Chile. Também estarão presentes Membros do Conselho Geral da Congregação Salesiana e alguns dos Superiores e Responsáveis Maiores de diversos Grupos da Família Salesiana.

 

ONDE ACOMPANHAR O EVENTO

Para os que não puderem assistir pessoalmente à Missa de Ordenação Episcopal, poderão acompanhá-la ao vivo pelo canal oficial da Agência Info Salesiana de informação (ANS) no YouTube com comentários em cinco idiomas: portuguêsitaliano, espanhol, francês e inglês.

O ANSChannel - canal da ANS no YouTube – também transmitirá ao vivo a Primeira Missa do Cardeal Artime e do Padre Piccinotti como Bispos no domingo (21).

 

EXPECTATIVAS

Enquanto isso, nestes dias que ainda nos separam do magno Acontecimento, a Comunidade da Sede Central Salesiana sente que está prestes a testemunhar um evento de grande significado. Testemunhas disso são os próprios Salesianos mais idosos, aqueles que – pelo maior número de anos vividos – poderão certamente compreender melhor as peculiaridades da circunstância. "Sinto-me privilegiado por poder testemunhar muito de perto um evento tão especial para a vida da Congregação e da Igreja. Que um Superior Geral em exercício de uma Congregação seja criado Cardeal e depois Bispo é algo único na história e certamente um sinal e momento muito belo e positivo para a vida da Sociedade Salesiana. De minha parte - e certamente não estarei só! - invoco sobre ele toda a graça e todas as bênçãos para a missão que lhe for proximamente confiada", diz o salesiano brasileiro, "decano" da Comunidade e dos Tradutores da ANS, P. Hilário Passero.

Faz-lhe eco o Diretor Espiritual da Basílica do Sagrado Coração, P. Elio Torrigiani: "A ordenação episcopal do Reitor-Mor e de Dom Piccinotti é um dom da Igreja para a Congregação e um dom da Congregação para a Igreja. Ambos são jovens e qualificados, com uma visão de longo alcance e grandes habilidades de liderança. Tenho certeza de que serão capazes de dar uma contribuição significativa de grande criatividade e substância para a Igreja".

Fonte: Agenzia Info Salesiana (ANS)

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber