21/06/2023

Projeto Educomunicação em Ação Social gera bons resultados em São Paulo

A implantação das atividades utilizando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que o Projeto Educomunicação em Ação Social proporciona tem dado bons frutos na periferia da cidade de São Paulo, mais precisamente no Parque Doroteia, onde o Centro Comunitário Católico e Obras Sociais Oscar Romero atende 180 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos. Nesta realidade, o curso de capacitação dos educadores, promovido pela Rede Salesiana Brasil, por meio das doações recebidas pela União pela Vida (UPV), tem promovido novas perspectivas de vida para os atendidos que participam do projeto.

Para o Pedagogo da Obra Social Salesiana de São Paulo, Emerson da Silva Plaça, o Projeto Educomunicação em Ação Social é um grande divisor de águas. Com o advento da formação continuada, Emerson conseguiu se aprofundar na temática, possibilitando não só uma mudança nos educandos envolvidos no projeto, como também uma mudança em suas próprias ações como educador. “Desde a implantação das atividades utilizando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), é perceptível o quanto os educandos estão se desenvolvendo de forma crítica e reflexiva, criando um olhar para além da sua realidade presente. Isso em decorrência das possibilidades e potencialidades que o projeto traz. Um exemplo, é a relação com as atividades de empreendedorismo, nas quais coletam materiais recicláveis e transformam em outros objetos decorados para serem vendidos em um bazar que eles mesmos organizam”, comenta Emerson.

O pedagogo também relata que, com a contribuição do Projeto, é possível a multiplicação dos agentes de transformação, o que acaba por possibilitar um futuro mais digno e com um olhar mais crítico a respeito da realidade de cada participante. “Em todo jovem, mesmo no mais rebelde, há sempre um ponto acessível ao bem e a primeira obrigação do educador é buscar esse ponto, essa corda sensível do coração, e tirar bom proveito”, relembra o pedagogo sobre o ensinamento de Dom Bosco e sua presença sempre muito viva nas práticas da Obra.

Emerson comenta que o Projeto Educomunicação em Ação Social conquista os “pontos acessíveis ao bem” de cada educando. Por isso, a doação representa um importante ato de solidariedade para que, cada vez mais, outras obras sejam ‘picadas’ pelas possibilidades e potencialidades da Educomunicação.

 

Através do movimento União pela Vida (UPV), você também pode colaborar com a transformação do futuro de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social de todo o país sem sair de casa. Acesse o site oficial da UPV e faça a sua doação.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil e União pela Vida (UPV).

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber