14/02/2024

Quarta-feira de Cinzas e o início da Quaresma

A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, um período significativo no calendário litúrgico cristão. Esta celebração, carregada de simbolismo e rica em significado bíblico, é um convite para a reflexão, o arrependimento e a renovação espiritual. Ao mergulharmos nas Escrituras Sagradas, podemos compreender mais profundamente a liturgia da Quarta-feira de Cinzas e como ela nos orienta em nossa jornada espiritual. 

Ao recebermos as cinzas sobre nossas testas, somos recordados das palavras bíblicas encontradas em Gênesis 3,19: “Pois tu és pó e ao pó voltarás”. Essa afirmação é feita por Deus a Adão e Eva após a queda, quando o pecado entrou no mundo. As cinzas simbolizam nossa mortalidade e a necessidade de humildade diante de Deus. Esse gesto não apenas nos relembra da brevidade da vida terrena, mas também nos convida a reconhecer nossa dependência do Criador. 

A liturgia da Quarta-feira de Cinzas muitas vezes inclui a leitura do profeta Joel (Joel 2,12-18), que convoca o povo à penitência e à conversão. O profeta destaca a importância de rasgar os corações, não apenas as vestes, enfatizando a necessidade de uma mudança interior genuína. A mensagem de Joel ressoa como um chamado atemporal à reconciliação com Deus, uma chamada que ecoa ao longo da Quaresma. 

O Salmo 51, muitas vezes associado à Quarta-feira de Cinzas, é uma expressão poética de arrependimento e busca por purificação. Davi, o autor do salmo, reconhece a gravidade de seus pecados e clama por um coração contrito: “Criai em mim um coração puro, ó Deus, e renovai em mim um espírito reto” (Salmo 51,10). Este salmo serve como uma poderosa oração de arrependimento, guiando-nos a buscar a misericórdia divina. 

No Evangelho segundo Mateus (Mateus 6,1-6.16-18), Jesus instrui sobre o jejum, a oração e a esmola. Essas práticas quaresmais são fundamentadas nas palavras do próprio Cristo. O Senhor nos alerta contra a hipocrisia e destaca a importância de realizar essas ações com um coração sincero, buscando agradar a Deus e não aos homens. Este ensinamento de Jesus nos guia durante a Quaresma, enfatizando a necessidade de uma espiritualidade autêntica. 

Junto com a Quarta-Feira de Cinzas iniciamos a Campanha da Fraternidade 2024 que tem como tema: “Fraternidade e Amizade Social” e como lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8). Vivamos, intensamente, a amizade social e a fraternidade para construirmos pontes e extirpar todo o ódio, particularmente o de divisões políticas-partidárias, que tanto dano fazem para a convivência com o diferente e a construção de uma sociedade justa, solidária e fraterna! 

A liturgia da Quarta-feira de Cinzas é profundamente enraizada na tradição bíblica, conectando-nos à narrativa da criação, ao apelo à conversão dos profetas e aos ensinamentos diretos de Jesus. Ao iniciar a Quaresma com as cinzas, somos convidados a refletir sobre nossa fragilidade, a abraçar a penitência, a buscar a misericórdia divina e a cultivar uma espiritualidade autêntica. Que este tempo sagrado nos conduza a uma renovação interior, preparando-nos para celebrar a vitória da vida sobre a morte na ressurreição de Cristo. Amém. 

 

Dom Anuar Battisti
Arcebispo Emérito de Maringá (PR)

Fonte: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber