09/12/2020

RSB-Social e Inspetoria São Pio X lançam o Projeto Geração 2030

Na última terça-feira (08), a Rede Salesiana Brasil de Ação Social (RSB-Social) e a Inspetoria São Pio X (ISPX) realizaram o lançamento do Projeto Geração 2030 que será implementado a partir de 2021 em todas as obras sociais do Polo Porto Alegre vinculadas à ISPX. O evento contou com a presença da Diretoria Executiva da RSB-Social, Ir Silvia Aparecida da Silva e Pe. Waldomiro Bronakowski, além do Inspetor da ISPX, Pe. Gilson Marcos da Silva, e do delegado das obras sociais da inspetoria, Pe. Sebastião Bueno.

 

O Projeto Geração 2030 foi desenvolvido pela RSB-Social, em parceria com a Inspetoria São Pio X, com enfoque na transformação social que conecta os Compromissos Salesianos à Agenda 2030, buscando a formação de identidade dos atendidos pelos princípios e valores do carisma salesiano através dos seus Projetos Pessoais de Vida. O Geração 2030 nasce do processo de assessoria da RSB-Social à ISPX, o PróRede Sul (Projeto de Desenvolvimento Institucional e Fortalecimento Carismático da Ação Social Salesiana em Rede no Brasil), como um processo artesanal, colaborativo e personalizado para garantir a sustentabilidade financeira e carismática das obras sociais.

 

A data de lançamento foi especialmente escolhida para o dia 08 de dezembro, pois, nesta data, a Família Salesiana celebra Nossa Senhora da Imaculada Conceição e o encontro de Dom Bosco com o jovem Bartolomeu Garelli que deu início à obra evangelizadora Salesiana. A exemplo da obra de Dom Bosco, o lançamento da Geração 2030 celebra um projeto criado colaborativamente, com a participação ativa do Conselho Inspetorial e das equipes gestoras, além de educadores e educandos das 5 obras sociais da ISPX na construção de um modelo que integra todas as obras para uma atuação em rede, com foco na vivência carismática dos atendidos, fortalecendo o papel de protagonistas destes jovens como agentes potenciais de transformação social em seus territórios.

 

Durante o evento, foram apresentados o conceito, a origem, o processo de assessoria e a estrutura do projeto que tem base no Sistema Preventivo Salesiano, com intencionalidade voltada para a Formação da Identidade na Interatividade e na Construção da Autonomia, além de trazer consigo a perspectiva de ser modelo para o Brasil Salesiano da Ação Social. Foram ainda ressaltados como aspectos essenciais para a viabilização do projeto:

 

1) A participação ativa das equipes gestoras e a tomada de decisão com base em informações;

2) Apoio, acreditação e atuação estratégica e tempestiva da Inspetoria;

3) A transparência na assessoria que garantiu formação, fortalecimento carismático e construção de uma cultura orientada a projetos e intencionalidade social.

 

Para assistir ao lançamento do Projeto Geração 2030, clique aqui.

 

 

 

Fonte: RSB-Social

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber