22/09/2023

RSB na apresentação dos projetos sociais coletivos do DF

Na tarde da última terça-feira (19), a Rede Salesiana Brasil (RSB) marcou presença no encontro do Selo Social DF, que aconteceu na Escola Salesiana Brasília (ESB), na Asa Sul (DF). Em pauta, as empresas, órgãos públicos e organizações do terceiro setor do Distrito Federal, que estão participando do programa Selo Social 2023, apresentaram os primeiros resultados dos projetos que estão desenvolvendo coletivamente em prol da região. A iniciativa faz parte do processo de certificação no Selo Social, que tem a RSB como patrocinadora nacional.

Ao longo do ciclo, várias instituições se juntaram e construíram um projeto coletivo que deverá ser realizado no Distrito Federal (DF), promovendo o mapeamento dos trabalhos com foco social, cultural e esportivo. Divididos em grupos, os participantes desenvolveram ações diretamente alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), previstos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Na ocasião, foi apresentado o projeto "Di Ver Cidade", que tem o objetivo de mapear ações que envolvem cultura e esportes na capital federal. A iniciativa contou com o apoio da Rede Salesiana Brasil (RSB) na elaboração e, após o mapeamento já feito, as instituições irão colocar tudo o que envolve cultura e esportes dentro da plataforma. Ao todo, a expectativa é que existam cerca de 50 projetos no "Di Ver Cidade".

Representando a Rede Salesiana Brasil, esteve presente no evento a Assistente Administrativa, Ana Maria Dantas Marçal. “Poder participar dessas ações é como se a gente se enxergasse lá, porque tem esse projeto ‘Di Ver Cidade’, que é sobre periferias; além das doações de recursos, que também foi outro projeto apresentado, teve a apresentação das ações do Setembro Amarelo. Diante disso, nós vamos tendo ideais diferentes para inserir no nosso meio”, comenta Ana sobre o impacto positivo das apresentações.

Ao todo, estão sendo realizados seis projetos dentro das seguintes vertentes: criação de uma plataforma on-line de apoio às organizações; evento para a comunidade com foco na Campanha do Setembro Amarelo; trabalho com 60 mulheres em condições de vulnerabilidade social; ações de apoio humanitário, acolhimento, autonomia e aulas de língua portuguesa para imigrantes; cartilha com informações sobre captação de recursos para projetos sociais; além de melhora da infraestrutura do Instituto Pipoquinha.

  

SOBRE O SELO SOCIAL

O Selo Social visa reconhecer as organizações que contribuem com o desenvolvimento social de suas comunidades. A certificação consiste em um documento que reconhece organizações socialmente responsáveis que participaram dos encontros de formação durante o último ano, têm regularidade fiscal, desenvolveram projetos em parceria com outras organizações e declararam seus impactos sociais. Todas as organizações e projetos selecionados recebem assessoria do instituto e passam pelo crivo de um conselho local, de acordo com critérios pré-estabelecidos.

Vale ressaltar que o processo é totalmente gratuito aos participantes, graças ao investimento de empresas locais que ofertam, juntamente com o Instituto Abaçaí Brasil, o Programa Selo Social. Conheça mais sobre essa iniciativa em: selosocial.com. 

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber