02/02/2024

Reunião da Equipe de Comunicação Social América

Na última sexta-feira (26), aconteceu o primeiro encontro virtual dos Coordenadores e Coordenadoras de Comunicação Social do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) das Américas e suas equipes, conduzido pela Conselheira Geral para a Comunicação Social do Instituto das FMA, Irmã Maria Ausilia De Siena, em conjunto com a Equipe de Comunicação Social das Américas (ECOSAM), com o objetivo de apresentar o planejamento estratégico 2023-2025.

O encontro reuniu 72 participantes, coordenadores de comunicação em nível inspetorial e local, representando as Conferências: América do Norte (NAC); México, Antilhas, América Central (CIMAC); Nações Bolivarianas (CINAB); Cone Sul da América Latina (CICSAL) e Brasil (CIB). Esta última levou ao encontro alguns integrantes das equipes e os Coordenadores de Comunicação da Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia, Ir. Luzinete Freitas; da Inspetoria Madre Mazzarello, Cícero Albuquerque; da Inspetoria Maria Auxiliadora, Flávio Medeiros; e da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, Ir. Maike Loes, que também é Coordenadora Nacional de Comunicação da Rede Salesiana Brasil.

Irmã Ausilia De Siena e a equipe de coordenação da ECOSAM deram as boas-vindas aos participantes, iniciando a sessão com uma oração, na qual foi invocada a presença do Senhor na missão dos comunicadores. Em seguida, propuseram a oração do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2018 e concluíram o momento com uma Ave-Maria.

Na sua saudação, Irmã Ausilia expressou a alegria de poder acompanhar o encontro e conhecer a rede de comunicadores das Américas. Agradeceu o compromisso e a contribuição de cada Inspetoria no campo da educomunicação. Citando as Mensagens do Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz e para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, instigou os participantes a “buscar e tomar consciência continuamente de um estilo de comunicação sempre novo”. Ela também convidou a refletir sobre as constantes inovações, lembrando da responsabilidade de pensar e agir de forma consciente.

Irmã Doris Jaimes, representando a equipe de coordenação, apresentou o planejamento estratégico da ECOSAM 2023-2025, destacando os avanços alcançados. Para dar continuidade à implementação do planejamento e em resposta às necessidades de formação identificadas numa avaliação realizada em 2023, foi anunciado o lançamento do Curso de Especialização em “Cultura Educomunicativa”, em colaboração com a Fundação Universitária São Paulo de Bogotá (Colômbia).

Este Curso de Especialização, que visa reforçar as competências em comunicação digital e a utilização eficaz das ferramentas tecnológicas atuais, será realizado em formato on-line, de 1 de março a 30 de junho de 2024, em espanhol. As inscrições estarão abertas até 24 de fevereiro. Posteriormente, o curso será estendido para outras línguas do continente americano. 

Confira a apresentação do Curso de Especialização em língua espanhola clicando aqui.

Irmã Ausilia incentivou os participantes a aproveitarem esta oportunidade de formação oferecida pela ECOSAM e manifestou a esperança de que esta iniciativa seja ampliada ainda mais no futuro para incluir educomunicadores de outras línguas. Ao final, concluiu destacando a importância da formação conjunta, gerando uma cultura comum de comunicação que pode ser estratégica para a construção de uma cultura de paz: “Hoje, como sempre, todos procuramos uma melhor qualidade de vida, baseada em valores de fraternidade que tecem laços profundos, sinceros e duradouros em nossas comunidades, em nossos ambientes e no mundo inteiro”.

 

Fonte: Instituto Figlie di Maria Ausiliatrice (FMA)

 

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber