22/03/2024

Salesiano Aracaju celebra 113 anos de história

Na manhã da terça-feira (19), dia em que a Igreja Católica e devotos do mundo inteiro celebram a Solenidade de São José, os Salesianos de Dom Bosco, educadores, alunos, ex-alunos e familiares de Sergipe renderam graças a Deus pelos 113 anos do Colégio Salesiano Aracaju. O Diretor Geral do Colégio, Pe. Arlan Braga, presidiu a santa missa de São José, acompanhado dos padres Cézar Teixeira e Cesar Casetta, além dos salesianos Fabrício Lima e Nathanael de Mendonça.

A liturgia da palavra contou com a participação de alunos, ex-alunos e educadores. Inclusive, o aluno da 1ª série do Ensino Médio, Davi César Soares, leu a 2ª leitura da missa em inglês. O Pe. Cézar leu o evangelho de Mateus (1, 16. 18-21. 24) sobre a origem de Jesus e da Sagrada Família.

Durante a homilia, o Pe. Arlan Braga destacou a proximidade de Deus com a humanidade. "Deus é um pedagogo, é um mestre que nos ensina a viver com sabedoria. Assim, o nosso Pai celestial ensinou São José a proteger e cuidar da Sagrada Família. São José abraçou o sonho de Deus de salvar a humanidade. Nós, Salesianos, recordamos o sonho de Dom Bosco de salvar a juventude. Finalizo a partilha da palavra, louvando a Deus pelos 113 anos de presença salesiana em Sergipe, que representam a realização deste sonho", concluiu.

O missionário da Comunidade Canção Nova, Messias Faria, pai dos alunos Daniel Antônio, Lucas José e Maria Teresa, é devoto fiel de São José. "A virtude que mais me chama a atenção em São José é a sua dedicação à Sagrada Família. Eu me inspiro nele e me dedico inteiramente à minha família também. São José se colocou em prontidão para servir a Jesus e a Maria", afirmou.

​​"Eu tão simples, tão pequeno, um carpinteiro e nada mais. Mas meu Deus olhou para mim e me escolheu para ser pai do filho Seu. Eis-me aqui, faça-se em mim o teu querer! Sou Teu José". Trecho da música “Simplesmente José” do Pe. Fábio de Melo, que emocionou a todos os presentes durante a celebração.

 

INVESTIDURA DOS NOVOS COROINHAS

Na ocasião, um grupo de 16 coroinhas e acólitos receberam as túnicas e a cruz durante o rito de investidura (Admissão de Coroinhas) na presença de seus familiares. Agora, o grupo de coroinhas do Salesiano Aracaju possui 32 integrantes, para o serviço fiel no altar do Senhor Jesus Cristo.

 

APRESENTAÇÃO DA UNIDADE INFANTIL EM HONRA A SÃO JOSÉ

Após a comunhão, as crianças e educadoras da Unidade Infantil realizaram uma apresentação artística em homenagem a São José. Eles cantaram o Hino do Patrono da Igreja Universal e realizaram uma linda procissão de entrada no Ginásio de Esportes Dom Bosco.

 

60 ANOS DE SACERDÓCIO DO PE. CESAR CASETTA

Os familiares do Pe. Cesar Casetta, Maria, Rita e Lina Casetta, estiveram presentes na celebração do Aniversário do Salesiano Aracaju. Na oportunidade, toda a comunidade educativa celebrou mais uma vez a graça dos 60 anos de vida sacerdotal de Pe. Cesar.

 

DESTAQUES DO ESPORTE

Ao final da missa, o Pe. Arlan Braga convidou o Coordenador dos Esportes, José Carlos, e os alunos-atletas, para celebrar as conquistas nas competições de xadrez, natação e karatê. Só neste primeiro trimestre, o Salesiano Aracaju já conquistou mais de 50 medalhas em diversas modalidades de competições estaduais e nacionais. Além disso, toda a comunidade educativa participou do intervalo festivo com música, dança e picolé.

      

Fonte: Assessoria de Comunicação do Colégio Salesiano, Aracaju (SE)

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber