21/02/2024

Salesiano Aracaju e Tribunal Regional Eleitoral promovem protagonismo juvenil

Com o objetivo de exercitar a cidadania plena, o protagonismo juvenil e o voto consciente, o Colégio Salesiano Aracaju, por meio da Pastoral Juvenil, promove as "Eleições de Líderes de Turma 2024". Para isso, conta com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE), que recebe os alunos em suas instalações para conhecerem a história da democracia brasileira, processo eleitoral, justiça eleitoral e o funcionamento da urna eletrônica. Neste ano, as Eleições do Salesiano contemplaram as turmas do 4º ano do Ensino Fundamental (Anos Iniciais) até a 3ª série do Ensino Médio.

Na última sexta-feira (16), os 98 candidatos a líderes e vice-líderes de turma visitaram o TRE/SE e conheceram o Projeto Eleitor do Futuro. A iniciativa esclarece dúvidas e fortalece o conhecimento sobre o sistema eleitoral brasileiro. Além disso, os candidatos assistiram uma palestra ministrada pela secretária da Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe (EJESE), Lídia de Matos.

Na ocasião, os assuntos debatidos foram: a importância do voto para a democracia, o combate à desinformação, a equidade de gênero nas eleições, o papel dos líderes e vices, além do trabalho da Justiça Eleitoral, órgão de jurisdição especializada que integra o Poder Judiciário e cuida da organização do processo eleitoral (alistamento eleitoral, votação, apuração dos votos, diplomação dos eleitos, etc.).

“Nossos jovens são muito antenados e multiplicadores de informação. Por isso, tenho certeza que eles estão discutindo a experiência política vivida no Salesiano em casa. Nós precisamos de uma população que participe da vida política, não queremos cidadãos avessos ao processo eleitoral”, destacou a secretária da EJESE, Lídia de Matos.

A aluna da 3ª série A do Ensino Médio e candidata a líder de turma, Aline Balbino Ribeiro, está participando pela primeira vez do Projeto Eleições de Líderes de Turma do Salesiano Aracaju. "Eu achei extremamente importante visitar o TRE, conhecer a história das eleições, as urnas eletrônicas e a evolução do sistema eleitoral brasileiro. A palestra também foi maravilhosa para mostrar a importância do voto consciente e de conhecer os candidatos antes de votar", afirmou.

No segundo momento da visita ao TRE, os alunos conheceram o Centro de Memória da Justiça Eleitoral (CEMEL), para observar a documentação, objetos e textos sobre a história das eleições. Os técnicos judiciários apresentaram as constituições brasileiras e algumas urnas utilizadas em diferentes momentos históricos. Em seguida, os candidatos foram recebidos na Seção de Urnas e manusearam os equipamentos. Ademais, entenderam o processo de armazenamento, manutenção e sistema das urnas.

De acordo com a servidora do TRE, Amanda Souto, é importante que os alunos conheçam a história da Justiça Eleitoral. "Nem sempre foi possível escolher os candidatos de forma direta. Houve uma movimentação da sociedade pelas ‘Diretas já!’ e o conhecimento faz com que os alunos possam valorizar a conquista do voto com valor igual para todos os cidadãos. A participação popular na escolha dos seus representantes é uma grande conquista para um povo", afirmou.

   

Fonte: Assessoria de Comunicação Colégio Salesiano Aracaju

 

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber