20/02/2024

Série de webinars sobre “Saúde mental dos jovens”

A compreensão salesiana de evangelização é animada por preocupar-se com cada jovem, seguida por uma atenção educativa pelo crescimento da pessoa como um todo. Esta abordagem antropológica leva a compreender melhor como os espaços de ação do educador salesiano são felizmente marcados por um humanismo integral e, portanto, por uma preocupação pela saúde de cada jovem. Diante disso, o Setor para a Pastoral Juvenil (PJ) da Congregação Salesiana criou uma série de webinars relacionados à saúde mental, segundo uma abordagem que visa promover uma conscientização maior sobre o tema, prevenir problemas e saber reconhecer os sinais de alerta dos transtornos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente a ausência de doença ou enfermidade”. Tal como ocorre com a saúde física, a saúde mental é um componente indispensável ao bem-estar de uma pessoa: é a base da capacidade humana de pensar, sentir, aprender, trabalhar, estabelecer relações profundas e contribuir para a comunidade à qual pertence e para o mundo inteiro. Portanto, a saúde mental é parte integrante da saúde.

O sofrimento mental dos jovens vem de longe, mas a gestão da pandemia de COVD-19 contribuiu para o crescimento do fenômeno. Uma das propostas da programação do Setor para a PJ é justamente a qualificação de salesianos e leigos para o acompanhamento dos jovens. “Ao iniciarmos o caminho da animação educativo-pastoral, nos deparamos com perguntas difíceis de responder. Quanto maior for a caridade pastoral que nos move nesta emocionante tarefa, mais forte será o desafio de encarnar a missão pastoral da Congregação na realidade concreta e singular desse mundo”, afirma o Conselheiro Geral para a PJ Salesiana, Padre Miguel Ángel García Morcuende.

No Evangelho, há um doente mental “sentado aos pés de Jesus”, ou seja, sentado como um discípulo que faz parte do grupo de Jesus. Jesus fala com ele e ele escuta, compreende e acolhe a sua mensagem. Jesus mostra-lhe o amor de Deus e ele o experimenta; chegamos até a testemunhar o doente que toma a palavra e faz uma oração de louvor, “contando aos outros as maravilhas de Deus”. “Quanto gostaríamos de poder ‘saber fazer’ e ‘ajudar a fazer’ tudo isso hoje!”, conclui o Padre García.

A programação destes webinars representa, portanto, uma resposta concreta. Graças a esses debates com especialistas no assunto, será possível refletir sobre as necessidades das pessoas mais frágeis e sua vulnerabilidade psíquica, e trabalhar para promover o bem-estar psicológico dos jovens; abordar questões de estigma e discriminação; conhecer o tema para interceptar transtornos, oferecer suporte em contextos educativos, recomendar intervenções direcionadas para pessoas em risco, desenvolver e implementar medidas visando reduzir as causas evitáveis ​​de problemas de saúde mental, de comorbidade e de suicídio.

Os webinars ocorrerão nos dias 12, 13, 15, 19 e 21 de março de 2024, em dois horários, para incentivar a participação de todos (8h – UTC+1 em inglês; 18h – UTC+ 1, em italiano, inglês, espanhol, francês e português).

Destinados a professores, educadores, animadores e salesianos envolvidos em todos os setores (escolas e centros de formação profissional, oratórios-centros juvenis, paróquias, obras sociais, universidades...) e em organizações de inspiração salesiana, os episódios apresentarão participações qualificadas de diversos especialistas do setor sobre variados temas: distúrbios alimentares, saúde mental de migrantes e refugiados, depressão juvenil, bullying e, por fim, automutilação e suicídio.

Para obter mais informações, confira a divulgação em língua portuguesa clicando aqui.

A Rede Salesiana Brasil incentiva a participação de toda a Família Salesiana nessa iniciativa internacional de formação que se alinha aos compromissos assumidos conjuntamente no Encontro Nacional de Aparecida (2023) registrados no Manifesto às Juventudes

Fonte: Agenzia Info Salesiana (ANS)

 

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber