04/04/2024

Terceiro dia da Jornada Formativa GIROLHAR

De 02 a 05 de abril, as Coordenações Pedagógicas das escolas salesianas estão reunidas em Aparecida (SP), para ampliar os debates, as reflexões, as partilhas e as construções colaborativas referentes à Educação Infantil. A Jornada Formativa GIROLHAR é promovida pela Rede Salesiana Brasil, em parceria com a sua Editora Edebê.

Neste terceiro dia de evento, chegou o momento de conhecer em detalhes as atualizações da Coleção Girolhar, material didático da Editora Edebê para a Educação Infantil. Assim, o tema geral que guia as ações do dia é: “Olhar e colher novos giros cirandando os ponteiros do tempo, os cantos dos espaços e as miudezas do cotidiano…”.

A Acolhida do terceiro dia foi comandada pela Coordenadora das Escolas da Inspetoria Maria Auxiliadora, Valéria Rodrigues. Já a primeira palestra contou com as contribuições da Especialista no referencial sociointeracionista e construtivista da PUC e USP, Silvana Rossi Julio, e a Especialista, Mestra e Doutoranda em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Márcia Lenise Bertoletti. A dupla trouxe para as atividades da manhã as atualizações da Coleção GIROLHAR para as Etapas 2, 3, 4 e 5 da Educação Infantil. “É um prazer estar aqui. Agradeço a oportunidade e a nossa intenção foi fazer uma parceria com a Rede, com as Coordenadoras que utilizam o material hoje [...]. É nessa parceria que a gente acredita!”, comenta Silvana. “A nossa expectativa é que todos possamos compartilhar os conhecimentos [...] para que o professor possa construir, junto com as crianças, momentos de exploração e descobrimento”, completa Márcia.

“Nós estamos em uma etapa de ressignificação da Edebê onde a gente sai da produção do material dentro do escritório para oferecer para as escolas, fazendo um movimento contrário, ouvindo as demandas e necessidades das Escolas do século XXI e produzindo soluções didáticas e serviços que atendam às escolas. O que nós queremos na essência é como diz o provérbio africano: ‘Sozinho nós vamos mais rápido. Juntos nós vamos mais longe!’", diz o Diretor de Produtos e Serviços Editoriais da Edebê Brasil, Lauri Cericato.

No período da tarde, a palestra sobre o tema “Criando ambientes de aprendizagem” foi comandada pela Doutora em Educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP, Karine Ramos. 

Finalizando o dia, o momento de Boa Noite foi protagonizado pela Gestora Pedagógica das Escolas da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, Évila Souza Borges.

Confira alguns depoimentos de participantes do terceiro dia da Jornada Formativa GIROLHAR:

“Como Coordenadora Pedagógica, como formadora de professores, eu considero que esse evento seja um marco, seja um diferencial na Rede Salesiana, porque, reunindo os coordenadores pedagógicos para pensarem a sua função como formadores de professores, vai oferecer subsídios, vai oferecer uma perspectiva nova para que a gente possa atuar qualificando a docência dos professores junto às crianças na escola. Então, reunindo os coordenadores pedagógicos para pensarem sobre a sua ação formadora, sobre a educação para as infâncias, eu acredito que esse evento vá ser um marco na Rede Salesiana Brasil.”

Caroline Cardoso, Coordenadora Pedagógica do Instituto Laura Vicuña, Uruguaiana (RS)

 

“A minha participação aqui na Jornada Formativa, promovida pela Rede Salesiana Brasil, nos traz grandes reflexões. Em primeiro lugar, olhar para as nossas crianças de maneira respeitosa, construtiva, de maneira que a gente possa promover sempre o melhor para elas, pensando nas infâncias, pensando em todos os repertórios que nós podemos favorecer, em todas as propostas que o Girolhar apresenta. Em cada dia, a gente teve a oportunidade de refletir cada vez mais sobre essa posição da educação infantil no cenário nacional, o quanto nós estamos avançando, e isso só acontece porque nós temos a oportunidade de participar de momentos como esses de reflexões teóricas, de reflexões sobre as nossas práticas, e eu acho que é isso que faz a gente caminhar com muita maestria nas nossas propostas, nas nossas escolas e colocar a educação infantil no lugar que ela merece, colocar as nossas crianças no lugar também que elas merecem de maneira muito construtiva e respeitosa.

Rose Nunes, Coordenadora da Educação Infantil do Instituto Teresa Valsé

 

“Estou aqui na Jornada Formativa Girolhar, da Editora Edebê, e minha expectativa está sendo muito grande em relação a tudo que eu estou aprendendo. Quero levar esses conhecimentos para enriquecer a nossa equipe pedagógica e certamente voltarei com meu olhar realmente mudado em relação a tudo que eu aprendi aqui. Quero agradecer essa rica oportunidade, a todos vocês e certamente foi muito importante para a minha formação.”

Marília Sales, Coordenadora do Colégio Maria Auxiliadora, Inspetoria Maria Auxiliadora

            

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber