27/11/2023

Toma posse o novo Inspetor da Inspetoria SDB de São Paulo

No último sábado (25), na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Campinas (SP), aconteceu a cerimônia de posse do Pe. Alexandre Luis de Oliveira como 23º Inspetor Salesiano da Inspetoria de Nossa Senhora Auxiliadora. Durante a solenidade, perante todos os presentes, o padre salesiano assumiu oficialmente o serviço de Inspetor, inspirado por seu lema sacerdotal: “Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo 13, 1).

A missa foi presidida pelo Pe. Ricardo Castro, Presidente da CISBRASIL e Vice-Presidente da RSB, escolhido como representante do Reitor-Mor para dar posse ao novo Inspetor. Também estiveram presentes o Bispo Emérito de Passo Fundo, Dom Antônio Carlos Altieri; o Bispo Auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro; o Bispo de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa; e o Bispo de Saitama, no Japão, Dom Mario Michiaki Yamanouchi. Sacerdotes salesianos de todas as regiões, especialmente da Inspetoria de São Paulo, também compareceram para prestigiar esse momento importante e simbólico.

Na homilia, o celebrante destacou a importância de o pastor exalar o cheiro de suas ovelhas, assim como o inspetor deve se conectar com seu povo. As cartas de Paulo reforçam a alegria completa em Deus. Pe. Ricardo dirigiu palavras encorajadoras ao novo Inspetor, desejando-lhe a força de Sansão, a paciência de Jó e a sabedoria de Salomão para assumir a missão em São Paulo, tendo sempre os jovens no coração, como Dom Bosco. “Deus está contigo. De agora em diante, faça exercer o seu serviço em união com nosso Reitor-Mor, com caridade e sentido pastoral, visando a formação de uma comunidade fraterna e inspetorial“, ressaltou o celebrante.

Como parte da solenidade, o secretário Inspetorial, Pe. Narciso Ferreira, leu o decreto de nomeação do novo Inspetor, reforçando a união com o Reitor-Mor perante a animação da vida religiosa e a ação apostólica da comunidade inspetorial.  Na sequência Pe. Alexandre Luis e Pe. Maurício Tadeu fizeram a profissão de fé, proclamaram o juramento e assinaram as atas. Num marco de amizade e apoio, os salesianos presentes cumprimentaram o novo Inspetor e o Vice Inspetor diante dos aplausos da comunidade presente.

Para marcar a transição, Pe. Piccinini, por meio de um gesto simbólico, entregou ao novo Inspetor uma imagem de Nossa Senhora Auxiliadora reforçando que é ela quem acompanha todos os inspetores que já passaram por essa missão.

EIS- ME AQUI!

“Quando recebi a ligação do Reitor-Mor e o convite para ser Inspetor, dizia a ele de minha incapacidade, da minha inadequação a este serviço, de minhas fragilidades, mas que diante de Deus e da minha consciência não poderia dizer outra palavra a Dom Bosco, à Igreja, aos jovens, senão, apesar dos meus limites, sim. Sim a tudo, sim a Deus, sim nas horas fáceis e difíceis, enfim, eis-me aqui, queridos irmãos salesianos, querida família salesiana, eis-me aqui”, assegurou com emoção o novo Inspetor Salesiano Pe. Alexandre Luis de Oliveira.

   

Fonte: Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora / Texto: Larissa Barreiros e Larissa Freitas / Fotos: Giuliano Celms 

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber