20/02/2024

Universitária Salesiana Representa o Brasil nos EUA

A aluna do 5º semestre de Engenharia de Computação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), Caroline de Souza, leva projeto inovador para Las Vegas. O “Doe Vida” é um aplicativo para auxiliar e incentivar a doação de sangue que foi aprovado para apresentação na Conferência Mundial da Society of Women Engineers - SWE (Sociedade de Mulheres Engenheiras), que acontece nos dias 23 e 24 de fevereiro deste ano.

Aos 20 anos, Caroline, que é natural de Paulínia (SP), se destaca por sua criatividade e compromisso com a área de tecnologia.

Abaixo, confira a entrevista completa com a futura engenheira:

 

UNISAL News: Conte-nos um pouco sobre o projeto “Doe Vida”.

Caroline Souza: O “Doe Vida” é um aplicativo que visa facilitar e incentivar a doação de sangue. A ideia surgiu após pesquisa que revelou que apenas 1,4% da população brasileira doa sangue regularmente. O aplicativo busca reverter os principais motivos que impedem as pessoas de doar, como falta de informação e tempo. O projeto foi iniciado como TCC no meu Técnico em Informática no CEMEP e segue sendo desenvolvido como Projeto Integrador com meus colegas de equipe (Eduardo Franco, Gustavo Cantador, Gustavo Roncada e Mateus Marques) do UNISAL.

 

UNISAL News: Quais são suas expectativas para o evento em Las Vegas?

Caroline Souza: Minhas expectativas são as melhores. Estou superanimada e tenho certeza que será uma oportunidade única para apresentar o projeto para um público global e aprender com outros profissionais da área.

 

UNISAL News: Como a participação na Conferência Mundial da SWE pode contribuir para seu crescimento profissional?

Caroline Souza: A participação me permitirá apresentar o “Doe Vida” para um público mais amplo, além de ser uma grande oportunidade de networking e desenvolvimento profissional. As palestras e dinâmicas da conferência me auxiliarão a aprimorar meus conhecimentos e habilidades na área de tecnologia.

 

UNISAL News: Qual a importância da representatividade feminina na área de Tecnologia?

Caroline Souza: As áreas de Engenharia e Tecnologia são majoritariamente masculinas e a representatividade feminina é importante para estimular o interesse de meninas e mulheres nesses campos. A participação de mulheres em eventos como a Conferência Mundial da SWE demonstra que somos capazes de contribuir significativamente para o desenvolvimento da tecnologia.

 

UNISAL News: Em 2023, você e algumas colegas fundaram a primeira filial da SWE em Campinas. Como a formação acadêmica no UNISAL e o apoio dos professores contribuem para sua carreira?

Caroline Souza: O UNISAL me proporcionou uma formação sólida e completa em Engenharia de Computação. Os professores são extremamente qualificados e sempre dispostos a ajudar os alunos. O apoio da Instituição e dos meus colegas foi fundamental para o desenvolvimento do projeto “Doe Vida” e para a fundação da filial da SWE em Campinas.

 

UNISAL News: Que mensagem você deixa para as futuras engenheiras de computação?

Caroline Souza: Acreditem em seu potencial e nunca desistam dos seus sonhos. A área de tecnologia precisa de mais mulheres como você!

Para saber mais sobre o evento, clique aqui.

Fonte: Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) / Texto: Renata Moraes / Fotos: Arquivo pessoal de Caroline de Souza

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber