15/01/2024

Vem aí o Encontro Internacional de Museus Salesianos

Entre os dias 18 e 22 de janeiro, no Colle Don Bosco, Piemonte, Itália, acontece o Encontro Internacional de Museus Salesianos. Será o primeiro Encontro do gênero em toda a Congregação e contará com a participação de dois representantes para cada museu salesiano, proporcionando um intercâmbio enriquecedor de experiências, conhecimentos e, acima de tudo, da herança deixada por São João Bosco. O tema geral da reunião será “A identidade do Museu Missionário Salesiano”.

Alguns outros temas a serem tratados são: evangelizar educando através do Museu Missionário; o seu papel na gravação, conservação, promoção e valorização das culturas indígenas; a criação de mecanismos ou processos para a colaboração contínua e o crescimento recíproco; a partilha das melhores práticas de cada museu visando a aprendizagem também recíproca; entre outros temas.

O encontro é uma iniciativa do Setor das Missões Salesianas, sob a supervisão do Pe. George Menamparampil, que traz um pouco da importância do evento dizendo: “O encontro nos ajudará a aprofundar essa identidade educacional e a natureza evangelizadora de todos os nossos museus. Promete ser um marco na trajetória dos museus salesianos em torno do Mundo”. Ainda de acordo com o Pe. Menamparampil, existe a importância de integrar os museus na identidade educacional e missionária salesiana, destacando a necessidade de atualização segundo as últimas tendências em museologia e tecnologia.

O Brasil estará representado pelos coordenadores do Museu da Obra Salesiana no Brasil (MOSB), Marcos Lima; e do Museu das Culturas Dom Bosco (MCDB), Dirceu Lonkhuijzen. Segundo o coordenador do MCDB, as expectativas por esse encontro são grandes: “Daremos continuidade às ações realizadas tempos atrás, iniciadas de modo virtual, mas que agora retomamos presencialmente”.

Dirceu também diz que o encontro será uma oportunidade de conhecer outras pessoas, profissionais e suas instituições museais, “será uma experiência incrível, uma semana de muito aprendizado para todos os participantes do encontro”.

O evento promete ser um espaço para a troca de ideias, o fortalecimento de parcerias e a inspiração mútua entre os representantes dos museus salesianos. As atividades planejadas incluem palestras, visitas técnicas ao Museu Casa Dom Bosco, exposições, mesas-redondas e momentos de convivência: tudo voltado à promoção da missão salesiana de educar, formar e evangelizar.

Para a Diretora do Museu Abya-Yala, de Quito-Equador, Nataly del Pilar, o encontro é extremamente importante para as instituições culturais salesianas e diz que suas expectativas são positivas: “Minha expectativa é poder formar a Rede de Museus Missionários Salesianos que nos permita trabalhar a museologia, a museografia, a curadoria, a difusão e outros temas museográficos a partir de nosso carisma, o que nos torna diferentes dos demais museus. Este é um passo extremamente primordial, que nos permitirá aprender uns com os outros”, diz Nataly del Pilar.

Fonte: Agenzia Info Salesiana (ANS)

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber