02/07/2023

Você conhece o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora?

No Brasil, o Dia do Hospital é celebrado neste domingo (2), a data coincide com a inauguração da Santa Casa de Misericórdia de Santos, em São Paulo, em 1945. A celebração foi criada com o objetivo de homenagear os profissionais que trabalham nos hospitais. Nesse contexto, a Rede Salesiana Brasil (RSB) conta com o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA), que fica na região de Três Lagoas (MS), e é coordenado pelas Irmãs Salesianas Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), fornecendo um prestigiado trabalho social junto à população local em situação de vulnerabilidade.

SOBRE O HNSA

O Hospital Auxiliadora é referência em saúde para a região Costa Leste do Estado de Mato Grosso do Sul, tem 104 anos de existência, selo da Organização Nacional de Acreditação (ONA) Nível 2, sendo o único Hospital Filantrópico do estado a receber este nível de acreditação. Atualmente, possui cerca de 900 colaboradores e 200 médicos capacitados para executarem seus trabalhos elevando o nível de qualidade e excelência nos atendimentos prestados aos pacientes. 

O Hospital Auxiliadora surgiu após a necessidade da comunidade local que, na época, estava precisando de atendimento médico digno e eficaz, isso em 1919, a ponto de desobrigar os deslocamentos para a capital e outras cidades de maior porte para atendimento médico e internação hospitalar. Naquele período, era imperioso o atendimento aos casos de malária que somavam a outros problemas de saúde que acometiam a população.

No início do HNSA, a exemplo de hoje, os atendimentos hospitalares se tornaram dispendioso, exigindo dos gestores uma grande capacidade gerencial. Diante dos inúmeros obstáculos, os membros da comunidade que administravam o Hospital, viram os problemas aumentando e alguns até de impossível resolução. Foi diante desta situação que, infelizmente, o hospital foi fechado em 1928. Assim, viu-se a população novamente desassistida!

UMA NOVA ESPERANÇA

Após o Hospital Auxiliadora fechar as portas e observando o clamor da população local pela necessidade de atendimento médico, com a malária batendo às portas da população, a Câmara Municipal opta por repassar o Hospital à Diocese, na esperança e na certeza de que a Igreja encontraria maneiras de sustentar a então obra beneficente.

Foi em 1929 que o Hospital Auxiliadora ficou sob a responsabilidade das Irmãs Salesianas Filhas de Maria Auxiliadora que, com o apoio da sociedade três-lagoense, levou em frente os ideais dos fundadores. Desde o longínquo ano de 1919, o HNSA enfrenta as dificuldades inerentes às entidades beneficentes, que colocam o atendimento de qualidade acima de outros ideais.

Com o trabalho das Filhas de Maria Auxiliadora, de funcionários leigos e de um corpo clínico apto ao exercício das suas funções, o Hospital foi superando obstáculos, a ponto de se constituir hoje, em referência para toda uma macrorregião de saúde. O transcorrer dos anos demonstrou que os problemas enfrentados na época não eram privilégio daquele momento histórico, mas fazem parte da rotina dos serviços de saúde que se propõe a atender basicamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), horando os compromissos de universalidade, equidade e integralidade.

AMPLIAÇÃO DOS SERVIÇOS

Ao assumir o papel de Referência para os Atendimentos Hospitalares para uma das 04 macrorregiões de saúde do Estado de Mato Grosso do Sul, o Hospital Auxiliadora se insere nos princípios organizativos do SUS, oferecendo aos usuários serviços que demandam um maior aporte tecnológico, dentro de uma rede regional hierarquizada e regionalizada.

A parceria entre União, Estado, Prefeitura e Administração Hospitalar, tem possibilitado um grande avanço por meio da renovação do parque tecnológico, além da ampliação dos serviços de: Hemodiálise, Oncologia, Centro de Oftalmologia, Pronto Atendimento de Convênios 24 horas, Centro de Especialidades Médicas, UTI adulto, UTI Neonatal, Hemodinâmica, Centro de Diagnóstico por Imagem moderno e, também, a expansão de quatro novas salas do Centro Cirúrgico.

Entre atendimentos ambulatoriais, do SUS e convênios particulares, o Hospital registou no ano de 2022 cerca de 150 mil atendimentos, além de 11 mil internações, sendo referência para uma macrorregião de 350 mil habitantes e um dos mais importantes hospitais do estado do Mato Grosso do Sul, atendendo a dez municípios: Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Cassilândia, Inocência, Paranaíba, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.

RECONHECIMENTOS

O Hospital Nossa Senhora Auxiliadora é uma das instituições mais importantes para o estado do Mato Grosso do Sul, além dos investimentos estruturais e de pessoas, foi preciso melhorar processos de qualidade, por isso, desde 2013, o HNSA atende com os melhores padrões em saúde. No ano de 2014 recebeu o Prêmio Ouro de Qualidade pelo Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH), tornando-se o único Hospital do estado a receber o título.

Já em 2017, participou do Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF) e, em 2018, o Hospital Auxiliadora foi acreditado na Organização Nacional de Acreditação (ONA), tornando-se o único hospital Beneficente do estado do Mato Grosso do Sul a receber esse título, que reflete nos princípios de qualidade e organização institucional.

No ano de 2019 o Hospital recebeu novamente a auditoria do PQF, desta vez com a revalidação e ampliação dos setores acreditados. E, nos anos de 2021 e 2022, o HNSA novamente foi revalidado como ONA nível 1, representando o compromisso com a qualidade e segurança dos pacientes que são atendidos pela Instituição.

Dentre essas conquistas, está também o Selo de UTI Top Performer que caracteriza o HNSA em um grupo seleto de hospitais do Brasil com a melhor performance. A avalição é da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e Epimed Solutions que analisaram 700 UTIs de todo o país, dentro dessas 135 receberam esta distinção. O projeto valoriza as UTIs que trabalham com qualidade e gerenciam indicadores para que obtenham os melhores resultados por meio da performance, estimulando indicadores de qualidade, parâmetros de mortalidade, utilização de recursos e a melhoria dos cuidados aos pacientes.

Neste ano, no mês de março, a Instituição ganhou o selo de acreditação ONA Nível 2 – Pleno, um importante reconhecimento que significa melhorias dos processos que refletem em excelência para os atendimentos dos pacientes. Agora, o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora se torna o primeiro hospital de Mato Grosso do Sul a ter essa conquista.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com apoio da Assessoria de Comunicação do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA), Três Lagoas (MS)

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber