Celebração Litúrgica da Beata Maria Romero

Notícias

07/07/2024

Celebração Litúrgica da Beata Maria Romero

Celebração Litúrgica da Beata Maria Romero
Foto: ©AGFMA-Roma (disponibilizada pelo Arquivo Geral das FMA)

Neste 7 de julho, Celebração Litúrgica da Beata Maria Romero Meneses, a memória de uma mulher dedicada à caridade e à evangelização representa bem a missão e o legado desta Filha de Maria Auxiliadora (FMA). Para entender um pouco mais sobre a profundidade de sua influência, Irmã Marianela Fernández Alfaro, FMA que há sete anos trabalha na Casa de Maria Auxiliadora - Obras Sociais Irmã Maria Romero, fundada pela própria Beata, traz um pouco da sua vivência e dedicação à continuidade da missão iniciada pela Irmã Salesiana, cuja causa de canonização está em andamento. 

Irmã Marianela Fernández Alfaro, nascida na Costa Rica, desenvolveu sua vocação religiosa desde cedo. Com especialização em literatura e linguística espanhola e aprofundamento da espiritualidade salesiana, trabalha há sete anos no Centro Histórico Irmã Maria Romero, sediado na Casa de Maria Auxiliadora - Obras Sociais Irmã Maria Romero, na cidade de São José, Costa Rica. Esta foi a primeira casa salesiana que conheceu, desde o ventre materno, pois sua mãe foi fiel colaboradora de Irmã Maria Romero. Através de sua mãe aprendeu a amar, respeitar e confiar sempre na intercessão da Beata. “Viver na Casa de Maria Auxiliadora, e especificamente na documentação de Irmã Maria Romero, é para mim uma honra imerecida, mas que valorizo e agradeço todos os dias ao Senhor e à Virgem”, comenta Irmã Marianela que se dedica a manter vivo o legado da Beata.

CASA DE MARIA AUXILIADORA - OBRAS SOCIAIS IRMÃ MARIA ROMERO
A Casa de Maria Auxiliadora - Obras Sociais Irmã Maria Romero, fundada pela própria Beata, continuam a florescer, oferecendo uma ampla gama de serviços comunitários. O programa “Las Margaritas”, por exemplo, apoia 120 mulheres chefes de família com assistência alimentar, oficinas de desenvolvimento integral e retiros anuais. Além disto, “todos os sábados são atendidas 25 pessoas para ouvi-las e prestar ajuda, mediante agendamento. Portanto são 100 pessoas por mês para ajudar”, conta Irmã Marianela.

De segunda a sexta-feira, o Consultório Médico atende cerca de 300 pessoas por mês, muitas delas migrantes e sem acesso à assistência social. Já a Escola de Orientação Social oferece cursos para 250 mulheres que desejam aprimorar os conhecimentos de: Inglês, Princípios Contábeis, Softwares e Aplicativos, Técnicas de Secretariado, Culinária Nacional e Internacional, Padaria, Estética e Beleza, Corte e Costura e Alta Costura.

Há também um internato que acolhe jovens em situação de risco social. “[As jovens] estudam o ensino secundário no centro educativo que também temos, subsidiado em parte pelo governo. São 120 jovens que não conseguiram concluir o ensino secundário, algumas das quais já maiores de idade, e que recebem uma educação integral com um programa estatal adaptado a esta população”, comenta Irmã Marianela. “Há também uma creche com 25 meninos e meninas. Está em andamento a construção de uma creche que poderá receber um número maior no futuro”, conclui.

Além de todas as ações, há ainda o bazar de roupas a preços muito acessíveis e iniciativas como a Novena de Natal para crianças de 3 a 12 anos, a Festa dos Inocentes para gestantes e bebês de até 2 anos e a Festa de São João Bosco para os adolescentes. Tais ações buscam garantir que a espiritualidade, o bem-estar das pessoas e a comunidade estejam sempre em primeiro plano. “Um modelo de uma pequena igreja sinodal”, comenta Irmã Marianela.

Outra fundação de Irmã Maria Romero é a Associação de Ajuda aos Necessitados (ASAYNE), uma associação dirigida por leigos para construir casas para os mais pobres. Enquanto Irmã Maria viveu, foram construídas três cidadelas.

ÁGUA DA IRMÃ MARIA
Entre as histórias mais fascinantes sobre a Beata está a da "água da Irmã Maria Romero". Em 1955, enquanto ainda estava no Colégio Maria Auxiliadora, em São José, Irmã Maria pediu à Virgem uma água milagrosa, semelhante à de Lourdes. Sua profunda fé resultou em muitos relatos de curas e conversões. Quando se mudou para a Casa de Maria Auxiliadora em 1959, continuou-se a fornecer essa água, que se tornou um símbolo de sua confiança e devoção.
“A água vinha do mesmo cano, tanto que quando se mudou para esta casa, em 1959, continuou a fornecer a água, o que a tornou maravilhosa foi a fé de Irmã Maria: os milagres de cura e conversão foram muitos. Doze anos depois, em 1967, quando estava em construção o Consultório Médico, o poço que abastecia a construção do edifício secou. Era urgente conseguir água. Irmã Maria, depois de ter rezado profundamente, com os olhos fechados, caminhando entre os escombros, apoiada em um dos operários, e como se procurasse com uma vara, pedindo à Virgem que lhe inspirasse onde deveria marcar, disse: ‘Aqui!’, e ali cravou o bastão. Começaram a cavar o poço e a apenas 10 m encontraram água! Enviaram-na para ser examinada e revelou-se que era ‘água potável!... perfeita!’. Desde essa data, esta é a água da Virgem que se derrama nesta casa”, conta Irmã Marianela.

LAS “MISIONERITAS”, AS PEQUENAS MISSIONÁRIAS
O trabalho missionário de Irmã Maria Romero foi vasto e impactante. Ela não apenas criou oratórios e grupos de evangelização na periferia da cidade, mas também liderou missões anuais em zonas remotas do país. Seu famoso grupo das "Misioneritas" levava alimento, esperança e a mensagem da fé de porta em porta, preparando famílias para os sacramentos e entronizando a Virgem Maria e o Coração de Jesus em lares por toda a Costa Rica. “Com o seu famoso grupo de “Misioneritas”, fundado em 1939, com as jovens do coral e outras pessoas que aderiram, conseguiram ir de casa em casa para evangelizar, para dar comida, para levar esperança; mas este ardor não se limitava à cidade: mas uma vez por ano faziam missões a zonas remotas do país, com todos os inconvenientes daquela época. Entronizaram a Virgem e o Coração de Jesus em milhares de famílias. Preparavam-se para os sacramentos: batismo, confissão, primeira comunhão, crisma e até matrimônio. O da mihi animas (ndr. Dai-me almas) de Irmã Maria foi assimilado por estas pequenas missionárias”, conta Irmã Marianela.

LEGADO DE FÉ E CARIDADE
O testemunho de Irmã Angelita Marcolin, missionária italiana que trabalhou de perto com Irmã Maria, sintetiza o legado da Beata: "Para que a obra de Irmã Maria (da Virgem) prospere e seja eficaz, são necessárias almas que vivam em constante intimidade com o Senhor, como a própria Irmã Maria viveu. Além disso, é necessária absoluta convicção de que a Divina Providência age e que Maria Santíssima é a única Rainha e Senhora".

O legado de Irmã Maria Romero é um grande e rico exemplo de amor ao próximo, devoção e fé. Sua influência continua a tocar vidas, e a Casa de Maria Auxiliadora permanece um farol de esperança e caridade.

Escrito por Janaína Lima

Mais Recentes

Região Nordeste Sedia 5ª Etapa do ENARSE/ENEL 2026 com Foco na Transformação Educativa

Em Jaboatão dos Guararapes (PE), lideranças das Inspetorias Maria Auxiliadora e São Luiz Gonzaga reúnem-se para consolidar indicadores de qualidade e fortalecer as comunidades educativas. Entre os dias 18 e 20 de maio, a cidade de Jaboatão dos Guararapes (PE) foi o coração da Rede Salesiana Brasil (RSB) ao sediar a quinta etapa regional do Encontro Nacional das Escolas Salesianas (ENARSE) e do Encontro Nacional de Ecônomos Locais (ENEL). O evento presencial reuniu gestores e lideranças da Inspetoria Maria Auxiliadora e da Inspetoria São Luiz Gonzaga, dando continuidade ao cronograma do Plano Integrado de Formação 2026. Formação Estratégica e Resposta aos Desafios Atuais Com a assessoria metodológica do Dr. Ricardo Mariz, o encontro de três dias proporcionou um espaço de imersão e aprofundamento do Caderno 6 do Currículo da RSB (Parâmetros Institucionais de Qualidade Educacional). A programação técnica e formativa instigou os participantes a refletirem sobre a necessidade de mudança na educação e o uso de indicadores como ferramentas para ações estratégicas eficazes. As lideranças escolares se organizaram em grupos de trabalho focados nas cinco dimensões fundamentais da gestão salesiana: Liderança, Gestão Pedagógica, Pastoral Escolar, Comunicação e Gestão de Recursos/Sustentabilidade. A partir do diagnóstico prévio de suas realidades locais, as equipes debateram convergências regionais e pactuaram os indicadores síntese que darão subsídio à construção da Matriz Nacional de Indicadores da RSB. Vozes que Animam a Missão O encontro no Nordeste foi marcado por profundas reflexões que destacaram o papel da educação salesiana diante das realidades contemporâneas: “O que nós queremos mesmo é encher o coração dos jovens de esperança e, para isso, nós temos que oferecer uma educação humanizante e humanizadora. O currículo que não humaniza, o currículo que não faz crescer, não é salesiano, não é nosso. Que nós possamos, com as luzes do Espírito Santo e a presença materna de Maria, ver aquilo que precisamos mudar, o que precisamos potenciar e o que precisamos ressignificar.” Ir. Maria Américo Rolim - Inspetora da Inspetoria Maria Auxiliadora “Nos momentos de grande crise, o que nós fazemos? Procuramos refletir. Esse é o objetivo de estarmos juntos: para partilharmos aquilo de bom que fazemos nas casas e nos animar na esperança cristã, para que a gente possa formar nesses tempos difíceis uma fronteira bem erguida da educação, com a força do Sistema Preventivo e da educação salesiana.” Pe. Francisco Inácio Vieira Junior - Inspetor da Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil “Somos responsáveis por uma rede muito especial de escolas, portanto, pelas vidas de muitos jovens, crianças e adolescentes, e precisamos agir com responsabilidade. Que esse encontro seja uma importante alavanca para o crescimento do nosso trabalho a serviço da missão salesiana.” Pe. João Carlos - Vice-Inspetor da Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil “Os salesianos têm uma presença muito forte na educação particular de Pernambuco pela contribuição que têm dado, assim como as outras congregações religiosas, mas o mais importante de tudo é o processo constante de estar com os olhos na realidade, na sociedade, atuando diretamente.” José Ricardo Dias Diniz - Presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco Próxima Parada: Rio de Janeiro Após o sucesso das etapas de Campo Grande (MS), Manaus (AM), Goiânia (GO), São Paulo (SP) e Jaboatão dos Guararapes (PE), o ciclo itinerante do ENARSE/ENEL 2026 segue viagem. A sexta etapa regional acontecerá nos dias 28 e 29 de maio, em Campos dos Goytacazes (RJ), mobilizando novas lideranças em prol da excelência e da sustentabilidade das escolas salesianas no Brasil. Por Janaina Lima, com apoio da equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Rede Salesiana Brasil investe em projetos pastorais e sociais em todo o país por meio de dois editais de fomento

A Rede Salesiana Brasil (RSB) reafirma seu compromisso com a missão educativo-pastoral e com a transformação social ao concluir mais uma rodada de seus editais internos de fomento. Em 2026, dois processos seletivos mobilizaram recursos em favor de projetos desenvolvidos por inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) em diferentes regiões do Brasil, chegando diretamente às juventudes e comunidades atendidas pela Rede. Os valores referentes a ambos os editais já foram integralmente repassados às organizações contempladas. Edital 001/2026: pastoral juvenil salesiana como prioridade O primeiro edital, fruto de recurso próprio da RSB, foi criado para apoiar projetos voltados à pastoral juvenil e às lideranças juvenis. A iniciativa busca fortalecer os grupos juvenis nas inspetorias e engajar os jovens de forma mais efetiva nas instâncias de animação pastoral, contribuindo para o protagonismo juvenil e a vivência mais intensa do carisma salesiano. Os projetos aprovados precisavam estar alinhados aos quatro eixos do Planejamento Estratégico da RSB para 2026: Animação, Formação, Comunicação e Inovação. Cada inspetoria salesiana do Brasil inscreveu e teve contemplado um único projeto, totalizando dez iniciativas apoiadas. Conheça os projetos contemplados: FMA BRE | Projeto Trilhas – Itinerários Pastorais que Formam e Transformam Itinerários Pastorais que conduzem jovens a processos de formação e transformação pessoal e comunitária. FMA BMM | Com os Jovens, Peregrinos da Esperança - Ações de animação pastoral que colocam os jovens como protagonistas da própria caminhada de fé e esperança. SDB BPA | "Da Mihi Animas" Projeto inspirado no lema de Dom Bosco que fortalece a animação vocacional e a vivência da espiritualidade juvenil salesiana. SDB BCG | Congresso em Salesianidade - Congresso formativo que aprofunda a identidade salesiana entre os jovens da inspetoria, promovendo pertencimento e espiritualidade. SDB BMA | "Fortalecendo a Articulação Juvenil Salesiana" - Iniciativa que articula os grupos juvenis da inspetoria, fortalecendo a rede interna de animação e participação dos jovens. SDB BRE | Animação Carismática de Dom Bosco: A Identidade Salesiana por Meio da Formação Orgânica e Sistemática - Processo formativo sistemático voltado ao aprofundamento da identidade salesiana entre lideranças juvenis. SDB BSP | Formação de Liderança - Projeto que investe no desenvolvimento de jovens líderes dentro da inspetoria, capacitando-os para atuação em diferentes espaços de animação pastoral. SDB BBH | Itinerários Formativos de Educação à Fé - Itinerários de educação à fé que acompanham os jovens em seu crescimento espiritual e humano integral. FMA BMA | Ações que Transformam - Projeto de animação e formação que mobiliza jovens da inspetoria em ações concretas de transformação social e evangelização. FMA BAP | Movimentando a Esperança - Iniciativa que mobiliza a juventude salesiana em torno da esperança como valor central da missão, fortalecendo vínculos e pertencimento. Edital 002/2026: projetos sociais em parceria com a União Pela Vida O segundo edital foi realizado em parceria com a União Pela Vida (UPV) e teve como foco os projetos sociais desenvolvidos pelas presenças salesianas e instituições vinculadas às inspetorias em todo o Brasil. O objetivo central é apoiar ações concretas voltadas ao desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, sempre alinhadas ao Projeto Educativo-Pastoral Salesiano. As temáticas elegíveis abrangeram um amplo espectro de atuação social: ação complementar à escola, educação formal, práticas esportivas, proteção à infância, acolhimento institucional, formação profissional, promoção da cultura, atenção à família, medidas socioeducativas e promoção da saúde.  Foram contemplados 13 projetos, distribuídos entre as inspetorias, com destaque para as inspetorias SDB BCG e FMA BAP, a inspetoria do estado do Mato Grosso teve duas iniciativas aprovadas, já a Inspetoria das Filhas de Maria Auxiliadora, BAP, recebeu fomento em três projetos: FMA BAP | Centro de Estudos do Menor e Integração na Comunidade Empreendedorismo, Inovação e Protagonismo Juvenil – Formação em empreendedorismo, inovação social, design digital e comunicação para adolescentes em situação de vulnerabilidade. FMA BAP | Instituto Medianeira Casa da Criança “Conexão Segura – Comunicação, Redes Sociais E Eca Digital” - promover a formação de adolescentes para o uso seguro, ético e responsável das tecnologias digitais e redes sociais, fortalecendo a cidadania digital e a proteção FMA BAP | Centro Maria Rita Périllier “Caminhos De Futuro – Projeto De Vida E Prevenção Social” - Promover o desenvolvimento integral de adolescentes em situação de vulnerabilidade social, por meio de ações sócio educativas voltadas à construção de projeto de vida, fortalecimento emocional, prevenção de riscos sociais e desenvolvimento pessoal para cidadania. FMA BMA | Inspetoria Laura Vicuña "Amor que transforma vidas" – Formação humana integral com atividades culturais, musicais e esportivas, fortalecendo vínculos familiares e a inserção no mercado de trabalho. FMA BMM | Obras Sociais Nossa Senhora da Penha Trilhando o Futuro – Formação profissional de adolescentes em situação de vulnerabilidade, fortalecendo sua autonomia e inserção no mundo do trabalho. FMA BRE | Inspetoria Maria Auxiliadora "Vozes e Histórias: Letramento e Protagonismo Juvenil" – Práticas de leitura, escrita criativa, expressão artística e educomunicação para fortalecer o protagonismo juvenil. SDB BBH | Centro Juvenil Oratório Mamãe Margarida RAÍZES – Fortalecimento da identidade, autoestima e valorização étnico-racial de crianças e adolescentes por meio de vivências culturais afro-brasileiras. SDB BCG | MSMT – Centro Juvenil São João Batista 57º Troféu da Juventude – Campeonato de futebol com atividades esportivas e educativas para adolescentes e jovens. SDB BCG | MSMT – Centro Juvenil Dom Bosco Conexão que Transforma Vidas – Fortalecimento da infraestrutura tecnológica e dos recursos socioeducativos da obra social. SDB ISMA | Inspetoria Salesiana da Amazônia "Esporte e Cidadania nos Oratórios da Amazônia" – Ampliação das ações esportivas e educativas nos oratórios missionários da Amazônia, promovendo o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. SDB BPA | Inspetoria Salesiana São Pio X ODS em Ação: educadores e educandos construindo o amanhã – Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas obras sociais salesianas, incentivando gestão participativa e protagonismo juvenil. SDB BRE | Horto do Padre Cícero "Juventude em Rede: Educação, Convivência e Inclusão Digital no Horto" – Inclusão digital e desenvolvimento socioeducativo por meio de oficinas de informática e atividades de convivência. SDB BSP | "Articulação Política" – Fortalecimento do trabalho em rede das obras sociais salesianas, promovendo participação cidadã, protagonismo juvenil e defesa dos direitos humanos. Investimento em rede, impacto nacional Com os dois editais, a Rede Salesiana Brasil investiu R$ 800 mil em iniciativas que unem evangelização, formação humana, proteção social e transformação de vidas. As 21 iniciativas contempladas chegam a todas as regiões do país, reafirmando a vocação da RSB de fortalecer a missão salesiana por meio da atuação em rede e do investimento direto nas juventudes e comunidades que mais precisam. Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Sandra Sahd representa a Rede Salesiana Brasil no maior congresso de captação de recursos do mundo

Gestora nacional participou do AFPICON 2026, em San Diego, como ouvinte e palestrante, e traz de volta aprendizados sobre coragem, inteligência artificial e o que realmente mobiliza doadores. No mês de abril, Sandra Sahd, gestora nacional de captação de recursos da Rede Salesiana Brasil, embarcou para San Diego, na Califórnia, para participar do AFPICON 2026 Conference, promovido pela Association of Fundraising Professionals (AFP). Considerado o maior congresso de captação de recursos do mundo, o evento reuniu cerca de 4 mil profissionais do setor, com mais de 150 palestras distribuídas ao longo dos dias, criando um ambiente intenso de aprendizado, inovação e troca de experiências. Sandra não foi apenas como ouvinte. Em determinado momento do congresso, ela subiu ao palco como palestrante e foi nessa experiência que encontrou uma das lições mais profundas do evento. "Estar diante de uma plateia formada por nativos americanos, apresentando em uma língua que não domino plenamente, foi uma experiência intensa e desafiadora, comparável ao momento em que um captador se coloca diante de um possível doador." Sandra Sahd, gestora nacional de captação de recursos da RSB O nervosismo, o receio de falhar, o medo de não ser compreendida: sentimentos que Sandra reconhece como parte do cotidiano de quem trabalha com captação de recursos. Para ela, a coragem é a maior aliada do captador, seja para subir ao palco em um congresso internacional, seja para solicitar apoio financeiro a alguém que pode impulsionar um projeto social. Persistência e determinação, reforça a gestora, são essenciais tanto para conquistar novas oportunidades quanto para ampliar o impacto das obras sociais salesianas. Inteligência artificial na pauta do setor Outro ponto marcante do AFPICON 2026, segundo Sandra, foi a presença massiva da inteligência artificial nas discussões e palestras. A tecnologia não era coadjuvante: estava no centro dos debates sobre tendências e ferramentas que já fazem parte do cotidiano da captação de recursos em todo o mundo. Ainda assim, Sandra contextualiza o avanço tecnológico diante do que considera a essência da profissão. "Mobilizar recursos é a arte de mobilizar corações. A IA nos ajuda, mas nunca substituirá o encontro humano que transforma realidades." Sandra Sahd Referências internacionais a serviço da missão A participação de Sandra Sahd no AFPICON 2026 reforça o compromisso da Rede Salesiana Brasil em buscar referências internacionais, trazer novas práticas ao país e inspirar seus profissionais e obras sociais a seguirem firmes em sua missão. A experiência vivida em San Diego não ficará restrita às anotações de um congresso: ela chega à RSB como combustível para uma atuação mais corajosa, mais conectada e mais eficaz na captação de recursos que sustentam e ampliam o sonho salesiano. Porque, assim como no palco de uma conferência mundial, cada nova abordagem a um doador exige coragem, propósito e a certeza de que desistir nunca é uma opção. Comunicação da Rede Salesiana Brasil. Com informações de Sandra Sahd.
O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil