Dia dos Povos Indígenas: Celebrando Cultura e Respeito às Raízes
19/04/2024

Dia dos Povos Indígenas: Celebrando Cultura e Respeito às Raízes

Dia dos Povos Indígenas: Celebrando Cultura e Respeito às Raízes
Fotos: Arquivos das Inspetorias mencionadas

No dia 19 de abril, o Brasil celebra o Dia dos Povos Indígenas, uma data que remonta à importância histórica e cultural dos povos originários que habitavam as terras antes da chegada dos colonizadores europeus. Este dia é uma oportunidade não só para celebrar a riqueza das culturas indígenas, mas também para refletir sobre os desafios enfrentados por essas comunidades ao longo da história e a importância de preservar e respeitar suas tradições.

O Dia dos Povos Indígenas foi instituído em 1943, através do decreto de lei nº 5.540, como uma forma de reconhecer a importância dos povos originários na formação da identidade brasileira. A escolha da data se deve ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no dia 19 de abril de 1940, em Patzcuaro, no México.

 

A MUDANÇA DE “ÍNDIO” PARA “INDÍGENA”

Nos últimos anos, houve um movimento significativo para substituir o termo "índio" por "indígena". Essa mudança linguística busca evitar estereótipos e preconceitos associados ao termo anterior, que remonta aos equívocos dos primeiros colonizadores europeus que acreditavam ter chegado às Índias quando desembarcaram no continente americano.

De acordo com o Manual de Comunicação do Senado Federal, é preciso observar as seguintes atualizações:

Para designar o indivíduo, use o termo indígena; não use o termo índio. Indígena significa "originário, aquele que está ali antes dos outros" e valoriza a diversidade de cada povo. Para se referir ao dia 19 de abril, use Dia dos Povos Indígenas (com iniciais maiúsculas). Não use Dia do Índio. Recomenda-se também o uso dos termos aldeia, terra ou território indígena, em vez de tribo. Para o grupo de indígenas, use etnia ou povo.

Conheça mais orientações clicando aqui.

 

REDE SALESIANA BRASIL E A PRESERVAÇÃO DA CULTURA INDÍGENA

As missões da Rede Salesiana Brasil têm desempenhado um papel fundamental no cuidado, preservação e respeito à cultura dos povos indígenas em diferentes regiões do país. Por meio de projetos educacionais, sociais e de desenvolvimento sustentável, as instituições salesianas têm trabalhado lado a lado com comunidades indígenas, promovendo o respeito à sua autonomia, línguas, tradições e modos de vida.

 

IRMÃ ELISABETH SCHWAIGER

Hoje com 92 anos de idade, a Filha de Maria Auxiliadora (FMA), Ir. Elisabeth Schwaiger, da Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia, dedicou uma vida de trabalho aos povos originários do Alto Rio Negro, no Amazonas. A missionária alemã conta que sua admiração pelos povos originários teve início muito cedo: “Minha paixão missionária começou antes mesmo de ser Filha de Maria Auxiliadora. Cheguei ao Brasil em 1959 e logo fui para as missões do Alto Rio Negro trabalhar com os indígenas que amo até hoje, colaborando no Museu do Índio de Manaus”.

Para o Dia dos Povos Indígenas, Ir. Elisabeth Schwaiger deixa sua mensagem: “Minha homenagem de gratidão e reconhecimento pela vida e missão dos indígenas, cuidando com carinho da nossa Casa Comum, porque são eles os primeiros guardiões das nossas terras, rios e florestas. Parabéns!”

 

PADRE AQUILINO TSERÉ UB’Õ TSIRUI’Á

Com 63 anos de idade, dos quais 21 são de sacerdócio e 31 de vida religiosa, Padre Aquilino Tseré ub’õ Tsirui’á está à frente da Paróquia Pessoal São Domingos Sávio, na presença missionária salesiana de Nova Xavantina, da Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório. “Eu substituí o P. Giaccaria em 2021. Fui nomeado para que continuasse a paróquia, a São Domingos Sávio, que é a paróquia pessoal do Xavante.”, declarou Pe. Aquilino.

Um dos fatores que tornam o trabalho do Pe. Aquilino diferente do seu antecessor é que ele é xavante, nascido na Marãiwatsédé, região do Alto Boa Vista, mas crescido no ambiente salesiano da presença missionária de São Marcos. “Quando pensei em ser salesiano, era estranho para eles [familiares], porque ninguém foi antes de mim. Então, alguns queriam que eu ficasse, porque senão quebraria a cultura nossa, então era difícil. Mas alguns estavam também aceitando: ‘Não, deixa ele ir’ - diziam. ‘Vamos ver se ele não desiste, se está querendo ir, que vá! E quem sabe, talvez o desejo grande dele pode levar ele a ser sacerdote’”, explicou. A aceitação por parte da família e da comunidade xavante fez com que hoje Pe. Aquilino seja respeitado como missionário salesiano, além dos próprios laços de sangue.

Apesar das divergências de opiniões sobre o Dia dos Povos Indígenas, entre os xavantes, todo o mês de abril é de celebrações. Nessa festa está incluída uma das mais importantes para os xavantes, que é a Corrida do Buriti – uma competição entre grupos em que cada integrante de uma equipe precisa correr carregando no ombro um tronco de buriti, pesando em torno de 50 Kg. “Antigamente, não conhecíamos o ‘Dia do Índio’. Mas, a partir dos anos 1980, os missionários alertavam, ‘vamos lembrar os indígenas, vamos fazer um jogral, vamos fazer um pouco de história para lembrar o que foi antigamente’. Hoje em dia, nós vemos que é uma valorização dos brasileiros não indígenas, para que os indígenas possam ser valorizados, respeitados como pessoa”.

 

PROJETO E’KATI NU’KURÃ

A Missão Salesiana de Iauareté situa-se no município de São Gabriel da Cachoeira (AM), no oeste da Amazônia Brasileira, fronteira com a Colômbia. E’KATI NU’KURÂ’, que na língua tukano significa “Sempre Alegres”, foi o nome escolhido para representar o projeto realizado pelas Filhas de Maria Auxiliadora.

Hoje, são atendidos mais de 300 crianças, adolescentes, jovens e adultos. De segunda a sexta são realizadas oficinas de bordado, crochê, violão, tapeçaria, Infância Missionária, Adolescência Missionária Salesiana, Oratório Festivo, reforço escolar e Ohte bú’era (horta).

Iauaretê, é um distrito de população indígena, formado por mais de 10 etnias. Sua localização é bem distante de São Gabriel da Cachoeira, o que dificulta a mobilização dos povos que acontece somente pelos rios, limitando o acesso de materiais e alimentação para todos.

Mesmo com a distância, o projeto E’KATI NU’KURÃ se concretiza, com o objetivo de promover a vida.

   

O Dia dos Povos Indígenas é mais do que uma simples data no calendário, é um convite para reconhecer, valorizar e celebrar a diversidade cultural e a riqueza das tradições dos povos originários do Brasil. A colaboração da Rede Salesiana Brasil e de outras instituições comprometidas com a causa indígena é essencial para garantir que essas culturas continuem a prosperar e a serem respeitadas dentro da sociedade.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Reitor-Mor nomeia padre Pedro André como novo diretor da ANS – Agência Info Salesiana

Na quarta-feira, 1º de julho de 2026, o Reitor-Mor dos Salesianos, padre Fabio Attard, nomeou o padre Pedro André Pinto Junior como novo diretor da ANS – Agência Info Salesiana. Ele sucede o padre Harris Pakkam, que ocupava o cargo desde junho de 2021. O novo diretor O padre Pedro é brasileiro, jornalista, tem 38 anos de idade e é originário da Inspetoria Salesiana de São Paulo (Brasil). Possui formação em Filosofia e Teologia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo e bacharelado em Ciências da Comunicação Social pela Università Pontificia Salesiana de Roma, onde conclui atualmente o mestrado na mesma área. Foi ordenado sacerdote em 2015, tendo exercido funções de coordenador de pastoral, pároco, reitor de santuário, diretor geral, diretor de obra social e salesiano referente para a comunicação social em sua inspetoria de origem. Sua trajetória no campo da comunicação começou cedo, com iniciativas voltadas à juventude e à comunicação. Entre 2016 e 2019 foi assessor nacional de comunicação da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Desde 2022 é colaborador da Rádio Vaticano – Vatican News em língua portuguesa. Em janeiro de 2026, foi transferido para a Sede Central da Congregação Salesiana, em Roma, como membro do Setor para a Comunicação Social. Sua nomeação como diretor da ANS entrou em vigor em 1º de julho de 2026, mesma data em que foi oficializada pelo Reitor-Mor. A Agência Info Salesiana (ANS) A ANS nasceu do desejo da Congregação Salesiana de contar com uma estrutura profissional de comunicação a serviço da missão salesiana. Criada, planejada e lançada como agência de notícias em 1992, a Agência Info Salesiana consolidou-se como um veículo digital de informação que acompanha as rápidas transformações do universo da comunicação e busca oferecer uma cobertura qualificada da realidade salesiana em todo o mundo. Sua missão é divulgar notícias, acontecimentos, eventos e reflexões relacionados aos órgãos de governo e de animação da Congregação Salesiana, à vida e à missão dos Salesianos de Dom Bosco e dos diversos grupos da Família Salesiana, à juventude, aos temas da educação e da formação, bem como à vida da Igreja, com especial atenção à Vida Consagrada, aos jovens, à educação e à cultura. Como órgão oficial de comunicação da Congregação Salesiana, a ANS possui dimensão internacional. Atualmente, publica conteúdos em seis idiomas: italiano, inglês, espanhol, francês, português e polonês. A Agência conta com uma redação central instalada na Sede Central dos Salesianos, na Via Marsala, 42, em Roma, além de uma ampla rede de correspondentes e colaboradores voluntários presentes em diversos países dos cinco continentes. Fonte: (ANS – Roma)

Sede Nacional da Rede Salesiana Brasil Recebe Visita Institucional do Embaixador da Itália

Encontro em Brasília reforça os laços históricos e a herança cultural da presença salesiana no país, marcada pela maior capilaridade de uma congregação católica de origem italiana em solo brasileiro. Alinhado à sua agenda de visitas a universidades, escolas e grandes instituições do país, o Embaixador da República Italiana no Brasil, S.E. Alessandro Cortese, acompanhado pelo Primeiro-Secretário da Embaixada, Sr. Edoardo Berzi, realizou uma visita institucional à Sede Nacional da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF). A comitiva diplomática foi recebida pela liderança da RSB, em um encontro que celebrou a profunda conexão cultural e a longevidade da missão salesiana no território nacional. Uma História Escrita a Muitas Mãos A aproximação com a Embaixada baseia-se na relevância histórica e no impacto social da atuação salesiana. Para o Diretor Executivo da RSB, Padre Sérgio Augusto Baldin Jr., receber a representação diplomática italiana é uma oportunidade de dar visibilidade ao carisma salesiano: "É sempre uma alegria muito grande acolher, na casa salesiana, os embaixadores e embaixatrizes a fim de compartilharmos a nossa missão e tornar conhecido todo o trabalho educativo e de defesa dos direitos das crianças e adolescentes em todo o Brasil", pontua o Diretor. O Assessor Institucional da RSB, Professor Ricardo Lobato, que participou da recepção à comitiva, explica como se consolidou esse canal de diálogo: "Foi um canal direto que se teve baseado no fato de os salesianos terem uma presença de quase duzentos anos no Brasil e serem a congregação católica de origem italiana com maior capilaridade no país", destacou Ricardo. Ainda representando a RSB, também estiveram presentes na visita a Coordenadora Executiva, Maria Dantas, bem como a Assessora Jurídica, Vanessa Martins. Da Profecia de Dom Bosco à Realidade de Brasília Um dos momentos marcantes do encontro foi a partilha de histórias sobre a expansão salesiana na América do Sul e a fundação da capital federal. Segundo Ricardo Lobato, a delegação italiana demonstrou grande entusiasmo ao ver a tradição carismática ser mantida viva e com tanta força no país. Durante a visita, o Embaixador Cortese comentou sobre a famosa profecia de Dom Bosco a respeito da criação de Brasília, e Pe. Sérgio complementou o panorama histórico, lembrando que o santo fundador sonhou com Brasília, com a Patagônia e também com o Mato Grosso. Esse sonho foi o motor de toda a presença salesiana na América do Sul, que teve início na Argentina, passou pelo Rio de Janeiro — instalando-se em Niterói — e, ainda com Dom Bosco vivo, expandiu-se fortemente para a região do Mato Grosso (hoje dividida entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul). Essa forte ligação histórica culminou no fato de a primeira obra católica instalada na nova capital federal ter sido justamente uma obra salesiana, a Paróquia São João Bosco, localizada no Núcleo Bandeirante, vinculando a identidade de Brasília à salesianidade desde a sua fundação. Sintonia e Espaço de Convivência Além do resgate histórico e institucional, o encontro reservou momentos de descontração e proximidade cultural. "O Embaixador Alessandro é um grande apreciador de esportes e, particularmente, do futebol. Durante o almoço, partilhamos nossas experiências esportivas ao longo de nossa juventude", comentou Pe. Sérgio ao compartilhar um pouco sobre os bastidores do encontro. A visita do Embaixador Alessandro Cortese à Sede Nacional da RSB reafirma o mútuo respeito e o reconhecimento da Itália ao grandioso trabalho educativo e social promovido pela missão salesiana. Ao manter suas raízes firmes e dialogar ativamente com a sociedade e suas instituições, a Rede Salesiana Brasil garante que o legado de Dom Bosco e Madre Mazzarello continue gerando frutos de cidadania e esperança para as crianças, adolescentes e jovens do país. Por Janaina Lima, com o apoio da equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Protagonismo Juvenil e Engajamento: RSB Realiza Encontro On-line de Boas Práticas Comunicacionais e Produção Cultural

Iniciativa do Comitê de Comunicação da RSB reuniu obras sociais de diversas regiões do país para partilhar experiências de sucesso na produção de conteúdos para as redes sociais, que impulsionam o protagonismo juvenil No dia 16 de junho, a Rede Salesiana Brasil (RSB) promoveu o Encontro On-line de Boas Práticas Comunicacionais e Produção Cultural. Com o tema "Produção de conteúdos nas redes sociais: impulsionando o engajamento pelo protagonismo juvenil nas obras sociais", o evento teve como objetivo central viabilizar a socialização de experiências e disseminar ideias que potencializem a comunicação integrada e estratégica em toda a Rede. O encontro marca a continuidade de um esforço sistemático do Comitê de Comunicação da RSB para integrar as frentes comunicacionais e pastorais. O projeto, que vem ganhando força a cada ciclo, conta com um histórico de temas fundamentais debatidos. Em 2024, promoveu três encontros sobre: “O papel das rádios salesianas"; “A memória e a história salesiana” e “Expressões da identidade salesiana por meio da arte e da cultura". Em 2025, as presenças salesianas contaram com dois encontros que abordaram os seguintes temas: “Ecologia integral e boas práticas de sustentabilidade” e “Podcasts que evangelizam e conectam". Comunicação Estratégica e Captação de Recursos Dando continuidade ao processo iniciado em 2024, o encontro de 2026 contou com a mediação do Gestor de Comunicação da RSB, Thiago Silva Santos, e teve sua acolhida inicial conduzida pela Coordenadora de Comunicação da Inspetoria Maria Auxiliadora, Ir. Kelly Gaioso. “Encontros como este são fundamentais para fortalecer a missão salesiana em Rede. Eles nos permitem compartilhar experiências, conhecer iniciativas desenvolvidas em diferentes realidades do país e perceber como a comunicação pode ser um instrumento de transformação, evangelização e protagonismo juvenil. Além da troca de conhecimentos, esses momentos reforçam nossa identidade carismática e nos ajudam a construir caminhos cada vez mais alinhados ao jeito salesiano de educar, comunicar e acompanhar os jovens", comenta Thiago Santos, ao destacar o importante papel da comunicação para a missão salesiana no Brasil. Sobre as ressonâncias de eventos como esse nas presenças salesianas da Inspetoria Maria Auxiliadora, Ir. Kelly destaca que eles “fortalecem a comunhão entre as presenças e nos permitem reconhecer a riqueza das experiências que florescem em cada obra. Ao partilhar essas iniciativas, renovamos o sentido de pertença à grande Família Salesiana e constatamos que o carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello continua inspirando respostas criativas, significativas e transformadoras, tendo sempre os jovens como protagonistas e destinatários da nossa missão educativa e evangelizadora”. Além das mídias sociais, o evento trouxe um importante alerta sobre a sustentabilidade das instituições. A Gestora do “Projeto Capta Ação”, Sandra Sahd, fez uma fala de sensibilização sobre a importância da comunicação no processo de captação de recursos, demonstrando como uma narrativa bem estruturada e transparente é capaz de engajar doadores e parceiros institucionais na causa salesiana. “A comunicação é o que transforma uma causa em conexão. Ninguém apoia aquilo que não conhece, não compreende ou não sente. No processo de captação de recursos das obras sociais salesianas, comunicar não é apenas divulgar atividades ou pedir apoio financeiro; é tornar visível a transformação que acontece na vida das crianças, adolescentes e famílias atendidas. É mostrar que por trás de cada projeto existem histórias, sonhos e oportunidades sendo construídas. Foi exatamente isso que Dom Bosco e Madre Mazzarello fizeram muito antes de existir o conceito de captação de recursos, eles mobilizavam pessoas porque sabiam comunicar uma causa, inspirar confiança e convidar outros a fazer parte de uma missão maior. Quando comunicamos bem, não arrecadamos apenas recursos; construímos relacionamentos, engajamos pessoas e multiplicamos o impacto da missão salesiana", comenta Sandra. Rede em Ação: A Força das Práticas Locais O ponto alto do evento foi a rodada de partilhas, na qual educadores, gestores e os próprios jovens de diferentes estados do Brasil puderam apresentar o impacto das iniciativas comunicacionais locais. De acordo com Thiago Santos, o momento demonstrou na prática qual é o "jeito salesiano de comunicar”. “Apesar das diferentes realidades e contextos das obras salesianas, todas as boas práticas apresentadas carregam uma mesma essência: o jeito salesiano de comunicar. Cada experiência demonstrou que a comunicação ganha ainda mais força quando está integrada ao projeto educativo-pastoral, valoriza o protagonismo juvenil e se coloca a serviço da formação integral das pessoas. Isso mostra que comunicar, para nós, vai muito além de divulgar ações; é uma forma concreta de educar, evangelizar e gerar impacto positivo na vida dos jovens”, conclui Thiago. Confira as obras sociais salesianas que protagonizaram o momento de partilha das atividades durante o encontro: Associação de Recuperação do Menor Novo Lar (Viamão/RS)  Representada por sua Diretora Executiva, Cristina Hugentobler, e a Auxiliar de Comunicação, Daniela Paim, a obra social salesiana trouxe a perspectiva da gestão e execução de uma comunicação integrada ao trabalho social a partir da contribuição direta dos próprios jovens atendidos. Obra de Defesa da Infância Pobre - ODIP (Gravatá/PE) Evidenciando o protagonismo juvenil, a partilha da ODIP foi feita pela Jovem Aprendiz, Geovana dos Santos Alves, e a Comunicadora, Juliana Daiane da Silva Melo, as quais trouxeram alguns dos resultados e contribuições do “Projeto Ponto Cultural - PNAB” para a realidade dos atendidos e atendidas pela obra social pernambucana. As duas destacaram o desenvolvimento de habilidades comunicacionais proporcionado por iniciativas como o "Projeto PodJovem” e o grupo “Jovens 360º”, por exemplo. Casa Dom Bosco (Campo Grande/MS) A experiência da comunicação como ferramenta de transformação foi apresentada pela Coordenadora de Projetos, Caroline Rodrigues Virgilio, e pelo Educador de Educomunicação Maycon Vianna Silveira, a partir de vídeos que exemplificaram o trabalho da obra social salesiana com as juventudes do Mato Grosso do Sul. Centro de Estudos do Menor e Integração na Comunidade - CEMIC (Lins/SP) A mesa de partilhas foi encerrada com a participação da jovem educanda Laura dos Santos Camargo e do educador Louis Filiphe Silva de Carvalho. A apresentação das ações do CEMIC foi dividida em três pilares, compreendendo as atividades realizadas por idade: Pilar 1 - Explorando o desconhecido (06 a 10 anos); Pilar 2 - Superando obstáculos (11 a 14 anos) e Pilar 3 - Expressando Emoções e Voz Ativa (15 a 17 anos). Com iniciativas como esta, o Comitê de Comunicação da RSB reafirma que dar visibilidade às ações das obras sociais, por meio do olhar e da voz daqueles que atuam diretamente nas casas salesianas, é o caminho mais legítimo para evangelizar, educar e fortalecer a presença salesiana na sociedade como um todo, incluindo o universo digital, trazendo luz à transformação diária que acontece na vida de cada criança, adolescente e jovem. Por Janaina Lima, com o apoio da equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil e do Centro Salesiano de Formação.

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil