Escola Salesiana e o Acolhimento à Diversidade
21/03/2024

Escola Salesiana e o Acolhimento à Diversidade

Escola Salesiana e o Acolhimento à Diversidade
Fotos: Arquivos pessoais das famílias participantes

Anualmente, o dia 21 de março celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data foi oficialmente reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 2011, com efeito a partir de 2012, visando promover a compreensão, a aceitação e a inclusão da pessoa portadora da síndrome em todas as esferas da sociedade.

A informação é sempre uma grande aliada no fortalecimento da inclusão social. Assim, é importante salientar que a Síndrome de Down não é uma doença, mas uma condição genética, e a escolha da data para sua celebração (21/03) está diretamente ligada às características peculiares desta condição, uma vez que a síndrome se dá pela triplicação (trissomia) do 21º cromossomo, por isso a celebração no 21º dia do 3º mês do ano.

Sempre atuante na linha de frente para a formação integral das juventudes, as escolas da Rede Salesiana Brasil promovem uma educação que considera cada indivíduo a partir de suas singularidades, levando em conta suas necessidades, aspirações e apoiando a concretização de cada Projeto de Vida, promovendo não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também o crescimento pessoal, social e espiritual de cada estudante para a formação de “bons cristãos e honestos cidadãos”. As escolas salesianas adotam uma abordagem de acolhimento, que valoriza e respeita a diversidade em todas as suas formas. Para isso, oferecem suporte e recursos adequados para garantir que todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou condições, tenham acesso a uma educação de qualidade.

Nesse contexto, conheça algumas famílias que confiaram a educação de seus filhos a uma escola salesiana:

 

ESMERALDINO MONTEIRO E THAIS RENATA, PAIS DO MATHEUS ARRUDA FIGUEIREDO

Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, Manaus (AM)

Em Manaus (AM), o Fisioterapeuta Esmeraldino Monteiro de Figueiredo Neto e a Arquiteta Thais Renata Arruda Figueiredo escolheram o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora para acolher o Matheus Arruda Figueiredo, hoje com 10 anos, cursando o 3º ano do Ensino Fundamental. “Escolhemos a Rede Salesiana por reforçar o lado religioso, pela atenção da equipe pedagógica frente às limitações e por oferecer uma boa parte lúdica, que para ele é fundamental para o pleno desenvolvimento”, comenta Thais. “Por ele ser portador da Síndrome de Down, a escola tem uma visão mais inclusiva, lúdica e também tem a parte religiosa”, completa Esmeraldino.

Sobre o que mais gosta em uma escola salesiana, os pais de Matheus são unanimes em apontar a boa relação com os amigos e os professores. “Ele gosta de encontrar os amigos, pois se sente acolhido com carinho, se sente feliz com as atividades que envolvem ensaios para as apresentações, gosta dos encontros no pátio na hora do lanche, se sente motivado nos momentos em que a professora oferece espaço a ele, permitindo assim que ele contribua com as atividades diárias em sala (entrega das agendas, carimbo de visto nos cadernos da turma, etc.), pois ele gosta de ajudar e assim ele se sente parte daquele ambiente e espera ansioso o dia da semana pela aula de educação física na quadra”, conta Thais.

   

 

CAUÊ ZARATIN TEIXEIRA

Centro Universitário Católico Auxilium (UniSALESIANO), Araçatuba (SP) 

Após quatro anos, incluindo o período de pandemia, o jovem Cauê Zaratin Teixeira, de 24 anos, conquistou o diploma de Educação Física no Centro Universitário Católico Auxilium (UniSALESIANO), em Araçatuba (SP). “Estou animado para o que vem a seguir”, contou o jovem, que sonha em ter sua própria academia e ser personal trainer. “Quero inspirar outras pessoas a seguirem seus sonhos.”

Em relação ao UniSALESIANO, a Neuropsicopedagoga Luciana Zaratin Teixeira, mãe de Cauê, destacou a importância da Instituição no processo de inclusão do filho: “Eu também já fui acadêmica do UniSALESIANO e sei do comprometimento dessa Instituição. Precisamos mostrar que a inclusão é possível quando se tem respeito, disponibilidade, amor, acolhimento e, acima de tudo, ética. Além de uma equipe disposta a se especializar cada vez mais, a se adaptar e se doar pelo próximo”. Luciana também conta que, desde pequeno, o filho sempre gostou de esportes e atividades físicas. “Isso fez parte da estimulação dele, que sempre teve o apoio do pai, meu marido Adilson Alves Teixeira. Quando tinha 15 anos, começou a fazer academia, tudo dentro da escola onde estudava. Por isso, acabou escolhendo o curso de Educação Física, porque queria fazer uma faculdade, igual a irmã”, disse.

Confira a matéria completa sobre a conquista do diploma do Cauê clicando aqui.

    

 

 

MARIA APARECIDA DE CARVALHO SILVA, MÃE DA MELISSA CARVALHO SILVA

Colégio Salesiano Sagrado Coração de Jesus, Recife (PE)

Em Recife (PE), Maria Aparecida de Carvalho Silva confiou a formação integral da sua filha Melissa Carvalho Silva ao Colégio Salesiano Sagrado Coração de Jesus. Segundo a mãe, a decisão foi tomada por ter identificado na instituição “princípios morais e éticos em defesa da família”, além de ser “uma escola onde se fala e prega o amor de Deus”.

Melissa cursa hoje o 2º ano do Ensino Médio e, sobre o que ela mais gosta na instituição salesiana, sua mãe conta que é “o acolhimento por todos os envolvidos na coordenação”.

   

 

JÚLIA PATRÍCIA, MÃE DO PEDRO HENRIQUE TIBURCIO DOS SANTOS SOUZA

Colégio Auxiliadora Recife, Recife (PE)

A Professora e Psicopedagoga Júlia Patrícia Tiburcio dos Santos confiou a educação do seu filho Pedro Henrique Tiburcio dos Santos Souza ao Colégio Auxiliadora Recife, em Pernambuco. “Confiamos a educação do nosso filho à uma escola da Rede Salesiana por alguns motivos importantes para nossa família. Para nós, é fundamental que a educação do nosso filho esteja alinhada com nossos valores e crenças, e a filosofia das escolas salesianas se encaixa perfeitamente nesse aspecto. Valorizamos a abordagem integral da educação que a escola salesiana oferece, priorizando não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também moral e espiritual. Acreditamos que os conceitos religiosos presentes no currículo contribuirão para a formação de um indivíduo mais consciente, empático e solidário”.

Hoje, com 14 anos, Pedro Henrique cursa o 7º ano do Ensino Fundamental e sua mãe destaca que o que ele mais gosta na sua escola é “a amizade e o cuidado que os amigos têm com ele”.

  

 

RUTLENE LUCAS GUIMARÃES, MÃE DO ANDRÉ LUCAS GUIMARÃES DO NASCIMENTO LEMOS

Colégio Dom Bosco – Unidade Centro, Manaus (AM)

André Lucas Guimarães do Nascimento Lemos, de 10 anos, cursa o 3º ano do Ensino Fundamental no Colégio Dom Bosco - Unidade Centro, em Manaus (AM). Sua mãe, a Servidora Pública Rutlene Lucas Guimarães, conta que confiou a educação do André ao Colégio de Manaus “por acreditar no programa de educação integral e inclusiva da Rede Salesiana”. Rutlene também compartilha que seu filho tem grande carinho pela escola: “André é assíduo pois adora ir para a escola e conviver com os colegas e professores, mas além disso, gosta muito dos dias que tem natação e educação física. Outro momento que sempre participa e que fica muito feliz é da festa junina, porque ele adora música e dança”.

   

 

Neste Dia Internacional da Síndrome de Down, as escolas salesianas do Brasil reafirmam seu compromisso com a inclusão e a diversidade, promovendo uma educação que valoriza e respeita as diferenças.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações da World Down Syndrome DaySenado Federal

Mais Recentes

Sob chuva, Família Salesiana se reúne em Aparecida para 26ª Romaria e reafirma compromisso com a missão de Dom Bosco e Madre Mazzarello

Colaboradores da Rede Salesiana Brasil participam da peregrinação e vivem jornada de fé, integração e comunhão no Santuário Nacional de Aparecida A chuva forte que caiu durante parte da caminhada até o Santuário Nacional de Aparecida não interrompeu a peregrinação. Sob a água, milhares de pessoas seguiram juntas, levando consigo a fé, a devoção e o sentimento de pertença à Família Salesiana. Neste sábado, 15 de agosto, a cidade de Aparecida (SP) recebeu a 26ª Romaria da Família Salesiana, em um dos principais momentos de comunhão da presença salesiana no Brasil. Com o tema “Caminhando com Maria, façamos tudo o que Ele nos disser”, a romaria reúne Salesianos de Dom Bosco, Filhas de Maria Auxiliadora, Salesianos Cooperadores, Ex-Alunos e Ex-Alunas, jovens, educadores, colaboradores, famílias e integrantes dos diferentes grupos da Família Salesiana. Entre os participantes estão colaboradores do escritório da Rede Salesiana Brasil (RSB), que vivenciam a romaria como parte de uma Jornada Formativa. A experiência busca aproximar a equipe da realidade concreta da missão salesiana e fortalecer vínculos, espiritualidade, integração e sentido de pertença à Rede. Uma jornada que une formação, espiritualidade e missão A participação dos colaboradores da RSB na romaria integra uma proposta formativa construída para ir além dos momentos institucionais e oferecer uma experiência de contato direto com o carisma salesiano. Ao longo da jornada, os profissionais são convidados a vivenciar a espiritualidade, conhecer experiências concretas desenvolvidas nas obras e escolas salesianas, fortalecer relações fraternas e refletir sobre como o trabalho realizado no escritório contribui para a missão educativa e evangelizadora da Rede. A proposta parte de uma compreensão de que a missão salesiana se fortalece quando aqueles que atuam em diferentes áreas da Rede conseguem reconhecer, na prática, o impacto do trabalho desenvolvido junto às crianças, aos adolescentes, aos jovens e às famílias. Nesse contexto, a peregrinação a Aparecida assume também um significado institucional. Para os colaboradores que atuam no escritório da RSB, estar junto das diferentes expressões da Família Salesiana permite aproximar planejamento, gestão e estratégias da realidade vivida nas comunidades e presenças salesianas. Caminhar com Maria A concentração teve início às 9h, na Capela São Geraldo, no Porto Itaguaçu. Às 10h, os peregrinos iniciaram a caminhada em direção ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. No percurso, a chuva forte que atingiu a região marcou a caminhada. Mesmo com a mudança das condições climáticas, os milhares de peregrinos permaneceram no trajeto, transformando a chuva em mais um elemento de uma experiência coletiva de fé. A cena reforçou o próprio sentido da peregrinação: caminhar juntos, superar desafios e chegar à Casa da Mãe Aparecida movidos por uma esperança compartilhada. Ao meio-dia, os participantes se reúnem para a Missa Solene no Santuário Nacional, celebrando a fé e renovando o compromisso com a missão salesiana. Uma tradição que chega à 26ª edição A Romaria da Família Salesiana de São Paulo tornou-se, ao longo de 26 anos, uma importante expressão de devoção mariana e de unidade entre os diferentes grupos que compõem a Família Salesiana. A peregrinação também mantém viva a memória de São João Bosco e de Santa Maria Domingas Mazzarello, fundadores e referências de uma missão que continua presente em diferentes contextos sociais e culturais. A celebração deste ano ganhou ainda um significado especial pela continuidade da peregrinação da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, tradição que percorreu os Centros Locais da Associação dos Salesianos Cooperadores da Província Nossa Senhora Auxiliadora. Iniciada após a Romaria de 2025, a peregrinação passou por diferentes comunidades salesianas ao longo do último ano. Depois de visitar 20 Centros Locais, a imagem chega à etapa final de seu percurso e, neste sábado, será entregue aos Ex-Alunos e Ex-Alunas de Dom Bosco, dando continuidade à tradição de devoção mariana e evangelização entre os grupos da Família Salesiana. Uma experiência que fortalece a Rede Para a Rede Salesiana Brasil, a presença de seus colaboradores na Romaria representa também uma oportunidade de fortalecer a compreensão sobre o papel de cada área na construção de uma atuação integrada em todo o país. A experiência formativa busca conectar espiritualidade, conhecimento, relações humanas e prática profissional, favorecendo uma compreensão mais ampla da missão que sustenta o trabalho cotidiano do escritório. Ao caminhar ao lado de educadores, religiosos, jovens, famílias e representantes das diferentes presenças salesianas, os colaboradores são convidados a reconhecer que cada planejamento, projeto, comunicação, processo de gestão ou ação desenvolvida em rede tem como horizonte uma missão maior: contribuir para uma educação que transforma vidas e para uma evangelização capaz de gerar esperança. Em Aparecida, sob o olhar de Nossa Senhora, essa missão ganha uma dimensão ainda mais concreta. A peregrinação não é apenas um deslocamento até o Santuário. É um caminho de encontro, escuta, comunhão e renovação do compromisso com o carisma de Dom Bosco e de Madre Mazzarello. E, mesmo quando a chuva apertou, ninguém parou de caminhar. Porque, para a Família Salesiana, caminhar juntos também é uma forma de renovar a esperança e reafirmar que a missão continua.

Rede Salesiana Brasil celebra nascimento de Dom Bosco com lançamento da música “16 de Agosto”

Canção de Jean Lopes chega às plataformas digitais nesta segunda-feira (16), data que marca o aniversário de nascimento do fundador da obra salesiana O dia 16 de agosto ganha um significado especial para toda a Família Salesiana. Nesta data, celebra-se o nascimento de São João Bosco, fundador dos Salesianos de Dom Bosco e inspiração de uma missão dedicada à educação, à evangelização e à promoção integral de crianças, adolescentes e jovens em diferentes partes do mundo. Para celebrar a data, a Rede Salesiana Brasil (RSB) lança, nesta segunda-feira (16), a música “16 de Agosto”, composição de Jean Lopes que revisita, em versos e melodia, momentos marcantes da trajetória de Dom Bosco e sua dedicação à juventude. O lançamento da canção acontece simultaneamente à publicação desta matéria, como parte de uma iniciativa da RSB que busca utilizar a música como instrumento de comunicação, educação e evangelização, aproximando a história e a espiritualidade salesiana das novas gerações. Uma celebração em forma de música Com uma proposta alegre e celebrativa, “16 de Agosto” convida a Família Salesiana a recordar e festejar a vida de Dom Bosco. “Vamos cantar, comemorar16 de agosto, dia de Dom BoscoVamos festejar” Ao longo da composição, a história do fundador é apresentada a partir de diferentes momentos de sua vida. A letra recorda sua infância, o sonho que teve aos nove anos, sua confiança em Maria Auxiliadora e a missão que assumiu de dedicar a própria vida aos jovens. A música também recupera uma característica marcante da experiência educativa de Dom Bosco: a presença da alegria, dos jogos, das brincadeiras e das canções como parte da convivência com os jovens. Em uma das passagens, a composição apresenta o jovem João Bosco como alguém que, desde cedo, aprendeu a utilizar seus talentos para aproximar os meninos da fé: “Com jogos, brincadeiras e canções foi catequisar” A escolha da música como forma de celebrar Dom Bosco dialoga, portanto, com a própria tradição salesiana. O canto e as expressões culturais estiveram presentes na experiência dos oratórios e integram uma proposta educativa que busca criar ambientes de convivência, alegria, proximidade e formação. Uma história que continua inspirando Nascido em 16 de agosto de 1815, em Castelnuovo d’Asti, na Itália, João Bosco dedicou sua vida à educação e ao acompanhamento dos jovens, especialmente daqueles que viviam em situações de vulnerabilidade. Sua experiência educativa deu origem a uma proposta que uniu educação, evangelização, convivência e formação para a vida. A partir do Oratório de Valdocco, em Turim, a missão iniciada por Dom Bosco se expandiu e deu origem à Família Salesiana, hoje presente em diferentes países e contextos culturais. Um dos episódios mais conhecidos de sua infância é o sonho que teve aos nove anos, posteriormente reconhecido como um marco de sua vocação. A experiência acompanhou sua trajetória e se relacionou diretamente com a missão que assumiria junto à juventude. A nova música recupera esse episódio e outros elementos da vida de Dom Bosco para transformá-los em uma narrativa acessível, especialmente às crianças, adolescentes e jovens que hoje vivem a experiência educativa e evangelizadora salesiana. Música como instrumento de educação e evangelização O lançamento de “16 de Agosto” também integra uma ação prevista no Plano Anual de Trabalho da Rede Salesiana Brasil, que contempla a produção e divulgação de conteúdos de relevância eclesial e social, inclusive por meio da música. A proposta da RSB é ampliar, organizar e disponibilizar um repertório musical próprio que possa ser utilizado em diferentes contextos da missão salesiana, como escolas, obras sociais, comunidades, encontros, celebrações e atividades pastorais. Nesse sentido, a música assume uma função que vai além do entretenimento. Ela se torna um recurso capaz de preservar a memória, transmitir valores, favorecer a experiência de fé e aproximar diferentes gerações da identidade salesiana. A iniciativa também contempla a presença do repertório da Rede nas plataformas digitais, ampliando as possibilidades de acesso às produções musicais por educadores, agentes de pastoral, jovens, famílias e demais integrantes da Família Salesiana. Uma nova canção para uma história que permanece viva Ao lançar “16 de Agosto” justamente na data em que a Família Salesiana celebra o nascimento de seu fundador, a Rede Salesiana Brasil transforma a comemoração em uma experiência compartilhada por meio da música. A canção convida a recordar Dom Bosco não apenas como uma figura histórica, mas como alguém cuja missão continua inspirando o trabalho realizado diariamente nas escolas, obras sociais, paróquias e demais presenças salesianas. No encerramento da composição, a mensagem assume o tom de uma homenagem afetiva: “Parabéns, parabéns!Nós te amamos querido Dom BoscoTe queremos bem, muito bem!” É com esse espírito que a Rede Salesiana Brasil celebra o 16 de agosto: recordando a história, valorizando o legado e, sobretudo, mantendo viva uma missão que continua encontrando na juventude sua razão de ser. Clique e Ouça “16 de Agosto” Letra e música: Jean LopesLançamento: 16 de agostoPrimeira plataforma: YouTubeDisponibilização posterior: demais plataformas de streaming de música Hoje é dia de cantar, celebrar e agradecer pela vida de Dom Bosco.

211 Anos do Nascimento de Dom Bosco: O Sonho que Cruzou Fronteiras e Continua Vivo nas Juventudes do Brasil e do Mundo

Celebrado em 16 de agosto, o nascimento do Pai e Mestre da Juventude inspira gerações há mais de dois séculos. Do pequeno povoado italiano de Becchi até a contínua expansão no Brasil e no mundo, seu carisma permanece como um farol de acolhida e esperança para as juventudes. No dia 16 de agosto de 1815, nascia em Becchi, pequeno povoado de Castelnuovo d’Asti, na Itália, João Melchior Bosco. O menino de família humilde, criado pela mãe, a Venerável Margarida Occhiena, mal poderia imaginar que sua vida se tornaria uma das obras educativas e espirituais mais impactantes da história da humanidade. Neste domingo, ao celebrar os 211 anos do nascimento de São João Bosco, a Família Salesiana em todo o mundo renova o compromisso com o legado daquele que se tornou o "Pai e Mestre da Juventude". O Sonho dos 9 Anos: A Origem da Vocação A missão de Dom Bosco tem uma certidão de nascimento espiritual bastante clara: o profético "Sonho dos 9 Anos". Nele, o pequeno João viu-se em um pátio com meninos que brigavam entre si. Ao tentar contê-los com violência, foi interrompido por um homem de majestoso aspecto, o próprio Jesus, que lhe disse: “Não com pancadas, mas com a mansidão e com a caridade deverás ganhar estes teus amigos”. Ao seu lado, uma Senhora de manto resplandecente, Nossa Senhora Auxiliadora, indicou-lhe o campo de trabalho, onde animais ferozes se transformavam em cordeiros mansos. Aquele sonho tornou-se o roteiro de sua vida. Ordenado sacerdote em 1841, Dom Bosco dedicou cada fibra do seu ser ao acolhimento dos jovens marginalizados pelas transformações da Revolução Industrial em Turim, criando o Oratório Festivo e desenvolvendo o revolucionário Sistema Preventivo, pautado em três pilares indissociáveis: Razão, Religião e Amorevolezza. A Expansão Global: SDB e FMA Para dar continuidade e escala à sua obra, Dom Bosco fundou, em 1859, a Sociedade de São Francisco de Sales, os Salesianos de Dom Bosco (SDB). Pouco tempo depois, percebendo a necessidade de estender essa mesma dedicação às meninas e jovens mulheres, uniu-se à jovem Santa Maria Domingas Mazzarello para fundar, em 5 de agosto de 1872, em Mornese, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), conhecidas por todo o mundo como as Irmãs Salesianas. Impulsionado por uma visão missionária sem fronteiras, o carisma rapidamente cruzou os oceanos, espalhando-se pela Europa, Américas, Ásia, África e Oceania. Dom Bosco enviou a primeira expedição de salesianos para a América do Sul (Argentina) já em 1875.  O Carisma em Solo Brasileiro No Brasil, a semente salesiana germinou com vigor extraordinário. Os primeiros Salesianos de Dom Bosco chegaram ao país em 1883, instalando-se em Niterói (RJ). Poucos anos depois, em 1892, desembarcavam as primeiras Filhas de Maria Auxiliadora em Guaratinguetá (SP). Hoje, esse legado histórico se traduz na potente articulação das 10 Inspetorias do país (seis dos Salesianos de Dom Bosco e quatro das Filhas de Maria Auxiliadora) com a Rede Salesiana Brasil (RSB). Presente em escolas, obras sociais, centros de formação profissional, universidades, paróquias e meios de comunicação, as presenças salesianas do país garantem que milhares de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade tenham garantia de direitos e acesso a uma formação integral para que, ainda hoje, também tenham a oportunidade de se tornarem "bons cristãos e honestos cidadãos", como sonhava Dom Bosco para os jovens de sua época. Ser a Face de Dom Bosco Hoje Mais do que uma memória histórica, o aniversário de 211 anos de Dom Bosco é um convite para o presente. O carisma salesiano não pertence apenas aos sacerdotes e religiosas, mas a todos os leigos, leigas, educadores, colaboradores, doadores e voluntários que abraçam a missão de proteger, educar e promover a juventude. Cada pessoa que se dedica a ouvir um jovem com empatia, que estende a mão a quem precisa de oportunidade, que combate as injustiças sociais ou que acredita no potencial transformador da educação, está, na prática, refletindo em si a face de Dom Bosco hoje. Ao apoiarmos e incentivarmos as novas gerações, apresentamos ao mundo contemporâneo o mesmo olhar de acolhida e esperança do Pai e Mestre da Juventude. Viva Dom Bosco!  Por Janaina Lima, com o apoio da equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil  
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil