14/12/2023

Dia Nacional do Combate à Pobreza

Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o grande número de pessoas que vivem em extrema pobreza, expostas à miséria, fome e diversas formas de violência, o Dia Nacional de Combate à Pobreza é celebrado anualmente no dia de hoje (14). Neste contexto, comprometida com a valorização e formação integral de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, a missão da Rede Salesiana Brasil (RSB) continua seguindo os ensinamentos de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Atualmente, a RSB possui 103 obras sociais que atendem mais de 61 mil pessoas e conta com mais de 2 mil educadores(as) espalhados pelo país.

A Ação Social da RSB oferece um desenvolvimento integral e melhores oportunidades de cidadania e de dignidade para crianças, adolescentes e jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade social, de exclusão e de violência. Construindo uma ação em rede capaz de realizar o Projeto Educativo Pastoral Salesiano, as 103 obras se articulam a partir da Identidade Carismática, ou seja, do modo salesiano de atuar a educação pelo Sistema Preventivo de Dom Bosco e o empenho na garantia dos Direitos Fundamentais que devem chegar a todas as crianças, adolescentes e jovens do país.

 

MANIFESTO ÀS JUVENTUDES

Realizado nos dias 28 a 30 de agosto, o Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil teve como tema “Onde estão as juventudes? – Vinde e vede – No sacramento da presença, o segredo salesiano de educar e evangelizar”. O evento foi finalizado com a leitura e aprovação do Manifesto às Juventudes, um documento elaborado conjuntamente pelos participantes, que enviaram suas reflexões, iluminações e propostas ao longo do evento.

Dirigido diretamente às juventudes, o Manifesto inicia reforçando a missão da Família Salesiana de ir até as periferias existenciais: “Sabemos que as periferias não são apenas geográficas, mas também emocionais, sociais e espirituais. Estamos comprometidos em estar ao seu lado, fortalecendo o sacramento da presença, oferecendo nosso diferencial salesiano de amor e acolhimento, compartilhando suas alegrias e desafios, para que juntos possamos construir uma sociedade mais justa e fraterna”.

Diante das reflexões realizadas neste primeiro Encontro Nacional da RSB e das colaborações para o documento, elaborado a várias mãos, são apresentados 12 compromissos, assumidos como Rede Salesiana Brasil. No Manifesto às Juventudes, a RSB se compromete, entre outros pontos, a uma escuta atenta das juventudes, a incentivar o protagonismo juvenil, a construir pontes e a fortalecer a atuação em defesa de vida e da superação das violências impostas aos jovens. A RSB firma ainda os compromissos de seguir aberta “a todos os tipos de juventudes, compreendendo os contextos de mudança” e de apoiar as presenças salesianas “em seu processo de serem instituições que acolhem o grito de humanização que nasce das juventudes”.

Confira o Manifesto às Juventudes na íntegra clicando aqui.

 

DIA DE DOAR UPV

Para dar continuidade à sua missão, levando ajuda a mais de 61 mil atendidos(as) e, consequentemente às suas respectivas famílias, a Rede Salesiana Brasil, por meio do seu setor de Captação de Recursos, a União pela Vida (UPV), realiza anualmente a campanha “Dia de Doar UPV”. A ideia deste ano, em consonância com a campanha mundial, trouxe também um enfoque especial na perspectiva da sustentabilidade e cuidado com a Casa Comum. Aqui, a proposta da RSB vai além das doações tradicionais, convocando cada membro da Família Salesiana: Obras Sociais, Escolas, Instituições de Ensino Superior, Rádios, Articulação Juventude Salesiana, Ex Alunos (as) e todos aqueles que compartilham dos ideais de Dom Bosco e Madre Mazzarello a se unirem nessa revolução da generosidade sustentável.

Este ano, todos os esforços trouxeram grandes resultados para a Ação Social da RSB. Superando as arrecadações do ano passado, em 2023, no período de 1 mês, foram arrecadados mais de R$ 3.146.421,46 em doações, além de: 

124.352 kg de alimentos;

6.286 horas de voluntariado;

133.641 famílias atendidas.

Graças a essas doações, muitos dos atendidos e atendidas terão suas vidas transformadas. Os educadores sociais também observam que, em contextos de maior vulnerabilidade social, o repertório informacional e cultural dos assistidos e assistidas é mais limitado. Diante dessa realidade, a RSB tem se empenhado na elaboração de projetos e, inclusive, na criação de material de apoio destinado às obras sociais salesianas que integram o Programa Jovem Aprendiz nas oficinas de aprendizagem. Esse esforço visa não apenas diminuir as desigualdades enfrentadas por essas comunidades, mas também enriquecer as oportunidades de desenvolvimento para os(as) atendidos(as), promovendo uma abordagem integral que transcende as barreiras da vulnerabilidade social. 

 

EDUCOMUNICAÇÃO EM AÇÃO SOCIAL

No primeiro semestre de 2021, a RSB iniciou o processo de implementação do Projeto Educomunicação em Ação Social, um trabalho conjunto entre as áreas programáticas da Comunicação e da Ação Social Salesiana em resposta aos anseios das crianças e adolescentes diante dos desafios da atualidade. Em sua primeira etapa, o projeto contemplou 17 obras sociais, tendo 32 educadores e oficineiros participando do processo formativo iniciado em fevereiro de 2021. Já nos dois primeiros anos de desenvolvimento do Projeto, cerca de 1000 crianças e adolescentes foram atendidos por meio de oficinas criativas relacionadas às temáticas centrais: Aprendizagem Criativa, Gameficação e Cultura Maker. Na Assembleia Geral Ordinária da RSB, em novembro de 2022, foi aprovado o início da segunda edição do projeto, bem como a sua expansão para mais 12 obras sociais.

A proposta desta inciativa é fazer com que a Educomunicação se efetive nas obras sociais salesianas do Brasil pelo viés do protagonismo e da emancipação para a cidadania, investindo especialmente no desenvolvimento da leitura e escrita para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Esse letramento é realizado por meio de atividades práticas que motivam para uma maior compreensão do que acontece no mundo e incentivam a criatividade. Para tanto, a iniciativa propõe a capacitação de um grupo de oficineiros, pela abordagem educomunicativa, para que possam colaborar com técnicas e conhecimentos atualizados, oferecendo suporte teórico e prático aos oficineiros em temas de gamificação e aprendizagem criativa.

   

 

PRÓREDE

Com a missão de promover a sustentabilidade carismática e o desenvolvimento institucional das obras e presenças que integram a Ação Social da Rede Salesiana Brasil (RSB), o PróRede traz uma abordagem que busca instrumentalizar as presenças de ação social para promover autonomia e eficiência financeira, consistência na gestão e impulsionamento na capacidade de entrega dos serviços tipicamente salesianos, caracterizado em um pacote de ações promovidas sistematicamente pela Diretoria Executiva da RSB.

Para garantir o sucesso do processo, o projeto conta com estratégias de se manter sempre em sincronia com a Inspetoria e as obras por meio do Coordenador Inspetorial da Ação Social que possui papel fundamental no alinhamento das agendas, da comunicação, no encaminhamento das demandas e na definição das estratégias construídas ao longo da jornada. O PróRede se diferencia como projeto porque integra seus processos em uma construção conjunta com a obra, onde todas as produções são realizadas com toda a equipe das obras e alinhadas com o Conselho Inspetorial, isso garante foco no carisma, efetividade, envolvimento e consistência nas propostas de ressignificação.

   

 

COLEÇÃO MUNDO APRENDIZ

A Rede Salesiana Brasil, juntamente com sua Editora, a Edebê Brasil, elaborou a Coleção Mundo Aprendiz, um material todo pensado para apoiar as obras sociais salesianas do país que trabalham com o Programa Jovem Aprendiz e oficinas de aprendizagem. O lançamento dessa edição busca dar uma resposta atualizada e inovadora às ações de formação e qualificação profissional das obras. Para tanto, foi criado um Fórum Salesiano de Aprendizagem (com a participação de um representante por Inspetoria) e também a constituição de um Grupo de Trabalho (com a participação de gestores e educadores que trabalham com o Programa de Aprendizagem) para acompanharem os trabalhos editorias realizados pela Edebê.

Os módulos da Coleção Mundo Aprendiz são independentes e, mesmo sem a necessidade de aquisição do material físico, uma vez que o mesmo material está disponibilizado na Plataforma da Edebê, a Rede Salesiana Brasil enviou três kits impressos, com livro do educador e livro do educando de cada módulo, para cada Obra Social em apoio às equipes pedagógicas, além da promoção de momentos de formação específicos para a utilização da plataforma e o dos conteúdos nos meses de fevereiro e março.

Clique aqui e conheça mais sobre a Coleção Mundo Aprendiz.

 

CAPTAÇÃO DE RECURSOS ATRAVÉS DA LEI DE INCENTIVO À CULTURA DO GOVERNO FEDERAL

A exemplo de seus santos fundadores e comprometida a dedicar seus melhores esforços em prol da juventude, a RSB vem empreendendo um grandioso trabalho de captação de recursos no país que, desde 2019 até o momento, mesmo com dois anos de pandemia, já arrecadou mais de 1 milhão de reais em projetos para as juventudes através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. “Contando com o público direto e indireto, ou seja, nas oficinas anuais ofertadas pelos projetos e nos eventos e espetáculos finais, nos projetos já finalizados, [foram atendidos] aproximadamente 3.000 beneficiados”, comenta a Assessora em Escrita de Projetos Culturais Incentivados e prestadora de serviço para Captação de Recursos da RSB, Sandra Sahd.

As ações de Captação de Recursos começaram no segundo semestre de 2019 com um processo de visitação a algumas obras sociais salesianas pelo Brasil. A partir de então, foi feito um levantamento (diagnóstico) para assim dar início à escrita dos projetos e inscrição dos mesmos no site do Governo Federal, mas já no ano seguinte, com os osbstáculos impostos pela pandemia da COVID-19, muitas ações precisaram ser pausadas. “Alguns projetos: Joinville, Ponte Nova, Pinda e Campo Grande, eram para ser executados em 2021, mas, por conta da pandemia, estão sendo executados em 2022/23”, comenta Sandra.

Os projetos da Ação Social Salesiana em rede no Brasil que contam com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal promovem iniciativas que beneficiam não somente os atendidos das obras sociais, mas também impactam positivamente as comunidades locais por onde passam, levando contribuições culturais e intelectuais para a população.

Em 2023, os projetos em curso nas obras sociais salesianas foram:

Projeto Teatro das Virtudes: Fundação Menino Jesus - Ponte Nova (MG) e Missão Salesiana do Mato Grosso - Campo Grande (MS);

Projeto Camerata Jovem: Associação dos Cooperadores Salesianos - Pindamonhangaba (SP)

Projeto Dança e Arte: Instituto Joinvillense de Educação e Assistência - Joinville (SC) 

Projeto Musicante Meninos de Ponte Nova: Fundação Menino Jesus - Ponte Nova (MG)

Projeto ODIP Culturarte: Obra de Defesa da Infância Pobre (ODIP) - Gravatá (PE) 

Projeto INSP CUltur´arte: Obras Sociais Nossa Senhora da Penha - Linhares (ES)

O período de cada ação varia de acordo com cada proposta, durando, em média, de 6 meses a 1 ano.

      

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB)

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber