24/08/2023

Primeiro dia do XXI ENARSE e XIV ENEL

Na tarde da última quarta-feira (23), a Rede Salesiana Brasil (RSB) deu início ao primeiro dia do XXI Encontro Nacional das Escolas da Rede Salesiana Brasil (ENARSE) e XIV Encontro Nacional dos Ecônomos Locais (ENEL). Com o tema “Identidade e inovação no currículo: a centralidade da pessoa e a excelência da escola salesiana”, o evento aconteceu em formato totalmente on-line, pela plataforma ZOOM, tendo como objetivo principal promover a formação continuada nas dimensões gerencial, pedagógico-pastoral e administrativo-financeira para o fortalecimento da Missão Educativa Salesiana em Rede no Brasil.

A organização do Encontro ficou por conta da Coordenadora Nacional das Escolas da Rede Salesiana Brasil, Ir. Lucia Jacinta Finassi, juntamente com o Comitê Nacional das Escolas Salesianas e a Gestora de Projetos Formativos da RSB, Ana Paula Costa e Silva. Para o primeiro dia do evento, toda a mediação foi realizada pela Coordenadora das Escolas da Inspetoria Maria Auxiliadora, Valéria Rodrigues.

  

A frente da Oração Inicial estava o Coordenador das Escolas da Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório, Pe. Hermenegildo da Silva, que, em vídeo, realizou um momento especial de oração e partilha, levando os participantes a um contato íntimo com Deus. 

Concedendo a abertura oficial do evento, a Presidente da RSB e Inspetora Referente das Escolas, Ir. Teresinha Ambrosim, lembrou a importância da missão salesiana na educação no Brasil. “Nós já sabemos que o objetivo principal do ENARSE e ENEL é promover a formação continuada, pois, todos os anos, nos debruçamos sobre a formação de que queremos também fortalecer a formação educativa Salesiana no Brasil. Esse é o nosso foco, pois é muito importante que neste Encontro vamos aprofundar a nossa missão educativa e também fortalecer a implementação do currículo das Escolas da Rede Salesiana Brasil que têm como esses a centralidade da pessoa e tem como meta a excelência da escola Salesiana”, comentou a religiosa.

Em total comunhão com o pensamento da Ir. Teresinha, o Diretor Executivo da RSB, Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti, compartilhou um pouco sobre a importância da formação. “Nós nos formamos para alimentar a nossa alma, o nosso projeto, de tal forma que, como a Ir. Teresinha mencionou, a missão seja bem mais qualificada. Este ano, nosso grande mutirão, a Rede, se torna um grande mutirão em benefício dos jovens. E trago também a perspectiva já antecipada que o nosso Reitor-Mor colocou para o próximo ano, celebrando os 200 anos do sonho [profético de Dom Bosco] dos 9 anos. É um apelo tão simbólico, mas ao mesmo tempo tão verdadeiro [...] mesmo depois de 200 anos, eles [os sonhos] continuam muito eficazes e eficientes”, comentou o Pe. Nivaldo Pessinatti.

“É um grande momento de formação e animação. Diante dos desafios e das incertezas que a nossa atualidade nos traz, nós temos uma grande certeza: temos a força carismática da nossa proposta educativa pastoral. Ser uma escola em excelência acadêmica [...], mas com grande foco da pessoa. Nós sabemos a grande frase de Dom Bosco ‘A educação é obra do coração’, e essa é uma convicção que nos move a viver a nossa missão educativa como educadora e educador, com o coração”, disse a Diretora Executiva da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva.

  

Em seguida, Ir. Lucia Jacinta compartilha a felicidade que teve em relação ao grande número de inscritos no XXI ENARSE e XIV ENEL. “Essa tarde, vamos nos debruçar um pouco sobre o cuidado e a humanização. Retomar aí, juntos, como Escola Salesiana América, que no próximo ano estaremos celebrando 30 anos, esse modelo de significatividade das nossas escolas salesianas. E, também, uma partilha de experiências da implantação do nosso currículo por uma das nossas Inspetorias. É uma grande alegria contar com a presença de mais de mais 550 participantes. Agradecemos a essa adesão e por toda a parceria”, comenta Ir. Lucia Jacinta.

Na primeira palestra do evento, o Consultor e Formador nas Dimensões Espiritual e Humana, Gustavo Balbinot, abordou o tema "O cuidado e a humanização no cotidiano da escola em pastoral". Gustavo trouxe um pouco sobre a importância do cuidado e da abordagem humanizada no ambiente escolar, promovendo uma reflexão sobre práticas que visam aprimorar a experiência educacional.

Já sob o título "De Cumbayá I ao ESA V: Juntos como Escola Salesiana na América", a segunda palestra do dia foi ministrada pela Referente do Âmbito para a Pastoral Juvenil e Referente da Escola Salesiana América (ESA)/Ensino Superior, Ir. Ivone Goulart, que proporcionou, diretamente de Roma, uma análise profunda da jornada da Escola Salesiana na América, destacando o momento histórico. A religiosa lembrou da Presença Salesiana nos 23 países, sendo o trabalho como Família Salesiana há quase 30 anos, destacando o espírito colaborativo que une essa comunidade educacional.

Após o intervalo, a Referente da Comissão Central ESA – Chile, Ir. Patrícia Parraguez, compartilhou um pouco sobre a temática “Modelo de Significatividade das Escolas Salesianas”. A religiosa salesiana compartilhou o documento que faz parte da comissão central e que está dirigido aos líderes escolares das escolas na América.

  

Já como reflexão final do primeiro dia do XXI ENARSE e XIV ENEL, trazendo o tema “Rotinas e intencionalidades: a leveza e a práxis dos caminhos curriculares”, a Gestora Pedagógica, Ana Cristina Sofiati, e o Coordenador das Escolas da Inspetoria Salesiana São Pio X, Pe. Leandro Brum, partilharam um pouco sobre a implementação do currículo nas escolas salesianas da Inspetoria.

 

O Encontro chegou ao seu término com algumas palavras da Coordenadora Nacional das Escolas da RSB, Ir. Lucia Jacinta Finassi, que expressou seus agradecimentos a todos os que estavam presentes no primeiro dia do evento.

O XXI ENARSE e XIV ENEL se encaminha para o seu último dia amanhã (25), a partir das 14h30, horário de Brasília. Confira todos os detalhes do segundo dia clicando aqui.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber