25/08/2023

XXI ENARSE e XIV ENEL Agitam Equipes das Escolas Salesianas

Na tarde da última quinta-feira (24), das 14h20 às 18h, aconteceu o último dia do XXI Encontro Nacional das Escolas da Rede Salesiana Brasil (ENARSE) e XIV Encontro Nacional dos Ecônomos Locais (ENEL), que neste ano trouxe como tema “Identidade e inovação no currículo: a centralidade da pessoa e a excelência da escola salesiana”. O evento aconteceu em formato totalmente on-line, pela plataforma Zoom, e o segundo dia contou com a mediação do Coordenador das Escolas da Inspetoria São João Bosco, Paulo Rogedo.

A Oração Inicial foi conduzida pela Coordenadora das Escolas da Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia, Ir. Leonéia Ferreira Furtado. Durante esse momento, com o apoio da colaboradora Verônica, os participantes foram convidados a meditar e se conectar com a palavra de Deus.

  

A primeira palestra do dia foi realizada pela Consultora e Formadora em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Liane Malabarba, que abordou o tema “A Liderança na Cultura Organizacional”. Em sua fala, Liane trouxe uma valiosa reflexão sobre as relações humanas e a liderança, abordando os inúmeros modelos e paradigmas que estão sendo quebrados, no trabalho e na educação, especialmente desde a pandemia do coronavírus, que intensificou de forma abrupta modelos de trabalho e estudo on-line, modelos híbridos, redução de carga horária de trabalho e a hiperconectividade por exemplo, gerando um grande impacto nas estruturas das relações e dos processos educacionais e de liderança.

Dando continuidade na programação do XXI ENARSE e XIV ENEL, a Coordenadora Nacional das Escolas da RSB, Ir. Lucia Jacinta Finassi, abordou o tema: “Projeto Identità: entusiasmo e compromisso com a educação da fé e na fé”. O Projeto é um itinerário de evangelização que tem o jeito das crianças, do encantamento, do lúdico e da afetividade. “A intencionalidade grande desse projeto, bem sinteticamente, eu as coloquei em três destaques. Primeiro porque é uma proposta educativo-pastoral que foi pensada para os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano); segundo porque é uma trilha, um caminho carismático, que apresenta a identidade salesiana, mas como o meio de apresentar o Evangelho, Jesus Cristo, como ‘o caminho, a verdade e a vida’ e, por fim, é também um itinerário de educação da fé e na fé, articulado com as práticas pedagógicas e vivências por meio do anúncio, serviço e da celebração”, comentou a religiosa.

Ainda em sua apresentação, Ir. Lucia Jacinta mostrou aos participantes a identidade visual do projeto e os significados de cada elemento na imagem principal do Identità, além de falar sobre a Revista de Registro (um processo de vivencia/experiência). Nesse projeto, as crianças têm a oportunidade de assistir vídeos com narrativas contadas por meio de fantoches. A Coordenadora Nacional das Escolas da RSB finalizou sua apresentação com um vídeo sobre a circulação do Identità nas escolas que aderiram ao projeto. O audiovisual, de forma lúdica, mostrou as crianças colocando as atividades do projeto em prática.

Após um breve intervalo, os participantes tiveram a oportunidade de participar da segunda palestra ministrada pelo CEO de Pesquisa e Inovação do B-LAB Learning Space, Adriano Canabarro, que falou sobre a “Cultura da inovação: um compromisso de todos pela sustentabilidade e pelo futuro das escolas”. O palestrante conversou um pouco sobre a ideia de inovação e sustentabilidade, bem como a sua relevância.

  

A conclusão do XXI ENARSE e XIV ENEL foi realizada pelo Diretor Executivo da RSB, Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti, que expressou seu agradecimento a todos os presentes por sua participação durante os dois dias do evento. “Muito obrigado a todos. Estou aqui, também, representando a Ir. Teresinha Ambrosim, que é Presidente da RSB e Inspetora Referente das Escolas. Agradeço ao Pe. Ricardo, que é vice-presidente da nossa Rede, como também à Ir. Silvia que é Diretora Executiva da RSB. Um agradecimento aos participantes que, além de serem numerosos, são bem atentos e à equipe do escritório que garantiu uma boa infraestrutura. Mas, de modo especial, aos membros do Comitê composto pelos Coordenadores Inspetorias das nossas escolas e coordenados pela Ir. Jacinta. Parabéns pelo conteúdo! Pela forma! Foi bom demais”, agradeceu Pe. Pessinatti.

Toda a organização dos dois dias do XXI ENARSE e XIV ENEL ficou por conta da Coordenadora Nacional das Escolas da Rede Salesiana Brasil, Ir. Lucia Jacinta Finassi, juntamente com o Comitê Nacional das Escolas Salesianas e a Gestora de Projetos Formativos da RSB, Ana Paula Costa e Silva. O evento também contou com o suporte dos colaboradores do escritório central da Rede Salesiana Brasil, em Brasília (DF), nas pessoas do Assistente de TI, Diogo Alves de França; das Assistentes de Atendimento, Sarah de Oliveira e Ana Maria Dantas Marçal, da Analista de Comunicação, Janaína Lima, e do Designer Gráfico, Pedro Freitas.

Confira todos os detalhes do primerio dia do XXI ENARSE e XIV ENEL clicando aqui.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber