Fortalecimento da família
Compromisso de zelar pela família enquanto primeira comunidade educativa de virtudes, ponto
de partida e referência primordial da ação educativa salesiana ao longo do processo de
formação integral, individual e comunitária. Compromisso em compreender e acolher as atuais
realidades familiares, em sintonia com as orientações da Igreja, para promover e apoiar o
desenvolvimento integral das crianças, dos adolescentes e dos jovens, acompanhando meninos e
meninas ao longo do curso da vida com uma visão de família, em comunhão com os valores
cristãos e o carisma salesiano.
Gestão social e atuação em rede
Compromisso com um novo paradigma de gestão na área social: colaborativo e centrado na
pessoa humana; praticado para superar diferentes formas de pobreza e exclusão; orientado
para o desenvolvimento integral do indivíduo; articulando as políticas públicas. Deve ser
baseado em metodologias abordagens específicas ou ressignificadas para a área social. Deve
direcionar e manter o foco do trabalho da organização na superação das causas que geram os
problemas sociais e os efeitos que deles emanam e não na administração destes problemas para
conservar o funcionamento da organização. Deve demonstrar a ação social salesiana em rede
como um projeto inspirador, que contribui de forma inovadora e efetiva para o
desenvolvimento integral da juventude.
Promoção dos direitos humanos
Compromisso de mobilizar e viabilizar os melhores e mais consistentes esforços para
assegurar o respeito e a efetivação ao Estatuto da Criança e do Adolescente, ao Estatuto da
Juventude, às leis que deles emanam e aos demais marcos normativos nacionais e
internacionais que os complementam. Compromisso de agir proativamente no território para
promover, proteger e defender os direitos humanos das crianças, dos adolescentes e dos
jovens. Compromisso de afirmar que somente por meio deles será possível construir e manter
uma sociedade com comportamento de bem-viver, que reconheça a condição peculiar e promova a
igualdade de oportunidades para o desenvolvimento integral das novas gerações, concebida e
sustentada por virtudes cristãs e pelo seu protagonismo enquanto sujeitos de direito.
Ação socioeducativa de resultado
Compromisso de educar as crianças, os adolescentes e os jovens na sociedade, em sociedade e
para a sociedade, com ênfase no autocuidado, na educação de pares e na preventividade.
Compromisso de intensificar a missão educativo-pastoral salesiana, em parceria com o Estado
e a sociedade para gerar comportamentos sustentados em virtudes cristãs. Compromisso de
alcançar, acolher e promover a dignidade dos adolescentes e jovens que se encontram expostos
aos riscos ou que são autores de atos infracionais, inspirando-se na inteligência e na
audácia que Dom Bosco revelou quando, no seu tempo, dedicou-se a estes sujeitos de direito.
Compromisso de apoiar adolescentes e jovens em processos de socioeducação e escolhas de vida
saudáveis, prevenindo a exclusão e o seu deslocamento para as margens do Sistema de Garantia
de Direitos, das políticas públicas e da sociedade.
Construção de competências
Compromisso de promover o desenvolvimento integral das novas gerações, apoiar seu
envolvimento proativo no cotidiano pessoal (promovendo o autocuidado), no cotidiano de sua
comunidade (promovendo a educação de pares) e na vida de seu país (promovendo sua cidadania
plena). Compromisso de fomentar o protagonismo juvenil, incentivar a visão crítica e a
corresponsabilidade. Compromisso com a construção e o amadurecimento de competências da
juventude para a vida (conhecer, saber fazer e tomar atitudes), assegurando-lhes apoio para
suas escolhas de vida e condições favoráveis para desenvolver harmoniosamente as próprias
aptidões e qualidades físicas, morais, intelectuais e espirituais, que constituem a pessoa
humana em sua integralidade.
Cooperação para o desenvolvimento
Compromisso de mobilizar e tecer redes de solidariedade entre comunidades educativas, a
Família Salesiana e demais forças educativas que, na forma de pessoas ou de organizações
eclesiais, civis ou do Estado, impulsionam projetos concretos de desenvolvimento integral da
pessoa humana a partir do território. Concepção do verdadeiro desenvolvimento como um
processo de passagem, para cada um e para todos, de condições menos humanas para condições
mais humanas, onde o humano é sempre medido com base na perspectiva cristã (cf. Paulo VI,
Populorum Progressio). Desenvolvimento como um processo multidimensional, sustentável e de
fortalecimento contínuo das comunidades, a partir do território, para ampliação progressiva
das possibilidades de escolha e de bem-viver das pessoas.