05/12/2023

O sucesso do Dia de Doar UPV 2023

Para continuar levando ajuda às mais de 80 mil crianças, adolescentes e jovens atendidos diariamente nas mais de 100 obras sociais salesianas de todo o país e conseguir ampliar ainda mais esses atendimentos, a Rede Salesiana Brasil (RSB), por meio do seu setor de Captação de Recursos, a União pela Vida (UPV), aderiu à campanha mundial “Dia de Doar” com o nome: “Dia de Doar UPV”. A ideia deste ano, em consonância com a campanha mundial, foi além e trouxe um enfoque especial na perspectiva socioambiental. Inspirados pela missão da Don Bosco Green America (Aliança Verde Dom Bosco América) e do Movimento Laudato Si', busca-se não apenas promover a doação, mas também ressaltar a importância da responsabilidade com o meio ambiente nas ações cotidianas.

Em 2023, toda culminância das ações de animação e divulgação do trabalho transformador das obras sociais salesianas aconteceu na terça-feira (28), com a celebração de todas as movimentações feitas localmente em prol da Ação Social Salesiana em rede no Brasil.

“A proposta deste ano do Dia de Doar UPV, contribuiu para promover e fortalecer a reflexão sobre nossa responsabilidade com o cuidado da Casa Comum. Geralmente falamos em sustentabilidade financeira, mas hoje não podemos deixar de ter a clareza de que o conceito de sustentabilidade é bem mais amplo. Pude ver ao longo da campanha muitas iniciativas que aproximaram as obras e seus benfeitores de ações concretas como resposta aos apelos do Papa Francisco e isso é um grande ganho para nossa ação social no Brasil”, comenta a Diretora Executiva da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva.

 

SUBSÍDIOS E FORMAÇÕES PARA A SUSTENTABILIDADE 

Com o apoio da Don Bosco Green America (Aliança Verde Dom Bosco América) e do Movimento Laudato Si', a Rede Salesiana Brasil disponibilizou diversos momentos de formação e materiais de embasar e apoiar as ações locais de captação de recursos, além de disponibilizar uma campanha de marketing produzida pela equipe de Comunicação da RSB para impulsionar a divulgação do bem que é feito diariamente dentro das obras sociais salesianas.

“Este ano foi bem desafiador, mas muito rico e cheio de novidades. Aliamos pautas importantes este ano como a doação e sustentabilidade. Certamente conseguimos atingir muitas metas em toda a nossa Rede, principalmente no que diz respeito à cultura de doação, ao voluntariado e à conscientização sobre o cuidado com a Casa Comum”, salienta o Captador de Recursos da RSB, Phelipe Sales. 

Todos os esforços trouxeram grandes resultados para a Ação Social da RSB. Superando as arrecadações de 2022, este ano, no período de 1 mês, foram arrecadados mais de R$ 3.146.421,46 em doações, além de: 

124.352 kg de alimentos;

6.286 horas de voluntariado;

133.641 Famílias atendidas.

 

Confira como foi o Dia de Doar UPV em algumas Obras Sociais Salesianas do Brasil:

 

CASA MAMÃE MARGARIDA, MANAUS (AM)

A Casa Mamãe Margarida, aderindo à Campanha Dia de Doar UPV, vem alavancando as ações internas para divulgação do trabalho transformador oferecido pela obra social salesiana às meninas manauaras. “A partir dos encontros e formações com a equipe da Rede Salesiana Brasil de Ação Social, mobilizamos nossos colaboradores a se desafiarem com a Campanha do Dia de Doar UPV. Com isso, estamos empenhados na divulgação em nossa cidade para sensibilizar as pessoas e empresas sobre a importância de se doar e doar para o outro que mais precisa”, comenta Kelly Cristina.

Confira a matéria completa clicando aqui.

 

ORATÓRIO DIÁRIO MADALENO MORANO, BARBACENA (MG)

Com um espírito de entusiasmo e alegria, toda a equipe envolvida na Campanha do Dia de Doar UPV iniciou, a partir de 17 de setembro deste ano, diversas ações e práticas em prol dos atendidos e atendidas do Oratório. Entre essas ações, destacam-se o plantio de uma horta, a Horta S; a realização da rifa de uma bicicleta doada por uma madrinha e benfeitora do Oratório; um almoço solidário em parceria com as famílias da obra social e acolhidas, além do retiro anual de conscientização sobre a sustentabilidade de forma integral e o cuidado com a Casa Comum.

Confira a matéria completa clicando aqui.

 

INSG CASTELO, MACAÉ (RJ)

Todo mundo tem aquela peça de roupa que não serve mais, certo? E foi pensando nisso que as turmas do 4º ano do Ensino Fundamental do Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG Castelo), em Macaé (RJ), realizaram o Brechó Sustentável, com o intuito de realizar a troca de roupas, acessórios e brinquedos entre os estudantes. A proposta está alinhada ao material didático da Coleção Nautas, da Editora Edebê, com a supervisão das professoras Sara Rocha e Rejany Andrade. “A ideia dessa atividade é fazer com que os alunos reflitam melhor sobre o consumismo, entendendo a relação entre a cultura vivida e os recursos sociais, sobretudo dos modos de vida de cada ser humano”, conta Rejany.

Confira a matéria completa clicando aqui.

 

ORATÓRIO DOM BOSCO, JABOATÃO DOS GUARARAPES (PE)

No último dia 09, o Oratório Dom Bosco, em Joaboatão dos Guararapes (PE), realizou uma ação de conscientização ambiental envolvendo seus atendidos e atendidas em uma série de atividades educativas e práticas para promover a importância da preservação do meio ambiente dentro da comunidade local.

Sob a orientação das educadoras Camila Nayanne, Elaine Cristina e Sueine Campos (Voluntária) as crianças embarcaram em uma jornada de descobertas, explorando temas cruciais como lixo, descarte responsável e o tempo de decomposição de materiais. A iniciativa visava não apenas informar, mas também incentivar a ação prática em prol de um ambiente mais saudável à luz do Dia de Doar UPV 2023.

Confira a matéria completa clicando aqui.

 

INSTITUTO NOSSA SENHORA AUXILIADORA, OURO PRETO (MG)

“Movidos pela Campanha do Dia de Doar UPV, que neste ano vai além de fomentar a solidariedade, inspirados na encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco, visa promover a conscientização da importância do cuidado com o Meio Ambiente e alertar sobre os problemas ambientais que afetam o nosso planeta. Sendo assim, decidimos dar continuidade no cuidado e preservação do parquinho, optando por revitalizá-lo. Este espaço é mais do que um local que proporciona momentos felizes, é um contato direto com a natureza que merece ser preservado”, comenta a ex-educanda, Secretária e Referente de Comunicação da Obra Social Salesiana, Karislaine Tereza Freitas.

Confira a matéria completa clicando aqui.

 

CENTRO JUVENIL MARIA AUXILIADORA, PENEDO (AL)

O Dia de Doar UPV continua mobilizando o Brasil com doações e gestos de solidariedade. No último sábado (25), os estudantes do 8º período do curso de Administração da Faculdade Raimundo Marinho promoveram uma ação solidária que foi além dos livros e salas de aula. Em um esforço conjunto, os universitários dedicaram seu tempo e energia para arrecadar doações de alimentos em prol da Obra Social Salesiana Centro Juvenil Maria Auxiliadora, em Penedo (AL), idealizada pela Ir. Paula.

Confira a matéria completa clicando aqui.

 

28 DE NOVEMBRO: DIA DE DOAR UPV

As presenças Salesianas, alinhadas com a preocupação ambiental e em sintonia com a Campanha do Dia de Doar UPV, demonstraram seu apoio à causa a partir de ações e projetos desenvolvidos localmente pelo Brasil e, como um ato concreto para chamar a atenção da população para o cuidado com a Casa Comum, houve uma comoção nacional para iluminar imagens, monumentos e fachadas com a tonalidade verde. Essa ação visa contribuir para a construção de um mundo mais sustentável, inspirando ainda a força coletiva de cuidado com o meio ambiente.

Conheça os locais iluminados clicando aqui.

 

O QUE É A UPV? 

A União Pela Vida (UPV) é o meio pelo qual a Ação Social da Rede Salesiana Brasil arrecada fundos para apoiar as mais de 100 obras sociais espalhadas pelo país que, atualmente, beneficiam mais de 80 mil crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, assim como suas respectivas famílias, possibilitando a formação de "bons cristãos e honestos cidadãos".

Para contribuir com as obras sociais salesianas do Brasil sem sair de casa, basta acessar o site oficial da União Pela Vida (UPV) ou voluntaria-se na obra social mais perto de você pelo link rsb.org.br/social/onde-estamos

Ainda é possível doar diretamente para a conta da UPV:

AG: 3100 | CC: 130652744 | Banco: Santander | CNPJ: 14848417000113 | Rede Salesiana Brasil

Ou pela Chave PIX: upv@rsb.org.br 

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber